23 janeiro 2015

Cronologia dos personagens de desenho animado (30)



1995 (EUA) – Coragem, o Cão Covarde (Courage, the cowardly dog). Série de meia-hora criada
por John R. Dilworth. Conta as aventuras de um cachorrinho muito tímido chamado Coragem. Constantemente ele precisa defender seus donos, um casal de velhinhos que mora numa fazenda próxima à cidade de Nowhere. Ali, ele enfrenta tudo que possa ser um risco à vida simples que levam no rancho – incluindo ameaças paranormais. Coragem, o fazendeiro Eustácio Resmungão e sua mulher, Muriel, apareceram pela primeira vez no aclamado A Galinha do Espaço, lançado no World Premiere Toons, doCartoon Network.

O local onde vive o casal parece cenário de terror e é bastante apropriado para situações no mínimo bizarras como ataques de alienígenas, fantasmas, zumbis, psicopatas e outras situações paranormais e assustadoras. Os velhinhos sempre alheios ao que acontece em sua volta, especialmente Muriel bastante inocente. Mas Coragem é o único que percebe o perigo que os cerca. Ele sempre dá um jeito de proteger seus donos.

Mesmo tendo essa iniciativa, ele é bem covarde. Se assusta facilmente, dá altos escândalos e tem ataques histéricos. Por esse motivo Eustácio está sempre aborrecido com Coragem. Muito ranheta, o velho costuma assustar o cachorro com uma máscara tribal. Como se isso fosse necessário, pois os verdadeiros motivos de sustos do lugar onde eles vivem são mesmo de matar.

1995 (EUA) – A Clean Get Away. Desenho de Meinert Hansen lançado pela Cartoon Network.

O andarilho espacial Buzz Cheeply viaja pelo espaço procurando, desesperadamente, uma lavanderia.

Seu fiel robô, Slide, é capturado pelos terríveis Blubnoids, criaturas de testas monumentais, e Buzz luta para resgatar seu robô.

1995 (EUA) – O Cabeção (The Head). Conta a absurda história de Jim, um cidadão que convive com o alien Roy, instalado em sua cabeça e cresceu mais que seu corpo.

Roy veio à Terra para salvar a humanidade de uma invasão, torna-se amigo de Jim e seu defensor.

O desenho segue a linha “maluca” de Beavis & Butthead.

1995 (EUA) – The Maxx. Baseado nos quadrinhos da editora Image, de Sam Keith. Mostra um homem que vive entre dois mundos
diferentes. Em nosso mundo, ele é um mendigo que vive nas ruas da cidade.

Numa outra realidade, conhecida como Outback, ele é um super herói poderoso. Sua melhor amiga, Julie Winters, é a Rainha da Selva em Outback. Nos dois mundos, Maxx e Julie brigam com o vilão Mr. Gone.

1995 (JAPÃO) – Slayers. Obra escrita por Hajime Kanzaki e ilustrado por Rui Arizumi em 1990 serviu de base para a série de TV e quadrinhos que surgiram cinco anos depois. A estrela da narrativa é a jovem Lina Inverse, uma garota que parece inofensiva, mas é uma feiticeira poderosa. Ela vive em busca de fortuna e comida, e como um Robin Hood ao contrário. Tira tesouros de ladrões para ficar com tudo para ela. Seu colega de viagens é o guerreiro Gourry que
manuseia uma espada de energia. Juntos, eles descobrem a trama do então maligno Zelgadis para despertar Shabranigdo, o Senhor das Trevas, e trazer a destruição ao mundo. A partir daí, Lina e Gourry vivem aventuras bastante agitadas e divertidas. Slayers rendeu vários OVAs (desenhos lançados em vídeo) e longas-metragens para o cinema. A série foi exibida até 2001 e no Brasil em 2002 pela Rede Bandeirantes.

1995 (EUA) – Aeon Flux. Seriado de ficção científica, influenciado pelo anime japonês, sobre uma mulher fatal.
Criada pelo coreano-americano Peter Chung, a maior parte da animação foi feita no Japão.

A série se passa no ano 2415, quando a raça humana foi totalmente dizimada por um vírus mortal, exceto em duas cidades vizinhas: Monica e Bregna. Esta é uma cidade-fortaleza aparentemente perfeita: muito organizada, limpa, de construções grandiosas e de incrível beleza. Por outro lado, pessoas somem inexplicavelmente, o que faz um grupo de rebeldes investigar o que está acontecendo ali.

1995 (EUA) – O Gato Felix (The Twisted Talkes of Felix the Cat). Uma nova série produzida para a
CBS. Quem assina a produção é o estúdio Film Roman, do animador Phil Roman. Em 1996 o novo seriado estreou no Brasil pela TV Record.

Felix the Cat (em português conhecido como Gato Félix) é um personagem de desenho animado, criado na época dos filmes mudos. Seu corpo preto, olhos brancos e sua risada característica, combinados com o surrealismo das situações nos desenhos, fazem do personagem um dos mais conhecidos do mundo. Foi o primeiro personagem de desenho animado popular ao ponto de, por si só, atrair o público.

Em 2014 o personagem foi adquirido pela DreamWorks Animation, passando a fazer parte de sua cota de clássicos como Gasparzinho e He-Man, com expectativas de torná-lo uma grande marca nas mídias.

1995 (EUA) – Street Fighters (Street FighterII – Victory). Produção associada da TV Yomiuri, Group Tac, Amuse e da Capcom, a empresa que detém os direitos sobre os personagens. O diretor geral da série é Guissaburo Suguii. Com 26 episódios, a série foi criada depois do desenho para cinema. Mostra a adolescência dos maiores mestres em artes marciais do mundo dos vídeo- games. Nessa viagem ao passado dos personagens, serão revelados os segredos e personalidades de Ryu, Ken, Guile e Chun Li. Outros como Fei Long, Sagat, Dalshim e Veja apareceram ao longo da saga.


Nenhum comentário: