07 abril 2020

Forte ligação entre música e quadrinhos (02)


As aventuras de Zimmermann foi o título de uma edição da revista americana National Lampoon no início da década de setenta que narra as andanças de Bob Dylan pelos episódios que marcaram os anos sessenta como a ida à guerra e o festival de Woodstock. Escrita por Tony Hendra e Sean Kelly e desenhada por Neal Adams.



O grupo norte-americano Kiss já nasceu para ser personagem de gibi. Com seu figurino peculiar e as características pinturas faciais dos integrantes, a banda parece ter sido feita para chegar a outras mídias além da música. A ideia de levá-los às revistinhas nasceu por meio da Marvel Comics na década de 1970 e foi possível se divertir com a interação de Paul Stanley, Gene Simmons e o restante dos roqueiros com outros personagens da editora, como os mutantes X-Men e o vilão Doutor Destino.




De 1989 a 1994, a Rock ´N´Roll Comics lançou dezenas de biografias não autorizadas de rockstars. O inveterado fã de rock e quadrinhos, Todd Loren fundou a editora independente Revolutionary Comics quadrinizando Guns N´Roses, Frank Zappa, Aerosmith, Kiss, Bob Dylan, Pink Floyd, Led Zeppelin, entre outros.



O alemão Mike Allred publicou em 1997 Red Rocket 7, A Saga do Rock, uma megassérie em sete capítulos que coloca a música pop como pano de fundo de uma invasão alienígena. O personagem que dá nome à obra passeia pela história do rock, de Little Richard a Radiohead, passando por Jerry Lee Lewis, Beach Boys, Led Zeppelin, The Who, Stones, Beatles e Ramones.




O artista que virou pelo avesso a estética das HQs de super heróis nos anos 80, Bill Sienkiewiez traduziu em imagens e cores os solos improvisados e as notas distorcidas de Jimi Hendrix. Voodoo Child – The Illustrated Legendo of Jimi Hendrix editado em 1995 tem 130 páginas e traz encartado um CD inédito com seis gravações de 1968 do filho do Vodu. Voodoo Child é a última faixa do disco Electric Ladyland do Jimi Hendrix Experience, lançado em 1968. A canção é famosa por sua guitarra carregada de efeitos wah-wah, com acordes mudos crescendo para riffs e solos explosivos. Casamento perfeito entre o maior guitarrista do rock e o icônico artista gráfico.




Os bonecos de papel invadiram as gravações e tornaram-se ainda mais populares. Nos primórdios do rock and roll Be Bop A Lula, o maior hit de Gene Vicent, referia-se a Little Lulu, criação de Marge, a ninfetinha dos cachinhos, tipo Shirley Temple dos quadrinhos, Luluzinha. O vocalista do Queen, Fred Mercury interpretou Flash Gordon no nono álbum de estúdio da banda que foi feito para a trilha sonora do filme homônimo lançado em 1980. Foi a primeira vez que a banda entrou em estúdio para produzir toda a trilha sonora de um filme para o cinema.



A clássica música de abertura da série Batman foi composta pelo trompetista, arranjador e compositor Neal Hefti e fez sucesso durante a década de 1960. A emblemática música, um surf-rock que transmite com perfeição o espírito da série com um Batman alegre, chegou a estar entre as quarenta mais vendidas. Batman, o Cavaleiro das Trevas teve inúmeras visões para suas aventuras, desde Nelson Riddle que compôs sua trilha original até Danny Elfman e Prince. “Batman” – a série, gravado em 1966, teve a música composta e orquestrada por Nelson Riddle. Seu riff de guitarras, meio surf music, meio rockabilly, influenciou uma série de outras trilhas. A composição serviu de inspiração para diversos artistas e ganhou inúmeras versões, incluindo as feitas por bandas como The Who e The Kinks.

Nenhum comentário: