29 julho 2013

Bairros de Salvador (6)



CAMINHO DE AREIA


Localidade da Cidade Baixa, a avenida virou bairro. Ladeando os bairros do Bonfim, Ribeira, Jardim Cruzeiro e Massaranduba, o comércio da área atrai clientes de toda a Península de Itapagipe. O Largo do Papagaio é um dos principais pontos de lazer dos moradores. O espaço cultural Pedro Ribeiro, conhecido como Casa Branca, sob administração do Sesi, está abrigado num edifício construído em 1915. Abriga uma mostra permanente sobre a história da indústria na Bahia, além de exposições temporárias. Os moradores locais tem duas quadras públicas para a prática de futsal. No Largo do Papagaio, existem mais duas, poliesportivas, usadas principalmente para partidas de basquete. No outro lado da rua, no clube do Sesi, também tem mais espaços para a prática de esportes.

CHAME CHAME

Muitos prédios, poucas casas e pontos comerciais diversos compõem o cenário de Chame Chame, bairro que está entre os limites da Barra, Graça e Ondina. Bairro nobre da cidade tem como fio condutor a Avenida Centenário, com suas árvores frondosas. Compreende locais de classe média e alta, como a Rua Professor Sabino Silva e o Jardim Apipema, e outras de baixo poder aquisitivo, como a comunidade Roça da Sabina.

Um dos lugares de destaque é a Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus, inaugurado em 1954 e localizada no Largo do Chame-Chame. A igreja congrega a Escola Santa Terezinha que em convênio com a prefeitura, oferece ensino fundamental público.

A paróquia oferece outro importante serviço comunitário: é o grupo assistencial Cruzada CatólicaSocial servindo sopa e pão à população de comunidades pobres toda terça-feira, além de cestas básicas. No local também funcionam posto médico, com clínica geral e psicoterapia, consultório odontológico, além de cursos profissionalizantes de manicure, corte e costura e também de culinária.


O Shopping Barra já fez parte da história do bairro, construído há mais de 20 anos. Com três andares e 227 lojas, é o principal centro comercial e de lazer local. Tem ainda como principal via e ligação do Largo do Chame-Chame com o Shopping Barra, a passarela que serve de ponte entre os dois bairros, cortando um trecho da Avenida Centenária.


----------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: