09 junho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (91)



1989 (FRANÇA)A revista Unesco Sources disse em sua edição de março que as historietas deDisney foram traduzidas em 284 ocasiões. Os personagens de Walt Disney superam Lênin (276 traduções), Agatha Christie (262) e a Bíblia (219). O catálogo de 1.181 páginas produzido pela Unescobaseando-se nos dados de 1983levou em conta 55.618 traduções produzidas em 55 nações.


1989 (INGLATERRA)O filme Batman, de Tim Burton, foi proibido para menores de 12 anos na Inglaterra. Esta é a primeira vez que um filme é censurado na Inglaterra para esta idade. Os censores alegam que o Batman do cinema é mais violento e mórbido do que nos quadrinhos. E a atuação de Jack Nicholson como o Coringa foi considerada muito sádica.

1989 (EUA)Convocado pela Sociedade Americana de Câncer, o Homem Aranha enfrenta umacortina de fumaçana edição especial de um gibi distribuído em escolas dos EUA. No gibi, o bandido fabrica cigarros e a vítima é um estudante que abandona a equipe de atletismo da escola depois que começa a fumar. Mas o Aranha está atento. Convence o garoto a largar o cigarro e voltar a correr.

1989 (BELGICA) - Terra dos Smurfs, do repórter investigativo Tintin e do caubói Lucky Luke, a Bélgica se orgulha de ser o país com a maior concentração de artistas quadrinistas do mundo. Lá, os quadrinhos deixaram de ser apenas uma atividade popular para se tornarem uma arte reconhecida e que faz parte do dia-a-dia das pessoas. Para conhecer melhor a cultura da Nona Arte, vale fazer uma visita ao Centro Belga de Histórias em Quadrinhos (mais conhecido pelo nome em inglês Belgian Comic Strip Center ou pelo nome original em francês Centre Belge de la Bande Dessinée).  Localizado no centro histórico de Bruxelas, perto do Grand Place, o museu foi inaugurado em 1989. Hoje, o CBBD é uma das maiores atrações de Bruxelas e atrai mais de 200 mil visitantes por ano. O acervo permanente é composto por ilustrações originais e memorabilia diversa dos personagens e seus autores, mostrando o desenvolvimento das HQs na Europa e um panorama da produção dos últimos 60 anos. Lá estão obras de diferentes gêneros, linguagens e estilos.
 
1989 (EUA)Bill Watterson, autor da tira Calvin e Harold foi o vencedor do prêmio de 88 da 43 Cerimônia do Reuben Award, em Toronto, Canadá. Além desse prêmio, ele recebeu o de melhor tira de humor, distribuída pela National Cartoonist Society.

1989 (ITÁLIA)É lançada a versão de cinema dos famosos quadrinhos de TEX e O SENHOR DOS ABISMOS, produção da RAI/3, terceira rede estatal de tevê italiana. Direção de Ducio Tessari com Giuliano Gemma vivendo o papel principal.

1989 (BRASIL)No dia 20 de fevereiro chega às bancas o primeiro número da revista MAGALI, a personagem mais comilona de Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. A revista, editada pela Globo, tem periodicidade mensal e entra no mercado com uma tiragem inicial de 200 mil exemplares.

1989 (EUA)Psicólogos dos EUA que estudaram o Homem Morcego concluem que ele deveria consultar um analista. Segundo os especialistas, Batman é um desajustado com a agravante de que se nega a aceitar a verdade sobre sua situação. Vários projetos são destinados a tornar 1989 como o ano do morcego. No ano que o herói completa 50 anos, foram lançados: BATMAN MOVIE SPECIAL, adaptação assinada pelo editor Denny O´Neal; BATMAN: YEAR THREE, minissérie em quatro capítulos onde aos insaciáveis leitores como Dick Grayson se tornou o primeiro Robin. O assunto se tornou obrigatório desde Death in the Family. A arte é de Pat Broderick e as capas de George Perez.

1989 (EUA) - FREDDY KRUEGER, do filme A Hora do Pesadelo, ganha gibi mensal da Marvel em julho.

1989 (ITÁLIA)Milo Manara começa a publicar na revista Corto Maltese (julho) o roteiro de Frederico Fellini: VIAGEM A TULUM.

1989 (BRASIL)O Brasil entra na onda dos videogames em maio, quando a empresa Dynacom apresentou seu modelo Dynavision II, com padrão Nintendo japonês, na Feira de Utilidades Domésticas realizada anualmente em São Paulo. A Dynacom manteve seu monopólio no mercado brasileiro até setembro, quando a empresa de brinquedos Tec Toy licenciou a tecnologia  Sega (outra indústria japonesa) e lançou o Máster Syster. Em novembro entra a Gradiente com o Phantom System que utiliza o padrão Nintendo americano.

1989 (EUA)Rick Veitch colocou Cristo numa história do Monstro do Pântano. Não gostou de vê-la censurada e acabou se desligando da DC.

1989 (EUA)Depois de censurar a série Monstro do Pântano, a Warner faz sua segunda interferência na DC. Veta a publicação de Arkham Asylum, onde Batman seria mostrado como
“homossexual latente. A graphic foi adiada para não coincidir com o lançamento do filme Batman.

1989 (BRASIL)É lançado pela Editora Vidente a revista bimestral TRALHA, udigrude da melhor espécie. O papel é jornal, o slogan équadrinhos de gosto duvidoso, e o tema amordaçado e arrasado é família. Participação de vários autores.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: