14 abril 2020

Mistura que dá samba, rock, blues e jazz (02)


1990 (INGLATERRA) – Aproveitando o gancho de 20 anos da morte do guitarrista Jimi Hendrix, é lançada a revista Revolver com a série PURPLE DAY, inspirada na vida e obra de Hendrix. Desenhos de Floyd Hughes e textos de Charles Shaar Murrey. A arte, feita ao estilo tradicional, para lembrar os anos 60 com doses de grafismos psicodélicos.



1990 (BRASIL) – O cantor Ed Motta lança seu segundo elepê pela Wea, UM CONTRATO COM DEUS, título inspirado na obra do quadrinista Will Eisner.



1991 (INGLATERRA) – A cantora inglesa BETTY BOO (Alyson Clarkson) estreia com o Lp Boomania. Ela se inspirou em uma personagem de quadrinhos para adotar o nome artístico. O sucesso nas paradas britânicas é de dance music.



1993 (Brasil) - RDP COMIX. Resultado da união entre a banda Ratos de Porão e Francisco Marcatti, quadrinista conhecido por suas histórias carregadas de humor absurdo e escatológico. O primeiro volume é composto por adaptações para quadrinhos de canções do Ratos, como Vídeo Macumba, que tem participação de Max Cavalera (Sepultura) e Mike Patton (Faith No More), enquanto o segundo conta desventuras da banda. Esse material icônico foi relançado de forma independente por Marcatti em 2016 e 2018 em edições comemorativas.




1994 (EUA) – ALICE COOPER. THE LAST TEMPTATION - Neil Gaiman é um dos melhores escritores de quadrinhos e romancista dos últimos tempos. Ele consegue transitar entre a fantasia, contos e até para histórias voltadas ao público infanto-juvenil. Em A Última Tentação Gaiman conta a historia de um garoto chamado Steven que visita um antigo teatro que anuncia seu Grand Guignol. Ao adentrar o teatro o garoto conhece o Mestre do Espetáculo, que é ninguém mais ninguém menos que Alice Cooper, que irá apresentar ao menino um mundo degradado e aterrorizante. A primeira publicação da HQ se deu em 1994 e vinha acompanhada de um CD do Alice Cooper no qual a história foi baseada, chamado The Last Temptation. Em 2002 a editora Mythos lançou uma edição em capa dura remasterizada e colorida, no Brasil, contendo extras como galeria de capa e roteiro. A capa da HQ é a mesma do CD de Alice Cooper.



1995 (EUA) – VOODOO CHILD, de Bill Sienkiewicz. Graphic novel de 128 páginas, pintada por um nome único e conhecido por todo mundo que é fã de histórias em quadrinhos: Bill Sienkiewicz. Um verdadeiro manifesto artístico e um tributo amoroso desse artista ao maior guitarrista da história do rock: Jimi Hendrix. Escrita por Martin I. Green e lançada pela editora Berkshire Studio conta com um CD exclusivo com gravações inéditas do músico. Negro, Hendrix tinha uma avó indígena, e é por isso que ele usou a palavra voodoo em uma de suas músicas mais famosas, Voodoo Child. Sua avó participava de rituais místicos e como os americanos rotulam todo tipo de feitiçaria, magia, macumba, ou qualquer outro procedimento não-cristão com a palavra “voodoo”, referente a religião haitiana Vodu. Arte detalhada, cores, composição de painéis e onomatopeias musicais (muito importantes para mostrar o desenvolvimento da música de Hendrix) e narrativa gráfica. Tudo bem colocado e segue uma narrativa rica em ilustrações, cores e experimentações.




1997 (EUA) – RED ROCKET 7 – A SAGA DO ROCK. Red Rocket 7 é um clone alienígena que chega à Terra na década de 1950 e graças à sua paixão por música acaba testemunhando de perto a evolução do rock and roll, desde sua origem no blues, passando por Beatles, Led Zeppelin e David Bowie até os anos 90 com a explosão de Nirvana e Oasis. Escrita e desenhada por Mike Allred, Red Rocket 7 - A Saga do Rock é uma carta de amor à toda a cultura do rock com uma forte veia sci-fi.



1998 (EUA) - KISS: PSYCHO CIRCUS – Série de quadrinhos estrelada pelos integrantes da banda de hard rock, Kiss. Na história cada membro da banda assume o papel de um deus do rock, sendo os responsáveis por vigiar a raça humana desde o início dos tempos. Essas criaturas místicas ressurgem em nosso tempo para deter o mal reencarnado na figura do Nightmare Child. Arte de Angel Medina (desenhos) Kevin Conrad (arte final), e roteiro de Brian Holguin.  A iniciativa de produzir a HQ surgiu como parte de uma grande estratégia de marketing no lançamento do álbum Psycho Circus.




1999 (JAPÃO) – BECK. Originalmente escrito em mangá, por Harold Sakuishi, publicado na revista Shonen Magazine. Koyuki, um adolescente de quatorze anos de idade, se une a banda de rock Beck e se torna amigo do enigmático guitarrista Ryusuke. Nos anos subsequentes, a banda e seus membros progridem em passos lentos antes de realmente estourarem, ecoando muitos dos reais desafios que bandas enfrentam enquanto tentam alcançar o sucesso na indústria da música. A série venceu em 2002 o Kodansha Manga Award, além de ter gerado um anime e um live action, um game e uma linha de guitarras.



1999 (EUA) – THE SANDMAN PRESENTS: LOVE STREET. Minisérie inspirada em uma música de mesmo nome, gravada pela banda The Doors, como a segunda faixa álbum Waiting for the Sun (1967), o autor Peter Hogan buscou em sua adolescência a ambientação ideal para imaginar como teria sido conviver nos anos de rebeldia, com uma lenda das HQ’s: John Constantine, um manipulador de forças sobrenaturais entre o céu e o inferno, criado por Alan Moore, Steve Bissette e Totleben John, do selo Vertigo, braço da DC Comics. Usando como fundo a atmosfera da paz e amor, que adornava a mentalidade dos jovens que propunham uma transformação do mundo nos idos anos 60, sob a influência da Era de Aquário, tendo os hippies como mestres de cerimônias e mediadores dos conhecimentos ocultos, Hogan procura não somente usar Constantine como uma peça do seu “alter ego” em uma história sobrenatural, mas posicionar-se criticamente sobre sua geração.


Nenhum comentário: