11 junho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (93)



1989 (FRANÇA)Os fãs de Asterix, o herói gaulês de Uderzo e Goscini, podem viverintensamente as aventuras do célebre personagem e seus amigos Obelix e Panoramix no novo parque de diversões construído em Plailly, a 35 quilômetros de Paris. Erguido em um terreno de 155 hectares, o parque é uma cidade gaulesa reconstruída com fidelidade e humor. Cercada de jogos, espetáculos e divertimentos de todos os gêneros, o local se transformou em uma das maiores atrações parisienses. Foi inaugurada dia 30 de abril. O parque foi projetado em 1984 pelos arquitetos Michel Kalt e Jean-Michel Ruois e os artistas Alberto Uderzo e Pierre Tchernia, mas as obras começaram três anos depois. Ele reproduz, com muita fidelidade, a famosa aldeia que não se rendia aos romanos na época em que a França era chamada de Gália.


1989 (EUA)Dia de maio é inaugurado o DISNEY-MGM STUDIOS THEME PARK, o mais recentereino mágicode Walt Disney World. A nova área da Disneyword é um dos melhores parques do gênero na Flórida. Sua rua principal é nada menos que o famoso Hollywood Boulevard, um gigantesco cenário de cinema que parece ter saído diretamente dos anos 30 e 40. A arte da animação é explicada detalhadamente pela primeira vez quando os visitantes percorrem os estúdios de animação. O Great Movie Ride leva o público a participar das cenas mais famosas da história da sétima arte. O Disney MGM Studios, um parque temático que aborda o cinema e a televisão, funciona realmente como uma instalação para a produção de filmes e programas de televisão.

1989 (BRASIL)O cineasta baiano Edgar Navarro lança o filme de média metragem SUPER
OUTRO. Tendo como cenário as ruas de Salvador, a fita conta a história de um louco de rua, uma espécie de Dom Quixote baiano que, através de sua imaginação alucinada, busca libertar-se da miséria que o assedia. Apesar dos sucessos malogros no confronto com uma realidade hostil e indiferente a seu ingênuo esforço libertário, nosso herói mantém-se fiel a sua índole rebelde, terminando por subverter a própria lei da gravidade, ao empreender um voo redentor sobre a cidade amada, em sua última e desesperada fantasiapatriótica, absurda, terminal. No papel principal, Bertrand Duarte. A semelhança entre o título do filme e a denominação dada aos antigos filmes rodados em 8 milímetros não é mera coincidência. O anti-super-herói se escuda na loucura como forma de libertação, onde elaa loucuraassume contornos de uma desesperadamente perseguida pela humanidade, um acreditar capaz de fazer, de mudar, de tornar real.

1989 (EUA)Diversos argumentistas e desenhistas americanos se uniram para editar um álbum em benefício das vítimas da síndrome do século: STRIP AIDS USA tem quadrinhos didáticos, humorísticos e políticos. Mistura estilos e gerações de autores numa coletânea histórica: Sérgio Aragonês, Terry Austin, Georff Darrow, Will Eisner, Moebius, Bill Sienkiewich, Garry Trudeau, Brothers Hernandez entre outros. E os ingleses lançam AARGH!, outra antologia sobre a Aids pela Mad Love, editora de Alan Moore. Tem Dave Gibbons, Art Spiegelman, Kevin O ´Neil, Robert Crumb, Brian Bolland, Frank Miller e outros.

1989 (EUA)O roteirista norte-americano Stan Lee e odesenhista francês Jean Giraud (Moebius) lançam juntos a série intitulada PARÁBOLA, estrelado pelo Surfista Prateado. A série apresenta Galactus, o semideus que resume em si todo um universo e se alimenta de mundos, ex-patrão do Surfista Prateado, tradicionalmente nunca teve nenhuma motivação pessoal para destruir a Terra, raramente fala e se movimenta menos ainda. Na versão Lee/Moebius, ele não desce ao planeta com um plano pré-concebido (elevar a humanidade ao estágio da amoralidade e esperar que ela se autodestrua), como trava extensos diálogospoéticos e teatraiscom seu antagonista. E o Surfista Prateado, que espontaneamente se levanta para defender a Terra, luta contra Galactus visivelmente admirado com a magnitude do oponente, ciente de que nada pode contra seu imenso poder.


1989 (BRASIL)A Editora Martins Fontes lança o livro A ARQUITETURA NAS HISTORIAS EM QUADRINHOS. Trata-se de uma seleção de alguns dos melhores desenhistas de quadrinhos na Europa, de Hergé (autor de Tintin) até a Magnun Song, de Claeys, passando por Uderzo (Asterix), Jacobs (do Mortimer) e Martin (do Alix). Todos eles comparecem neste livro por causa dos cenários de suas histórias. A Arquitetura nas HQs foi editada originalmente como catálogo de uma exposição apresentada em 1985 no Instituto Francês de Arquitetura, em Paris.
 
1989 (EUA)A poderosa Warner Comunications está boicotando adistribuição da novela gráfica BROUGHT TO LIGHT, editada pela Eclipse Comics e produzida por Alan Moore. O motivo: o álbum conta a história de um grupo de espiões ligados à CIA, que começa contrabandeando heroína do Vietnã e termina articulando a derrubada de governos na América Central. O detalhe é que os autores afirmam que o roteiro é baseado em fatos reais.


1989 (ITÁLIA)O arquiteto Guido Crepax lança uma versão de Henry James: GIRO DE VITA, versão do clássico A Outra Volta do Parafuso, muito conhecida por sua versão cinematográfica lançada no Brasil como Os Inocentes. Crepax revela que leu muitos anos a famosa obra do escritor norte-americano e, imediatamente lhe veio a ideia de traduzir em imagens, numa versão em quadrinhos. O lançamento é da Editora Olympia Press, da Itália.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: