30 julho 2019

Blues é o lamento dos oprimidos, o grito de independência (02)


O blues cresceu em cidades fecundando o mundo da música. Com o decorrer dos anos, tornou-se o pai orgulhoso do rhythm and blues e do rock and roll. Entretanto, à medida que os filhos alcançavam fama individuais, a popularidade do pai ia declinando. Até que, lá pelo começo dos anos 60, os bluesmen foram descobertos pelos jovens brancos dos EUA e principalmente da Inglaterra. Foi o primeiro blues revival, que trouxe à tona os Bluesbreakers de John Mayall, os Rolling Stones, o Cannid Heat e os Yarbdirds. Desde então esse fenômeno pode ser esperado sempre que a música pop fica por demais carregada de esquemas e armações – e o blues acaba virando um refúgio contra a tirânica insipidez da parada de sucesso.

A história do blues traça uma rota que sai do Delta do Rio Mississipe e vai  ziguezagueando pelos EUA até chegar a Chicago, Illinois. Em sua marcha para o Norte, o blues foi fazendo a cabeça de todo mundo em que encontrava. Elvis Presley, em sua adolescência, ouvia B.B.King em Memphis; Chuck Berry foi cria de Muddy Waters; Jimi Hendrix cresceu ouvindo os dois. Na Inglaterra, não só estes bluesmen, mas também Albert King, John Lee Hooker e Robert Johnson eram objetos de culto para Mick Jagger, Keith Richards, Jeff Beck, Jimmy Page e Eric Clapton. A epidemia se alastrou até a terra dos cangurus, deixando Angus Young doente. E Eddie Van Halen pegou a febre de Clapton. Ninguém escapou: do rockabilly ao metal pesado, de Elvis a Led Zeppellin, a influência do blues é seminal.

Breve história do blues

1619 - Primeiro navio de carga de escravos americanos é vendido para colonialistas na Virgínia. Logo em seguida começam a surgir as canções de lamentação nos campos. Nos séculos seguintes as canções de trabalho, tradição oral, crenças religiosas e práticas, e ritmos se misturaram com as melodias europeias e também com formas de música folk americanas. Então, a semente do blues foi plantada.

1833 - Christian Friedrich Martin constrói seu primeiro violão feito na America.

1843 -  O primeiro show público de menestréis foi apresentado por todos os menestréis brancos de Virgínia com os rostos pintados de preto. Em manifestação para o direito dos negros de terem entretenimento.

1860 – Fazendeiros e religiosos começam a prestar atenção nos cantos e lamentos dos escravos nos campos do sul dos EUA.

1863 - A Proclamação da Emancipação liberta os escravos nos estados confederados. Em 1870 seguinte a Reconstrução, os estados do sudeste impõem a segregação.


1903 - Lider de banda negro W. C. Handy ouve o Blues estilo Delta no Mississipi.

1910 - Indignado por um linchamento W.E.B DuBois co-funda a Associação Nacional para o Progresso da População Negra (National Association for the Advancement of Colered People – NAACP).

1912 - Handy lança “The Memphis Blues”. Baby Seals lança “ Baby Seals Blues” e Hart Wand e Lloyd Garret lança “Dallas Blues”. Essas são as primeiras composições com Blues no título.

1914 – Handy lança o hit “ St. Louis Blues”. Música que transforma o Blues em um estilo musical parte integrante da música popular americana. Mais tarde, ele se torna conhecido como o “Pai do Blues”.

1917 O “Chicago Defender” ( Jornal de Chicago ) chama os negros americanos para fugir do Sul e ir para o Norte em busca de melhores condições de vida. (O jornal, semanalmente publicava vagas de empregos e todo tipo de anúncios e informações, para ajudar as pessoas a migrarem). Os EUA entram na Primeira Guerra.

1918 – Com o início da Primeira Guerra Mundial, consolida-se a migração dos negros da zona rural para cidades importantes do sul do país.

1919 - Ratificação da Décima Oitava Emenda promulga a Proibição de venda de bebidas alcoólicas nos EUA. Bares ilegais de música ao vivo na época da proibição (conhecidos como speak-easies), festas em casas e estabelecimentos que tinham juke-box, atraiam os beberrões. Motins raciais se proliferam no Norte.


1920 - Mamie Smith estabelece “Crazy Blues” como a primeira gravação de blues feita por uma negra pela Okeh Records. A indústria fonográfica substitui as partituras enquanto o blues se populariza. A propagação do rádio disponibiliza a música a toda nação.

1921 – Auge do sucesso das damas do blues: Bessie Smith e Gertrude Ma Rainey.

1922 - A primeira leva de tratores para colheita chegam, ajudando os trabalhadores da roça.

1923 - Ma Reiney grava “ Bo-Weavil Blues” pela Paramount e uma onda de novas cantoras de blues do sul aparece.

1925 - Blind Lemon Jefferson faz a primeira gravação pela Paramount. O processo eletrônico de gravação é introduzido no mercado e as gravadoras pressionadas pela competição com as rádios lança novos estilos como o folk.

1927 - Ocorre a grande enchente do Rio Mississipi.

1928 - O Piano Blues surge nas adegas do Sul e nas festas de Chicago. Clarence “Pine Top” Smith faz sucesso com “ Pine´s Top Boogie Woogie”. Leroy Carr and Scrapper Blackwell são os pioneiros no dueto guitarra – piano. O take “It´s Tight Like That” de Tampa Red e Georgia Tom Dorsey apresenta a dança sexualmente carregada do piano blues conhecida como hokum blues.

1929 - Surge o Black Friday (dia após o Dia de Ação de Graças, o qual há uma grande queima de estoque no país inteiro). Acontece a Grande Depressão. O mercado fonográfico perde força e gravadoras pedem falência nos próximos anos. Bessie Smith aparece no filme “St. Louis Blues”. Blind Lemon Jefferson morre congelado em uma tempestade de neve em Chicago.

1930 - Bukka White estreia na Victor Records.

1932 – A bola da vez é o blues criado na Costa Leste dos EUA (Caroline do Sul, Kentucky e Tenessee). Blind Willie McTell e Sonny Terry dominam a cena.

1933 - A Proibição é revogada. John e Alan Lomax começam a garimpar o Sul em busca de artistas para gravações de folk e blues de campo. Assim, eles imortalizam Lead Belly quando o gravam em uma penitenciária na Louisiana. Graças ao novo acordo do presidente Roosevelt e Administração Pública do Trabalho, os Negros, que em geral eram Republicanos, começaram a mudar de partido. As autoridades do Vale do Tennessee criaram represas para conter as enchentes e erosões, enquanto abastecem parte do Sul com energia.

1934 - Robert Johnson faz suas primeiras gravações para Vocalion. Dois anos depois ele morre no Mississipi, vítima de um whiskey envenenado.

1937 - Bessie Smith morre em um acidente de carro no Mississipi.

1938 - Carnegie Halla apresenta o primeiro festival From Spirituals to Swing, que tem como participantes Big Bill Bronzy, Sonny Terry, e outros grandes do blues.

1939 – Com a Segunda Guerra Mundial, encerra-se a primeira fase do blues urbano. Destaque: Big Bill Broonzy (Chicago) e Memphis Minnie (Memphis).

1945 – A guitarra elétrica começa a aparecer nos discos de blues.

1948 – Gravadora Chess é fundada em Chicago com sucessos de Sonny Boy Williamson, Willie Dixon e Muddy Waters. B.B.King e Elmore James surgem em Los Angeles. John Lee Hooker conquista os EUA com “Boogie Chillen”.

1949 - Lead Belly toca na França e se torna o primeiro blues man a tocar em carreira solo na Europa.


1952 – Sam Phillips funda a gravadora Sun, em Memphis e contrata Howlin´Wolf e Junior Parker.

1953 – Delmark Records em Chicago contrata Big Joe William e recebe gênios como Junior Welles e Mighty Joe Young.

1959 – Geração de Chicago pinta na área: Ottis Rush, Magic Sam e Buddy Guy.

1960 – Com o estouro do rock´n´roll o blues cai de popularidade nos EUA, mas passa por uma febre na Europa.

1961 - A Columbia lança um LP coletânea do Robert Johnson chamado “ King of the Delta Blues Singers”.


1963 – Bandas históricas influenciados pelo blues pipoca pela ilha: Yarbirds, Animals, Rolling Stones e John Mayall and the Bluesbreakers. Uniu rock´n´roll e blues. Jimmi Hendrix começa a inventar um novo blues nos EUA.

1964 - Recentemente redescobertos pelos fans de blues, Son House e Skip James tocam no Newport Folk Festival.


1966 – Psicodelismo do Cream e Jimmi Hendrix (que se muda para Londres) tinge outras cores o blues de Robert Johnson, Willie Dixon e Muddy Watters.

1968 – A maior cantora branca de blues brilha em “Summertime” no disco Live At Winterland: Janis Joplin.

1970 – Blues em grandes grupos de rock: Led Zeppelin, Allmann Brothers Band, Lynyrd Skynyrd, Aerosmith....B.B.King, responsável pela popularização do estilo vira embaixador do blues.

1976 - A cantora e compositora Joni Mitchell vista o blueseiro Furry Lewis em Memphis. Essa experiência inspira a cantora a compor “Furry Sings the Blues”, a faixa está no álbum Hejira.


1980 – Robert Cray, um guitarrista com voz de soulman estremece com o elogiado Who´s Been Talking.

1983 – Stevie Ray Vaughan estreia com Texas Flood

1991 – Blues Traveller (liderado por John Popper) estreia em disco e injeta nova energia na cena.

1994 – Eric Clapton paga seu maior tributo transformando num ídolo com o disco From the Cradle, recheado de clássicos do blues.

1997 – Jonny Lang desponta com o álbum Lie To Me, um sucesso capaz de seduzir as novas gerações.

Bibliografia:

HERZHAFT, Gérard. Blues. Campinas, SP: Papirus, 1989

MUGGIATI, Roberto. Blues – Da lama à fama. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995

SANTELLI R., WARREN H.G., BROWN J. American Roots Music. New York, NY. Harry N. Abrams, Inc.


Nenhum comentário: