19 julho 2019

Maurício de Sousa: 60 anos de quadrinhos


Há 60 anos Maurício de Sousa publicava a sua primeira tira na Folha de São Paulo: 19 de julho de 1959. Não parou mais. Primeiro criou Bidu e Franjinha conquistando um espaço para publicar suas histórias semanalmente nos jornais do grupo Folhas. Um ano mais tarde, fazia tiras diárias de Bidu, Cebolinha (criado em 1960) e Piteco e lançava a Revista do Bidu, pela Editora Continental. Em 1963, Maurício já dirigia uma pequena equipe de desenhistas e iniciava a publicação de novos personagens no Diário da Noite – Chico Bento, Penadinho, Astronauta e Boa Bola. Naquele mesmo ano, saía a Folhinha de São Paulo, com um novo personagem, o dinossauro Horácio, que ele considerava um reflexo de si mesmo.


Finalmente, em 1966, fundou sua própria distribuidora, sustentando-se com as tiras e histórias em quadrinhos. A decisão de associar suas criaturas ao merchandising veio em 1968, como uma decorrência natural do sucesso artístico de seus personagens, quando Mauricio colocou sua Turma da Mônica a serviço da Trol e da Duplex. Daquela época em diante ele passou a firmar contratos com grandes indústrias para a produção de uma enorme variação de itens que incluía alimentos, artigos escolares, vestuário, cama e mesa, enfeites para festas, brinquedos, sombrinhas e aparelhos de som – totalizando mais de 3 mil produtos. Essa iniciativa valeu-se o prêmio Destaque de Marketing, na área de merchandising, concedido pela Associação Brasileira de Marketing em 1977.


EXPOSIÇÃO - Para celebrar os 60 anos, a Mauricio de Sousa Produções começou a exposição inédita Olá, Mauricio!, no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp (Avenida Paulista, 1313), em São Paulo/SP. A mostra permanecerá aberta ao público até o dia 15 de dezembro e os horários de visitação são terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Estão expostas obras que mostram parte das criações das centenas de personagens e trajetoria do desenhista Maurício de Sousa, e destaca a história dos quase 500 personagens da MSP, base da criação de diversos produtos culturais, como os quadrinhos, reconhecidos no processo de alfabetização de milhares de brasileiros, além de apps, jogos, desenhos animados, filmes, animações e mais de 3.500 produtos licenciados.


DESENHOS ANIMADOS - A partir de 1969, Mauricio de Sousa lançava-se na produção de desenhos animados, executando mais de uma centena de comerciais com seus personagens para empresas como a Cica, Caloi, Phebo, Estrela e Haspa, para campanhas internacionais – como a de economia de energia elétrica no Pará – passado por alguns especiais para a televisão, como o Natal da Turma da Mônica.

Consolidadas as tiras em quadrinhos, Maurício partiu para as revistas. Em 970, um contrato com a Editora Abril colocou nas bancas de todo o país as revistas Mônica, Cebolinha e Pelezinho – um time aumentado com as revistas Cascão e Chico Bento – que garantia sua tiragem mensal de cerca de 1 milhão de exemplares.


PELO MUNDO - Em 1974, os personagens de Mauricio de Sousa começaram a empreender uma longa e vitoriosa viagem pelo mundo. Naquele ano, um contrato entre Mauricio de Sousa Produções e a United Feature Syndicate levava suas histórias aos Estados Unidos em através da UPI (United Press International), a mais de 20 países. No Japão, por exemplo, graças a um acordo com a empresa Sanrio, de Tóquio, o dinossauro Horácio foi um dos maiores heróis das histórias em quadrinhos. E houve toda uma linha de artigos escolares desse personagem para o resto do mundo.

Quando trocou a Abril pela Globo, o estúdio Mauricio de Sousa Produções estava crescendo e queria atuar em outros segmentos além dos quadrinhos, como a televisão, o rádio e os discos. Em abril de 1991, os gibis da Turma da Mônica, somados, alcançaram vendagem superior a 2,3 milhões de exemplares mensais e ocuparam as dez primeiras posições no ranking nacional. Quem atestou as informações foi o IVC (Instituto Verificador de Circulação), no boletim sobre o desempenho do setor no terceiro bimestre de 1990. Maurício imprimiu 31 milhões de exemplares de revista em 1990.

Primeiro cartunista a ocupar uma cadeira na Academia de Letras de São Paulo, Maurício de Sousa desenvolve trabalho diretamente ligado à formação infantil. Só em 2014, 520 livros didáticos utilizaram conteúdo da Turma da Mônica. Ele empresa seu nome à Maurício de Sousa Produções, empresa responsável pela sua marca, com mais do que revistas. São cerca de três mil produtos infantis, variando entre brinquedos, utensílios domésticos e roupas.


DIREITOS HUMANOS - No ano de 1998, Mauricio de Sousa recebeu a medalha dos Direitos Humanos, das mãos do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2006, saiu da Editora Globo e levou a sua criação para a Editora Panini, uma multinacional italiana.

Atualmente, entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações do grande cartunista brasileiro chegam a cerca de 50 países, com 1 bilhão de revistas publicadas, além de livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, livros em braile, CDs e livros tridimensionais. Além da Turma da Mônica, que é a principal, Mauricio de Sousa também é responsável pela turma do Chico Bento, a turma do Bidu, da Tina, do Pelezinho e do Piteco, dentre vários outros personagens.

Agora em 2019 o universo criado por Maurício de Sousa expandirá para a televisão, videogames e smartphones. A MSP anunciou uma parceria com a produtora de televisão HBO a criação de uma série animada do personagem Astronauta. Outra parceria entre a MSP no mundo da televisão diz respeito à série de quadrinhos Turma da Mônica Jovem, desenvolvida com os personagens clássicos - Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali - em suas versões adolescentes. Essa criação da Maurício de Sousa terá uma série animada e será transmitida no canal de televisão fechada Cartoon Network. A MSP criará um aplicativo que disponibilizará todo o acervo de gibis da Turma da Mônica.


Títulos novos, que serão distribuídos nas bancas e livrarias, e arcos diferenciados, como as graphic novels, também estarão dentro da aplicação. A Turma da Mônica irá voltar ao mundo dos videogames em 2019. Para os consoles - PS4, Xbox, Nintendo Switch e PC -, haverá o lançamento do jogo “Turma da Mônica e a Guarda dos Coelhos”, que será desenvolvido em 2D, com jogabilidade arcade, semelhante ao que se vivencia nos fliperamas. Será possível jogar com até quatro pessoas ao mesmo tempo.  Em 2011 Maurício esteve na Câmara de Vereadores para a sessão solene de entrega do título de cidadão de Salvador, Na foto o artista está ao lado do desenhista Antonio Cedraz e do estudioso Gutemberg Cruz na foto de Rodrigo Soares.



Nenhum comentário: