22 julho 2019

Quadrinho minimalista de Alexandre S. Lourenço: Boxe


Boxe é a primeira HQ impressa do quadrinista carioca Alexandre S. Lourenço. Lançada em 2017 marca a estreia da La Gougoutte, selo do estúdio homônimo em Curitiba, dividido por Lourenço com os também quadrinhistas Bianca Pinheiro, Yoshi Itice e Greg Stella. A ideia é que as publicações independentes do quarteto saiam sob esse selo.


O foco é o embate entre dois boxeadores pelo título municipal de boxe amador de São José dos Pinhais. De um lado, Raul “Seis Cabeças” Quintino e do outro Fabrizio “Fabuloso” Figueiredo, também conhecido como “O Rei do Boqueirão”. Os lutadores compartilham 368 cenas de troca de cruzados, ganchos, diretos que se repete e o confronto ganha contornos dramáticos a partir de seu terceiro round. No entanto, encerrada a luta, o quadrinho ganha outro tom, ainda mais emocionante que o combate entre os boxeadores.


Nas 22 páginas o leitor desfruta de belas ilustrações. São 35 quadros por página durante quase todo o gibi: desenho miudos e livres de requadro que dão a impressão de vermos mesmo uma batalha em miniatura na nossa frente: Lourenço nos traz o Boxe de Bolso. A série de desenhos apresenta pouco texto, necessário. A luta é de 368 quadros. Esse recurso é muito eficiente pois mantêm a cadência do combate, como um bom pugilista. Na grade fixa da página a sequência de desenhos miúdos e a repetição de alguns dos quadrinhos. É preciso que o leitor acompanhe essa luta para descobrir a força dessa narrativa. Excelente.


Ele utiliza a linguagem de quadrinhos no Brasil como poucos. A obra prende a atenção do leitor do começa ao fim. Em cada movimento ele revela algo e domina muito bem a linguagem quadrinhográfica. Arte minimalista com qualidade! A força criativa desse álbum vem das sutilezas. O gibi marca a estreia do selo La Gougoutte. Compre.Com formato 21 x 29,7 cm e 22 páginas coloridas, a revista custa R$ 22,00 e está à venda no site do autor e também na Amazon Brasil.

Antes Lourenço publicou obras em formatos quadrados Robô Esmaga (JBC, 2015) e Você é um babaca, Bernardo (Mino, 2016), duas Gibi sim, senhor (independente, 2012 e 20113), Boxe é vertical (29,7 x 21 cm). Durma Bem, Monstro (La Gougoutte, 2018. 20,5 x 27,5 cm). O quadrinista já publicou na Café Espacial, Folha de São Paulo, participou da Antologia o Fabuloso Quadrinho Brasileiro e mantém desde 2010 o blog robô esmaga.




Nenhum comentário: