17 outubro 2021

Amor de mar, amor Odemar (14)

 

O cineasta espanhol Luis Buñuel (1900-1983) dizia que amor e revolta eram as palavras mais revolucionárias que existiam. O amor erótico tem um poder revolucionário tão forte e desestruturador quanto qualquer revolta. Não é à toa que governos de ditadura, tanto de direita quanto de esquerda, tentam a todo custo higienizar os costumes, tornando as pessoas assépticas e consequentemente mais dóceis, submissas e passivas. O final do filme, Esse Obscuro Objeto do Desejo (de 1977), é premonitório, revelando sua perplexidade diante dos atos terroristas. Um alto-falante anuncia um ato terrorista do grupo extremista Brigada do Menino Jesus, enquanto o casal central (um senhor burguês e sua jovem amante pobre) passa por uma vitrine na qual uma mulher costura um véu ensanguentado. Os dois começam a discutir quando outra bomba explode, tirando a vida do casal. O amor, como um ato devastador de subversão, é punido por uma sociedade que só conhece o ódio. O caos reina, enquanto um vírus dizima a população de Barcelona.

 

Somos um simples grão de areia. Cada pessoa que passa pela vida é única, tem DNA e precisa fazer que sua vida faça sentido. Ninguém passa por nossa vida em vão. A diferença é que algumas pessoas são possibilidades de felicidade, outras de lições.

 


Ele se dava por inteiro,

sabia dos temperos

e do vai e vem do mar.

Aprendia coisas da vida

para ajudar os desprotegidos.

Tido como muito sabido

Era simples, humilde, distinto.

Uma pessoa valiosa

gostava de prosa,

de bebida e de companhia.

Parceiro verdadeiro

levou no seu peito

ternura e gratidão

de um povo que ajudou

sem receber um tostão.

Agora companheiro morto

o silencio, alvoroço

perdi um grande amor,

sei que um dia

ele se tornará flor.

 

Cada um tem sua dificuldade e deve aprender a lidar com ela. Seres humanos não são perfeitos. Todos são capazes de superar seus limites se puderem compreender uns aos outros. Tenho dificuldade em sair sozinho, não consigo ir ao cinema, teatro, show, só, sinto-me perdido, apesar de gostar muito de ficar só para ler, escrever, ver filmes. em casa. Odemar, ao contrário, gosta de sair, só ou acompanhado, resolver problemas caseiros como cano de água quebrado, máquina de lavar roupa com defeito, lâmpada que não acende etc. Respeitamos nossas diferenças e conseguimos achar pontos comuns para viver uma grande amizade. Ser sensível com as diferenças, essa é a nossa lição.

 


"No amor não há inteligência nem estupidez. O amor é como um aroma, como um riacho, como a chuva. Sabe, minha querida, você chove em mim e eu, como a terra, recebo você ...". Essa foi a carta de Frida Kahlo para Josep Bartolí, pintor e escritor espanhol que lutou na guerra civil espanhola.

 

Nenhum comentário: