30 março 2022

Curiosidade dos quadrinhos (10) Os Jetsons anteciparam as tecnologias

 

Os Jetsons, desenho animado produzido pela Hanna-Barbera foi exibido originalmente entre 1962 e 1963. Muitas tecnologias apresentadas se tornaram realidade – ou quase – e que foram previstas pelos Jetsons: Rosie, a empregada, é um robô e robôs eram usados regularmente na série para completar as tarefas diárias, como cozinhar e limpar e ajudar os personagens a se vestir. Atualmente já existem robôs que pode andar, falar e interagir com os humanos. Em um dos episódios, um rico empresário utiliza sua cama de bronzeamento pessoal.  As verdadeiras camas de bronzeamento pessoais foram introduzidas em 1978 – mais de uma década depois da exibição deste episódio. Passear na lua não era grande coisa, e em um dos episódios o pequeno Elroy vai para lá em uma viagem de escoteiros. Atualmente empresas estão trabalhando para começar a oferecer “voos suborbitais”; já a NASA é parceira da SpaceX, de Elon Musk, para missões comerciais. Há também um porto espacial no Novo México que recebe turistas que desejam ir ao espaço. 

 


De acordo com o desenho, no futuro nós não dirigiríamos em estradas, mas no ar – em pequenos carros aéreos com painel de visão em formato de bolha. Atualmente diversos engenheiros vêm tentando chegar lá por várias décadas, e como a Popular Mechanics relatou, estamos mais perto do que nunca. Um dos últimos modelos do gênero que foi produzido é o Terrafugia Transition, que pode chegar até a 62 mph na estrada, com as rodas traseiras impulsionadas horizontalmente por um motor de quatro cilindros Rotax 100-hp. Em vez de simples telefonemas, os personagens eram regularmente vistos usando um “videochat”, seja Jane falando com sua família ou George recebendo uma ligação indesejada do Sr. Spacely. Nesta área, já superamos as expectativas dos Jetsons. Ferramentas de vídeo chat, tais como Skype, WhatsApp, Google Voice, FaceTime e Logitech são regularmente utilizadas para negócios e em casa. E o melhor: sua utilização não se limita a um único monitor, mas pode também ser usado a partir de dispositivos móveis. Para muitos, seria difícil imaginar a vida sem ver colegas e entes queridos falando com você em tempo real.

 


George decidiu que, com a ajuda da ciência, ele criaria outro George para ir ao trabalho enquanto ele próprio ficaria em casa relaxando. Foi na época dos Jetsons que a clonagem humana passou a ser debatida como uma possibilidade real, e várias leis ao redor do mundo baniram a prática. Cães e ovelhas foram clonados e há muito interesse em trazer de volta à vida, a partir de células intactas, animais extintos, como o mamute.

 

Nenhum comentário: