21 janeiro 2015

Cronologia dos personagens de desenho animado (28)




1990 (EUA) – Tiny Toons Adventures. Versão infantil de Pernalonga vivendo aventuras nas pirâmides do Egito até na Floresta Amazônica. Foram 65 episódios produzidos por Steven Spielberg e a Warner.

1991 (EUA) – O Monstro do Pântano (Swamp Thing). A Universal produziu de 1990 a 1993, 72 episódios, e a DIC produziu 5 episódios.

1992 (EUA) – Batman: The Animated Série. Caprichada produção da Warner Bross, considerada
como o melhor desenho de ação. O criador da série, Bruce Stimm, auxiliado por uma equipe de 60 artistas, abusou das sombras para criar uma impecável ambientação dark. Numa Gotham City futurista, as forças do mal se vêem frente a frente com um justiceiro implacável, que não mede esforço para exterminar seus inimigos. Custe o que custar. Os efeitos de computação gráfica utilizados pela equipe de Stimm imprimem as histórias um realismo até então inédito na animação americana. São 65 episódios. Robin, o fiel escudeiro de Batman participa de pelo menos um terço dos desenhos. Na série, Robin tem 18 anos e está na universidade. O mesmo acontece com a Batgirl, ora a menina aparece ao lado de Batman, ora prefere a santa paz do campus universitário. Duas Caras, Pingüim, Charada, Mulher Gato, Coringa, Mr Freeze, Espantalho são alguns dos vilões da série.

1992 (JAPÃO) – Fatal Fury. Jogo que fez tanto sucesso que virou desenho animado lançado
diretamente em vídeo. O mestre de artes marciais Bogard adotou vários órfãos como seus filhos. Um dia ele é atacado e morto covardemente na frente das crianças. O assassino Geese e seus capangas levam um das filhas de seu rival. Dois filhos de Bogard, Terry  e Andy juram sobre o túmulo do pai que fariam tudo para vinga-lo. Dez anos depois, Terry retoma.

Ele partira para treinar e se tornar um grande lutador. Ao voltar se encontra num bar sua irmã adotiva, Sandy, escrava de Gesse. Surge uma briga no bar, Terry enfrenta Joe e eles escapam juntos da polícia. Reconhecendo o velho estilo de luta de Terry, Joe percebe que é o mesmo de seu amigo Andy e descobre que os dois são irmãos. Juntos, Terry, Andy e Joe estão prontos para participarem do campeonato The King of Fighters, que é patrocinado por Geese. Mas o vilão planeja matar os três durante o campeonato.

1992 (EUA) – X-Men. Série animada da Marvel que produziu 76 episódios e durou até 1977. 

Em 2000 a Marvel produziu mais 30 episódios da nova série intitulada X-Men-Evolution.

1992 (FRANÇA) – As Aventuras de Tintin (The Adventures of Tintin). Produção franco-canadense. A série de 39 episódios de 30 minutos conta as aventuras de Tintin, o repórter. 

As aventuras de Tintin são cheias de ação. Ele começou sua carreira em 1929 nos quadrinhos, criado pelo desenhista belga Hergé (pseudônimo de Georges Remi), e mesmo depois de quase sete
décadas ainda é um dos favoritos dos europeus.

O personagem é um jovem repórter que, auxiliado por seu cão terrier branco Milu, desafia traficantes de drogas, procura túmulos antigos e desarma conspirações em todas as partes do mundo. Sem usar a violência, ele enfrenta os vilões, freqüentemente para ajudar seus amigos, o neurótico Capitão Haddck e o abilolado professor Girassol. O desenho animado foi produzido pela companhia canadense Nelvana Limited e os franceses Ellipse Programme e Canal Plus.

1992 (EUA) – Beavis & Butt-Head. Dupla de pervertidos, programa de maior audiência da MTV americana, mostra o desenho tosco de Mike Judge. Os garotos gostam de lavar o cachorro na máquina, cheirar gás de isqueiro, tirar casquinhas do nariz, passar a mão nas meninas e soltar muitos gases. A estrutura do cartoon é sempre a mesma. Eles começam fazendo piadinhas sobre os clipes da MTV (invocam com o cabinho dos mais mauricinhos e adoram chamar Cher de gostosa) e, entre risadinhas e a expressão “legal” que soltam a cada 30 segundos, aparecem em outras situações: no trabalho (no fast-food Burguer World, onde servem moscas fritas no lugar de batatas), na escola (quando estão matando aulas) e em casa (onde se masturbam no banheiro e incendeiam tudo o que vêem pela frente). A dupla de escrotinho mais badalada da América prova que a estupidez é universal. O fenômeno trash é exibido na MTV Brasil.

Dois adolescentes criados por Mike Judge. Eles vivem no sofá diante da TV, assistindo a (e criticando) vídeos de música. Butt-Head, moreno, usa camiseta do AC/DC e Beavis, loiro, do Metallica. Sua visão do mundo é binária: mulheres, música, pessoas ou são legais ou são jecas. São instintivamente misógenos e homofóbicos. Beavis e Butt-Head são obcecados pelas funções do próprio corpo (adoram piadas sobre sua anatomia pubescente). Exibido pela MTV dos Estados Unidos, a primeira série teve 65 episódios do desenho. Os personagens nunca fizeram questão de ser guardiões da moral e bons costumes. Um retrato da Nova Anarquia montada à base do exagero, onde palavrões e piadas grosseiras servem como meio de afirmar suas vontades. No Brasil foi exibido pela MTV. O desenho sofreu inúmeras críticas de telespectadores e organizações não governamentais. Os protestos eram porque os episódios continham histórias que estimulavam a violência e outras condutas politicamente incorretas.



1992 (JAPÃO) – Magma. Magma Taish foi o primeiro seriado colorido feito para a televisão japonesa em 1966. Ele foi criado por Ossamu Tezuako. No Brasil ficou conhecido como Vingadores do Espaço. A nova série, agora animada, estrelada pelo herói dourado, reconta as aventuras do herói dourado Goldar na sua eterna luta contra o malvado Rodak. A série foi lançada diretamente para o mercado de vídeo pela Bandia/Emotion.

1992 (EUA) – Sailor Moon. Criada pelo
desenhista Naoko Takeuti no gibi mensal feminino chamado Nakayoshi, o sucesso logo chegou na TV com altos índices de audiência. Narra a história de uma estudante que salva uma gata preta de uns garotos que a estavam maltratando. À noite, o animalzinho apareceu no quarto da garota e começou a falar. A gata se apresenta como Luna e diz que escolheu a menina para duas grandes missões: encontrar a Princesa da Lua que vive na Terra, e enfrentar os demônios extra-dimensionais Youma, liderados pela cruel rainha Metalia.

De Luna, a garota recebe um bastão mágico que ela se transforma em Sailor Moon, uma guerreira da justiça. O nome “Sailor” (marinheiro, em inglês) é uma referência ao uniforme delas, uma variação dos tradicionais uniformes escolares japoneses. A série animada combina temas como superherói, ficção, aventura, comédia e romance. Em 1993 a série passou a se chamar Sailor Moon-R, em 1994, teve início a fase Sailor Moon-S. Desde 1992, já foram exibidos mais de 130 episódios.

Nenhum comentário: