06 janeiro 2015

Cronologia dos personagens de desenho animado (19)



1970 (JAPÃO) – Sawamu, o Demolidor (Kick no Oni). Um jovem lutador de karatê chamado
Tadashi Sawamu tenta provar que a sua arte marcial é a melhor do mundo, mas depara-se com um campeão de boxe tailandês, Muhaj Thaj. Nessa luta, Sawamu é derrotado e resolve então iniciar um árduo treinamento nessa nova arte. Após anos de treinamento, Sawamu vai se especializando, enfrentando e ganhando dos melhores lutadores da Tailândia com o objetivo de se tornar o melhor lutador do mundo. Acompanhado de seu treinador Endo e seu empresário Noguchi, Sawamu vai se tornando uma lenda e com o seu terrível golpe de salto no vácuo com joelhada, ele acaba vencendo seus maiores adversários tais como o campeão Switton, Bokotton (O Homem de Ferro) e o terrível Ponshai Sheriakan (O Lagarto de Fogo).

A estória é baseada na vida real; do lutador Tadashi Sawamura (leia-se Sauamura), um lutador famoso no Japão do final dos anos 60. A leitura do nome foi modificada no Brasil para Savamu. A série foi produzida pela Toei Animation em 1970 e teve 26 episódios.

1970 (EUA) – Josie e as Gatinhas (Josie and the Pussycats). Ela é uma garota ruiva que toca guitarra e lidera uma banda da qual também participam a baterista louquinha (e que ajudou a espalhar o mito da loura burra) Melody e a tamborinista Valerie. Completam o grupo dois roadies, o galã Alan e o atrapalhado Alex. Este último tem uma irmã gêmea chamada Alexandra que faz de tudo para atrapalhar a banda e provar que ela é bem melhor do que Josie. Alexandra tem ainda um gato, Sebastian, que ajudava a dar o tom de humor ao desenho.  As gatinhas viajavam pelo mundo apresentando seus shows. Suas viagens são acompanhadas por muita aventura, combatendo robôs, monstros pré-históricos, vilões como O Sombra, homens das cavernas, etc.

Dan DeCarlo, principal cartunista da Archie Comics foi o criador de Josie e as Gatinhas nos anos 60
nas histórias em quadrinhos. Na década de 70 foi para o desenho animado. Na primeira fase de Josie (1970 a 1972), o grupo vivia aventuras bobinhas enfrentando estranhos vilões nas cidades em que se apresentavam. Era uma espécie de Scooby Doo musicado. No entanto, os roteiristas do desenho logo encontraram uma forma de torná-lo único: em uma apresentação feita no lançamento de um foguete, o grupo acidentalmente entra na nave e acaba indo parar no espaço. Assim surgiu Josie e as Gatinhas no Espaço (Josie and the Pussycats in Outer Space –1972 a 1974). O grupo ganhou um novo integrante em suas aventuras espaciais – o alienígena Glip que virou amigo inseparável de Melody e, junto com o gato Sebastian, muitas vezes acabou roubando a cena, repetindo a rivalidade entre Alexandra e Josie. Em 2001 o desenho é transposto para o cinema. O filme foi escrito e dirigido por Deborah Kaplan e Harry Elfont e tendo no elenco Rachael Leigh Cook como Josie.
   
1971 (EUA) – Brucutu (Alley Oop). Criado em 1933 para as histórias em quadrinhos por Vincent T. Hamlin, Brucutu e seus amigos chegaram à TV na década de 70 dentro do programa A Turma do Archie e, mais tarde reprisado no programa The Fabulous Funnies com apresentações de Foozy, amigo de Brucutu que falava em rimas. 

Brucutu é um homem das cavernas que vive no reinado de Mu com sua namorada Ulla e tem como animal de estimação Dizzy. Ao longo das histórias, chega à Idade da Pedra um cientista e seu auxiliar Oscar com sua máquina do tempo. A partir daí, Brucutu viaja do passado para o futuro e vive várias aventuras. Foram 13 episódios produzidos por Filmation.

1971 (EUA) – O Urso do Cabelo Duro (Help! It’s the Hair Bear Bunch!).  

Desenho dos estudios Hanna Barbera exibido pela CBS que conta as aventuras de um ursinho enrolado Búbi, o ursão quadrado Janjão e o chefe dos ursos, o cabeludo Xampu. 

Eles utilizam uma motocicleta invisível que os transporta para as mais engraçadas aventuras. Para atrapalhar nossos amigos existe o guarda Sr. Pibi e seu fiel ajudante Botch.

1971 (EUA) – Fantasminha Legal (The Funky Phantom).  O Fantasminha Legal vive com medo de assombração e seu gatinho Booo é perseguido por Elmo que sempre se acaba mal, pois o gatinho fantasma desaparece de um lugar e aparece em outro. 

Tem ainda o trio Hugo, Silvio e Alice. 

Dos estúdios Hanna Barbera, exibido pela ABC.

Nenhum comentário: