16 janeiro 2015

Cronologia dos personagens de desenho animado (25)

1983 (EUA) – He Man (Masters of the Universe). Conta a história do príncipe Adam, que recebeu os poderes de Grayskull para combater o mal em Eternia, sua terra natal. Sempre que preciso, Adam usa sua espada para evocar os tais poderes (“Pelos poderes de Grayskull...Eu tenho a força!”) e se transformas em He-Man, um guerreiro cheio de músculos e agilidade. Como arqui-inimigo, ele tem Esqueleto, uma forma sinistra que comanda seus lacaios Homem-Fera, Mandíbula, Maligna, entre outros, para derrotarem He Man e dominar Eternia. No entanto, He Man também cnta com a ajuda de muitos aliados como Teela, uma guerreira ágil e inteligente; Duncan, líder das tropas do palácio real; Gorpo, um pequeno ser flutuante que vive fazendo trapalhadas mas sempre com a melgordas intenções; e a Feiticeira, guardiã do castelo de Grayskull.
Como um tradicional super herói, He Man mantém uma identidade secreta, e sempre que precisa
exclamar sua célebre frase, o príncipe Adam procura um lugar mais afastado para poder se transformar. Como fiel companheiro, o príncipe de Eternia tem o felino Pacato, que também recebe os poderes de Grayskull para se tornar o Gato Guerreiro e acompanhar He Man nas batalhas contra Esqueleto.
O desenho animado Masters of the Universe foi o primeiro da década de 80 a ser criado com base em uma linha de brinquedos. Era uma coleção de bonecos produzida pela Mattel, e a partir dessa coleção foram produzidas histórias em quadrinhos, o desenho e até um longa metragem. A série foi ao ar de 1983 até 1985, exibindo 130 episódios produzidos pela Filmation, e durante esse período deu origem a outro título: She-Ra, a heroína gêmea de He-Man chamada Adora. Também detentora de uma espada com os poderes de Greyskull, Adora seguia a mesma rotina de seu irmão para se transformar em She-Ra. Esta série durou de 1985 a 1986, e por várias vezes foram produzidos capítulos em que os irmãos lutavam juntos contra o mal.
O longa metragem foi dirigido por Gary Goddard e teve o ator Dolph Lundgren como He Man. Em 1989 tentaram trazer He-Man de volta às telinhas, mas a idéia não deu muito certo e no mesmo ano encerraram a produção de He Man: The New Adventures.
1984 (EUA) – Superfriends: The Legendary Super Powers Show. Hanna Barbera produz 16 episódios que durou até 1985.
1985 (EUA) – Ropbotech (Superdimensional Fortress Macross). Série animada de ficção científica de 85 episódios baseada em três séries de anime sem nenhuma relação entre elas. Lançada pela empresa americana Harmony Gold em 1985, Robotech provavelmente foi a primeira série de anime a despertar o interesse por este tipo de animação no Ocidente, além de ser uma das primeiras a difundir-se em nível mundial. Se reconhece como criador de Robotech como sendo Carl Macek.
A história se passa na nave Macross, que transporta no seu interior uma cidade civil. O desenho mistura lutas no espaço entre os caças-robôs Valkyries e o exército alienígena dos Zentreedis, além de cenas do cotidiano dos tripulantes da nave. Foram produzidos 36 episódios.
1985 (EUA) – The Super Powers Team: Galactic Guardians. A Hanna Barbera produziu 10 episódios.
 

1985 (EUA) – Thundercats. Dos estúdios Rankin/Bass, responsável pela riqueza de detalhes e a animação de primeira linha, a série conta a história de sete personagens meio homem/meio gato que fogem de seu planeta natal à beira da destruição, Thundera, para chegar no terceiro mundo, um planeta parecido com a Terra. Nesse grupo de felinos estão Lion, líder dos Thundercats; Panthro, mecânico e mestre em artes marciais; Tygra, o cientista do grupo, possui uma boleadeira com o poder de torná-lo invisível; Cheetara, capaz de desenvolver uma velocidade fora do normal enquanto corre e usa seu bastão acrobático para se defender; Wilykit e Wilykat, as crianças do grupo, dois irmãos que possuem bombas de gás para qualquer eventualidade; e por último, Snarf, protetor de Lin e responsável pelo lado cômico do desenho. 
Eles encontram dificuldades no terceiro mundo, onde habita Mumm-Ra, um ser semelhante a uma
múmia que vive numa pirâmide mística. Volta e meia evoca espíritos do mal para transforma-lo numa entidade mais poderosa capaz de enfrentar os Thundercats. Junto com Mumm-Ra age um grupo de mutantes vindos também de outro planeta, Plun-Darr: Chacal, Simeano, Abutre e Escamoso. 
Os Thundercats tiveram que se adaptar ao seu novo habitat e para isso construíram a Toca dos Gatos, sua fortaleza dos ataques inimigos. Merece destaque o arsenal dos felinos: Thundertank que é capaz de transportar todo o grupo; a Espada Justiceira (“Espada Justiceira, dê-me a visão além do alcance”), que fazia o Olho de Thundera (símbolo do grupo) mostrar a Lion uma imagem de algo que estivesse acontecendo longe de onde estava. A série deixou de ser produzida em 1986.
 
1986 (JAPÃO) – Os Cavaleiros do Zodíaco. Surgiu nas histórias em quadrinhos lançados em 1986 com o título de Saint Seiya (Santos de Bronze). O sucesso foi tanto que os Cavaleiros de Athena viraram desenho animado e um monte de brinquedos. Os cavaleiros são dotados de força sobre humanas graças à explosão cósmica que se produziu dentro de cad a um jovem.O sábio Mitsumasa Kido, grande admirador de lutas e artes marciais tomava conta das crianças que mais tarde se transformariam nos Cavaleiros do Zodíaco. Mitsumasa mandou cada um dos meninos para diferentes lugares do mundo para serem treinados em avançadas técnicas de combate. Cada cavaleiro tem sua respectiva constelação e suja armadura. A série foi criada no Japão pela empresa Toei Animation. Eles produziram 114 episódios exibidos pela TV Manchete (a partir de 1994). A Toei criou os Cavaleiros de encomenda para a Bandai, terceira maior fábrica de brinquedos do mundo.
 

Nenhum comentário: