07 março 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (38)



1946 (BELGICA) – Em 26 de setembro é lançada a revista Tintin, que passa a apresentar, em
capítulos, as aventuras do famoso herói. Para Hergé, foi um grande passo, pois ele começou a trabalhar com cores e acabou se dando tão bem com o novo sistema que refez Tintin au Congo (1930) e Tintin em Amerique (1931) para publicação em álbum colorido. Através de Tintin, Hergé vai expondo a sua visão dos vários povos, seus costumes, suas posições sócio político econômicas, mas tudo sob um prisma onde se mesclam a realidade séria com um humor extraordinário, um humor que visa desde a simples provocação do riso do leitor até uma crítica mais contundente dos aspectos negativos de várias sociedades.

1946 (EUA) -Com 13 anos de idade o desenhista Milton Caniff estreia na página Boy Scout, no jornal de Dayton Herald.

1946 (BELGICA) – Edgar Pierre Jacobs lança no primeiro número do semanário Tintin, em setembro, a série Blake e Mortimer.

1947 (BRASIL) – No dia 15 de maio faleceu o caricaturista Belmonte. Ele deixou no celebre personagem Juca Pato, uma espécie de irado porta-voz das agruras da classe média na época, uma marca mais que repetida. Juca Pato foi marca de café, de graxa para sapatos, de sabonete, nome de cavalo de corrida e até um maxixe, “Coitado do Juca Pato”.

1947 (EUA) – Milton Caniff é presidente da National Cartoonists Society.

1947 (EUA) – Surge na revista Exciting Comics da Better Publications, Judy of the Jungle, com desenho de Ralph Mayo e Sheldon Moldoff. Durou até 1949.

1947 (EUA) – Surge Rulah escrita por Manning Lee Stokes e desenhada por Edmond Good e Alvin Hollingsworth. Publicação de Fox Features. Durou até 1949.

1947 (EUA) – A revista Hopalong Cassidy, da editora Fawcett dobra sua circulação anual de cerca de quatro milhões para oito milhões de cópias vendidas.

1947 (EUA) – Morre Earle Graser. Brace Beemer começa a ser a voz de The Lone Ranger em novelas radiofônicas. Deixou-a somente em 1954.

1947 (JAPÃO) – Osamu Tezuka tem seu primeiro sucesso nos quadrinhos: New Treasure Island.

1947 (PORTUGAL) – Jayme Cortez publica na revista portuguesa O Mosquito sua primeira historieta onde utilizou elementos de terror: Espíritos Assassinos.

1947 (JAPÃO) – Fukujiro Yokoi lança bases para o quadrinho de longa duração, o quadrinho romance e o quadrinho ficção científica. Sua obra principal: Fushigina Kuni no Putcha (Putcha no País das Maravilhas) – um país do futuro, ano 2947, quando o mundo não teria mais fronteira e a energia nuclear seria usada pacificamente.

1947 (EUA) – Na segunda metade do anos 40, o mercado dos comics americanos estava dominado por revistas de crime. O pomo da discórdia foi plantado pela EC Comics, uma editora que publicava versões quadrinizadas da História Americana e da Bíblia, até sr herdada pelo filho pródigo William Gaines, em 1947.

1947 (EUA) – Cedendo às repetidas solicitações do United Feature Syndicate, Hogarth mais uma vez passa a desenhar Tarzan e consegue condições mais vantajosas, inclusive a liberdade de escrever os seus próprios enredo. Foi então que o etilo de Tarzan atingiu o seu mais alto ponto de perfeição, e o herói foi mais intimamente modelado pela visão do autor. “Eu queria dar a Tarzan um sentido de responsabilidade para com o mundo...Queria transformar Tarzan, o primitivo, num herói humano, trazê-lo do estado da natureza para o estado da inteligência”, declarou Hogarth.

1947 (BELGICA) – Em janeiro é lançada na revista belga Spirou, Buck Danny. Seus autores Victor Hubinon (desenhos) e Jean Michel Charlier (roteiros).

1947 (EUA) – Carl Barks lança Tio Patinhas, o Gastão e os Escoteiros Mirins, dando ao Donald
condição de se expandir em suas aventuras. Foi na história Natal nas Montanhas, em 1947, que apareceu, pela primeira vez, o tio do Donald, o famoso Tio Patinhas. Ele foi idealizado, assim como vários outros personagens secundários, como um simples artifício para dar mais movimento às histórias do Pato Donald. Inspirado em Uncle Bin, de Andy Gump, e Ebenezer Scrooge, de Charles Dickens, ele foi, aos poucos, modificado pelo próprio Barks, em função de suas necessidade, à medida em que as histórias eram criadas. Só uma coisa era constante – a fortuna do Tio Patinhas.

1947 (EUA) – A Dell Publishing Co lança a revista The Lone Ranger. Essa revista, do primeiro número até o 37, apresentou reprises das tiras publicadas nos jornais que foram desenhadas por Charles Flanders. A partir do número 38 começaram as histórias inéditas. A revista parou de circular no n.145 (1962), retornando em seguida, indo durar até 1977.

1947 (EUA) – Almas Acorrentadas é a história publicada no primeiro número da revista Grande Hotel. Narra o amor de Jorge e Flora. E outros mil amores viriam depois. Sempre marcados por encontros casuais, segredos, barreiras sociais, intrigas, sofrimentos e mal entendidos. O destino dos casais, no entanto, esteve sempre traçado, obedecendo a uma lógica infalível: a descoberta da paixão e o inevitável final feliz. Nada fugia à regra. E exatamente assim a plateia feminina da época descobriu um novo gênero de leituras: as fotonovelas. Até o n.260 da revista, as histórias eram invariavelmente apresentadas em desenhos: movimentados, riquíssimos em detalhes, quase cinematográficos.

1947 (BRASIL) – O primeiro número da revista Superman apareceu no Brasil em novembro. Tinha 64 páginas em preto e branco com os seguintes heróis: Super Homem, Batman, Johnny Trovoada, Joel Ciclone, o Falcão e a Trinca Fantasma.

1947 (EUA) - STEVE CANYON. Criação de Milton Caniff. Sua primeira página dominical inspirouum estudo famoso de semiótica e comunicação de massa, feito por Umberto Eco. Com ação constante, na Coreia e Vietnã, inovando situações, mostrava também as transformações do mundo com a guerra fria, em desenhos inigualáveis e textos de qualidade. O novo personagem que na condição de tenente coronel da Força Aérea espelhou a traumática atuação dos EUA na guerra do Vietnam. O personagem refletia e até antecipava questões do momento como a retirada das tropas americanas do sudoeste asiático. Essa história virou uma série televisiva de sucesso.


1947 (JAPÃO)OSAMU TEZUKA inicia sua carreira. Ele é considerado opaidas modernas HQ japonesas (mangá), pois foi ele quem cunhou os personagensde olhos grandes, característicos dessas HQ. Tezuka também fundou o estúdio de animação Mushi, tornando-se assim um dos pioneiros da indústria japonesa dos desenhos animados (por conhecidos como animes).

A obra de Tezuka é tão relevante, tanto nas HQ quanto na animação japonesa, que ele seria elevado à categoria de Deus do Mangá (Mangá no Kami-Sama). Outras obras relevantes de Tezuka são: Metoroporisu (Metrópolis, 1949), Jungle Tatei Leo (Kimba, o Leão Branco, 1950), Tetsuwamu Atomu (Astro Boy, 1952, que geraria o primeiro anime produzido no Japão), Ribon no Kishi (A Princesa e o Cavaleiro, 1953), Hinotori (Fênix, 1954), Black Jack (1973), Adolf no Tsugu (Adolf, 1983), entre outras;

1948 (EUA)Pela editora Timely aparecem os faroestes TWO-GUN KID e KID COLT, esta a mais longeva do gênero nos EUA (Kid Colt foi publicado até 1979)

1948 (EUA) – É produzido o seriado Batman e Robin.

1948 (EUA) – Frank Frazetta consegue publicar sua primeira HQ completa para a Exciting Comics, chamada Judy of the Jungle.

1948 (EUA) – Edwin Land cria o sistema que viria abalar os meios fotográficos através do lançamento da câmara Polaroid Land 195, inaugurando um nome que se tornaria sinônimo de fotografia instantânea.
-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: