06 junho 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (90)



1988 (EUA)O canadense Todd McFarlane, que na década seguinte se torna o primeiro milionárioda indústria das HQ, assume a arte do personagem Homem Aranha, tornando o título o mais vendido até então (muito se devendo a isso o fato de Spider-Man no. 1, a edição de estreia do artista, ter tido nove versões de sua capa, fazendo muitos fãs comprarem a mesma edição da revista para colecionar todas, procedimento que a editora Marvel repetiria com outros títulos).

 
1989 (EUA) - ASILO ARKHAM. Criação de Grant Morrison e Dave McKeran. Encontro de grandes. Um roteirista devastador, um ilustrador nato. E Batman, de novo como cobaia. Desta feita, desafiando a entrar no mundo das drogas do sanatório de assassinos insanos e sobreviver ao inferno dos manicômios. Roteiro delirante, desenhos misturados com xérox, fotografias,colagens.


1989 (EUA)DILBERT. Criação de Scott Adams, sátira do mundo corporativo que torna o artista uma das revelações dos anos 90.

1989 (EUA)MELTDOWN (expressão em inglês para o derretimento do núcleo de um reator, o pior evento possível em uma usina), série de ficção em quadrinhos da Marvel, amalgama energia nuclear, espionagem, contaminação radioativa e um complô stalinista anti-Gorbatchev.  

Os heróis da trama são Wolverine e Havok (Destrutor, seu nome nos gibis daqui)dois dos X-Men, os mutantes mais famosos das HQs. Os autoreso casal Louise e Walter Simonsonconceberam um general mutante (codinome: Meltdown), que ao mandar Chernobyl pelos ares teria dois trunfos: exporia o governo Gorbatchev à excreção mundial e absorveria a energia liberada na explosão. O general Meltdown alimenta-se de radiatividade. O álbum traz quadrinhos pintados (com técnicas mistas de guache e óleo). Arte de John J. Muth e Kent Williams.

1989 (EUA)A DC Comics lança CATWOMAN, minissérie dequatro números, contando a história da arquiinimiga do Batman, a Mulher Gato. 

Desenhos de J.J.Birch em parceria com Michael Bair. História de Mindy Newell. Selina Kyle apanha um chicote e roupas colantes estilo dominatrix, para se vingar do cafetão que abusou de seu corpo. Mas a vingança se torna um jogo mortal, de gato e rato, envolvendo sua irmã, uma freira. E o primeiro encontro com Batman.


1989 (EUA)É lançada uma das mais famosas e violentas sagas de Batman: THE CULT (O Messias).  

Batman está transtornado. Um messias enlouquecido, Deacon Black Fire, vence-o, drogrou-o e trautatizou-o para o resto da vida. Enquanto isso, Gotham City é tomada por um exército de parias.

O escritor Jim Starlin e o desenhista Bernie Wrightson capricharam nos detalhes putrefatos e gotejantes.

1989 (EUA)O mago de Minneapolis, o cantor e compositor Prince lança o álbum com a trilha sonora do filme Btman. BATMAN: MOTION PICTURE SOUNDTRACK (selo Warner) traz nove faixas, todas elas inspiradas no filme.  

Apenas seis fazem parte da trilha: Partyman the Future,Scandalous, Trust, Electric Chair e Vicki Waiting. No primeiro vídeo do filme/disco, Prince aparece numa combinação diabólica de Batman e Coringa, envolto por muita fumaça e cores frenéticas. O videoclipe de Batdance faz sucesso na MTV dos EUA.


1989 (EUA)Para um aniversário de 50 anos, um presente de 50 milhões de dólares: BATMAN, THE MOVIE. O filme é um dos mais caros da história do cinema. Uma Gotham City sombria e futurista foi inteiramente construída numa área de cinco quarteirões para abrigar o homem-morcego e seus inimigos. Aliás, Batman nunca esteve tão forte no combate ao crime. O franzino Michael Keaton envergou durante as filmagens 20 armaduras especiais, conferindo ao herói um físico com qiue jamais havia sonhado.

1989 (EUA)A revista Swamp Thing (Monstro do Pântano), considerada pela crítica como uma das melhores da editora americana DC Comics, teve seu nº188 vetado pela direção da editora. O veto causou o pedido de demissão do roteirista Rick Veitch e do desenhista Steve Bissette e o atraso de quase dois meses na edição. Ambos saíram quando a edição foi integralmente vetada pelo presidente da DC, Jannete Kahn, que alegou que o conteúdo religioso da históriapoderia ofender muitos de nossos leitores. A história se passa durante uma viagem no tempo e mostra o Monstro encontrando Jesus Cristo no momento da crucificação. Nenhum criador aceitou substituir Veitch e Bissette. Finalmente foram definidos o roteirista Doug Wheeler e os desenhistas Pat Broderick e Alfredo Alcala.

1989 (BRASIL)Uma nova editora, a Best News entra na concorrência por uma fatia do mercado de HQs, investindo 900 mil dólares em títulos inéditos e edições de primeira qualidade. De início prepara dois lançamentos na linha de terror: SEXTA FEIRA 13 e CASA DO TERROR.


-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: