17 janeiro 2020


Nossas raízes



110 anos sem JOAQUIM NABUCO





No dia 17 de janeiro de 1910 (há 110 anos), morreu o escritor, diplomata, político e advogado brasileiro Joaquim Nabuco. Ele foi um dos mais importantes abolicionistas do país e o mais popular deles. Além disso, foi fundador da cadeira n° 27 na Academia Brasileira de Letras.



Político, diplomata, advogado e historiador brasileiro. Joaquim Nabuco (1849-1910) foi o maior pensador brasileiro de seu tempo. O mais importante e o mais popular dos abolicionistas. Nascido privilegiado, enfrentou a escravidão de a igreja. Sua principal herança foi como figura central da campanha abolicionista. Defendeu não apenas a abolição, mas também os direitos dos indígenas, posicionando-se contra um projeto de exploração do Rio Xingu.



Em 1880, fundou a Sociedade Brasileira Contra as Escravidão, a ponta de lança em seu combate. Ele criticava a hipocrisia dos padres em relação à escravidão. Foi por influência dele e de outros intelectuais que a República abandonou a ideia de religião oficial. Figura multifacetada, Joaquim Nabuco destacou-se na literatura com um estilo individual, elegante, e uma linguagem clara, sendo um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 20 de julho de 1897.



Com tudo isso é um ilustre desconhecido para o brasileiro. Em homenagem ao abolicionista, dia 19 de agosto (data de seu nascimento) é comemorado o Dia Nacional do Historiador. No Brasil há muitas cidades com ruas, avenidas e praças que levam o nome do abolicionista: Joaquim Nabuco. Fundada em 1949, na cidade Recife, a Fundação Joaquim Nabuco, é um centro histórico cultural e educativo, vinculada ao Ministério da Educação que visa a preservação do legado histórico-cultural deixado por Nabuco.

Nenhum comentário: