24 março 2022

Curiosidade dos quadrinhos (04) Primeiro personagem de quadrinhos a envelhecer

 

Em 1918, os automóveis estavam tornando-se uma mania nos EUA. Buscando aproveitar essa onda, em 24 de novembro desse ano, Frank King lançou a tira em quadrinhos Gasoline Alley, protagonizada por Walt Wallet, para a página de quadrinhos dominicais do jornal Chicago Tribune. As histórias giravam em torno dos amigos Walt, Doc, Avery e Bill conversando sobre automóveis. Até aí, seria uma tira normal de quadrinhos da época. A grande virada, porém, veio em 14 de fevereiro de 1921, quando, buscando atrair o público feminino para sua tira (uma sugestão do editor Joseph Patterson), Frank King introduziu um bebê na história.

 


Walt é acordado pela campainha em uma manhã e, ao abrir a porta, depara-se com um bebê abandonado na frente de sua casa. Ele, um solteirão, adota o bebê, dando-lhe o nome de Skeezix, e a partir desse momento a tira passa a acompanhar o desenvolvimento do bebê em tempo real, tornando-se mais uma narrativa da vida de uma família tipicamente americana do que comentários sobre automóveis. Skeezix passa a ser o primeiro personagem de quadrinhos a não se manter imutável com o tempo, envelhecendo junto com seus leitores, assim como passa a ocorrer com os demais personagens da tira.

 


Skeezix teve diversas aventuras em sua infância, tornou-se um adolescente, começou a trabalhar, lutou na Segunda Guerra Mundial, casou-se com Nina, teve dois filhos, passou pela crise da meia-idade e se aposentou. Walt também envelheceu, casou-se, teve um filho, adotou outra menina, se aposentou e ficou viúvo. E os leitores acompanharam tudo isso na tira.

 

Nenhum comentário: