11 março 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (40)



PERÍODO DOS QUADRINHOS PENSANTES DOS ANOS 50 (1949-1959) -----------------------

Na Europa, a crise nas HQ estava praticamente superada, mas, nos EUA, a indústria é paralisada por conta da rigorosa censura do período macarthista (19501954) e pela perseguição aos comics, que são acusados inclusive de incitar a delinquência juvenil. As HQ mais perseguidas pelacruzada antiquadrinhosforam as de super-heróis, de crime e de terror. A partir de 1954, com o estabelecimento do Código de Ética dos Comics, por conta da rigorosa censura, muitos editores acabam indo à falência, desenhistas ficam desempregados, títulos são cancelados, inclusive os de muitos super-heróis; poucos são os que resistem, e foram aqueles que eram sucesso consolidado tempos, como o Batman e o Superman. Representantes do período:
 
1949 (EUA)BIG BEN BOLT, de Elliott Caplin (irmão de Al Capp) e John Cullen Murphy.

1949 (CHILE)COMDORITO, de Pepo (René Rios). O personagem Condorito foi criado pelo cartunista chileno René Rios, mais conhecido por Pepo, como uma resposta à Disney, por julgar que a ave condor representaria melhor o país que o personagem Avião Pedro (Avión Pedrito), que aparecia na animação
“Saludos Amigos”, de 1943. Suas revistas de histórias em quadrinhos são compostas de piadas politicamente incorretas, que têm a duração de uma página e que são independentes uma da outra. Inclusive as condições sociais e psicológicas do personagem Condorito variam conforme a necessidade: em uma história ele pode ser um mendigo pedindo esmolas, em outra um louco internado em um hospício, um ladrão, ou pode ter várias profissões diferentes ou simplesmente ser um vagabundo desempregado, que é a condição mais comum conhecida pelos leitores de suas revistas. No Brasil os gibis do Condorito foram lançados pelas editoras RGE, em 1982, e pela Maltese, em 1991.

1949 (CHINA) – Os quadrinhos chineses se engajam e, a serviço da revolução, passam a ser chamados de Quadrinhos de Mao. Sua característica marcante é o desenvolvimento da sua produção como instrumento de formação ideológica, na qual o texto tem uma importância primordial e o suporte figurativo intervém como complemento secundário e acessório.

1950 (EUA) - PEANUTS. Criação de Charles Schulz. Considerado oFreud dos Comics. CharlesBrown é incompreendido e desprezado. As meninas Patty e Violete são alienadas. Luci é autoritária. Schroeder vive no mundo da música. Linus é desprotegido, vive agarrado ao cobertor. Todos vivem as neuroses da vida moderna com as histórias engraçadas e cheias de espontaneidade infantil. São os anti-heróis da época. Marco definitivo na transição do quadrinho tradicional para a linguagem, moderna. Brown, o menino que erra sempre, um fracasso total, que conquistou os leitores de todo o mundo, numa catarse psiquiátrica universal; Lucy, a futura matriarca americana, a antevisão da mulher castradora, dona de uma maldade infantil perversa; o beagle Snoopy, um cãozinho filósofo, que rouba a cena.


1950 (FRANÇA) - PIF LE CHIEN. Arnao cria para o diário do Partido Comunista Francês, L´Humanité, Pif Chienm. O sucesso do cãozinho foi tão grande que passou a ser publicado na revista Vaillant. A repercussão popular possibilitou o lançamento de uma revista própria, com o nome do personagem. Um dos diretores da revista teve a idéia de lançar Pif Gadget, apresentando um brinde gráfico com a publicaçãocomo um feijão saltador mexicano, etco que acabou virando uma febre mundial. Começaram a vender gadgets-brindes para revistas de todo o mundo, inclusive para o Brasil. Até passar a febre.

1950 (BRASIL) – Alcides Caminha sob o pseudônimo de Carlos Zéfiro passou a desenhar revistas eróticas, apelidadas de catecismo, para ajudar no orçamento da casa. Ele permaneceu por décadas no anonimato, pois a Lei 7967, responsável por reger o funcionalismo público, pregava a boa conduta dos funcionários e, na época, seus desenhos eram considerados pura pornografia.

1950 (EUA) - RECRUTA ZERO. Criação do desenhista Mort Walker. Consagração popular do anti-herói. Trapalhão, desajeitado, confuso, preguiçoso, enlouquece i Sargento. Este, com seu cão militarizado Otto, é vítima de um bando indomado de recrutas primatas. O General, tarado pela sua exuberante secretária, desperta a ira das feministas. Talvez a tirinha mais censurada do mundo.

1951 (EUA)DENNIS, THE MENACE (Dennis, o Pimentinha), de HenryHankKetcham (o personagem ganha, com o sucesso que fez, uma série televisiva em 1959, uma de desenho animado em 1988 e duas adaptações cinematográficas, em 1993 e 1998)

1951 (EUA)CISCO KID, de Rod Reed e do argentino José Luis Salinas, pela King Features Syndicate, é a mais bem-sucedida tentativa de quadrinização do célebre personagem literário deOHenry, criado em 1929 (houve pelo menos duas tentativas anteriores a Salinas, uma em 1944, pela Comic Books, por John Giunta, e outra em 1950, pela editora Dell Comics, com roteiros de Rod Reed e desenhos de Robert Jenney e Alberto Giolitti).


1951 (DINAMARCA)RAMSUS KLUMP (Petzi), de Carla e Vilhelm Hansen

1951 (BRASIL) - Realiza-se a primeira Exposição Internacional de Quadrinhos, iniciativa de Álvaro de Moya, Jayme Cortez, Syllas Roberg, Reinaldo de Oliveira e Miguel Penteado. Na exposição, foram mostrados originais de Al Capp, Harold Foster, Will Eisner, dentre outros desenhistas.

1952 (EUA) - ERA MACARTISTA. Em plena era macartista a campanha contra os quadrinhos atinge logo de inicio o gênero terror

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: