22 julho 2013

Bairros de Salvador (1)



Salvador possui cerca de 160 bairros distribuídos em 12 bacias hidrográficas e nove bacias de drenagem, além das três ilhas pertencentes ao município. Bairro é um conjunto de relações sociais e ambientais com unidade territorial, densidade histórica e relativa autonomia no contexto urbano e ambiental, que incorpora noções de identidade e pertencimento dos moradores que o constituem. O Projeto Caminho das Águas em Salvador (pesquisa Qualidade Ambiental das Águas e da Vida Urbana em Salvador, aprovado pelo CNPq e parceria de diversos órgãos e instituições, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Salvador) revela um aumento de 400% no número de bairro em Salvador, em um período de cinco décadas, um acréscimo de 32 para 160 locais.


O Caminho das Águas em Salvador - bacias hidrográficas, bairros e fontes" é o título do livro que foi lançado no Dia Mundial da Água, 22 de março, pelo Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A publicação é fruto do projeto de.

Relação de bairros de Salvador:

Bacia do Rio do Seixos: Canela, Barra e Graça

Bacia de Ondina:Ondina, Calabar e Alto das Pombas (Localidades: Jardim Apipema, Alto de Ondina e São Lázaro )

Bacia do Rio Lucaia: Tororó, Nazaré, Barris, Boa Vista de Brotas, Engenho Velho de Brotas, Federação, Acupe, Engenho Velho da Federação, Rio Vermelho, Chapada do Rio Vermelho,Itaigara, Santa Cruz, Candeal, Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas

Bacia do Rio Camarajipe: Alto do Cabrito, Marechal Rondon, Campinas de Pirajá, Boa Vista de São Caetano, São Caetano, Capelinha, Calabetão, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Arraial do Retiro, Barreiras, Retiro, IAPI, Santa Mônica, Pero Vaz, Curuzu, Liberdade, São Gonçalo, Pau Miúdo, Luiz Anselmo, Cidade Nova, Vila Laura, Baixa de Quintas, Caixa D´Água, Matatu, Santo Agostinho, Macaúbas, Barbalho, Lapinha, Saúde, Santo Antônio, Centro Histórico, Cosme de Farias, Brotas, Pernambués, Saramandaia, Resgate, Caminho das Árvores, Stiep e Costa Azul.

Bacia do Rios das Pedras: Porto Seco Pirajá, Granjas Rurais Presidente Vargas, Jardim Cajazeiras, Pau da Lima, Sussuarana, Novo Horizonte, Nova Sussuarana, Centro Administrativo, Beiru/Tancredo Neves, Engomadeira, Arenoso, Cabula VI, Doron, Narandiba, Cabula, Saboeiro, Imbuí, Pituaçu e Boca do Rio.

Bacia do Rio Passa Vaca: São Rafael e Patamares

Bacia do Rio Jaguaribe: Castelo Branco, Águas Claras, Dom Avelar, Cajazeiras, Vila Canária, Sete de Abril, São Marcos, Novo Marotinho, Jardim Nova Esperança, Jaguaripe I, Nova Brasília, Canabrava, Vale dos Lagos, Trobogy, Mussurunga, Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Piatã.

Bacia do Rio do Cobre: Moradas da Lagoa, Valéria, Rio Sena, Pirajá e São João Cabrito.

Bacia do Rio Paraguari: Nova Constituinte, Periperi e Coutos.

Bacia do Rio Ipitanga: Nova Esperança, Areia Branca, Cassange, Itinga, Cajazeiras XI, Fazenda Grande (I, II, III e IV), Palestina, Boca da Mata, São Cristóvão, Jardim das Margaridas e Aeroporto.

Bacia de Drenagem da Vitória/Contorno: Vitória e Centro.

Bacia de Drenagem da Pituba/Amaralina: Amaralina e Pituba.

Bacia de Drenagem do Comércio: Comércio

Bacia de Drenagem de Armação/Corsário: Jardim Armação

Bacia de Drenagem de Itapagipe: Lobato, Santa Luzia, Uruguai, Calçada, Mares, Mangueira, Massaranduba, Vila Ruy Barbosa/Jardim Cruzeiro, Caminho de Areia, Roma, Ribeira, Bonfim, Mont Serrat e Boa Viagem.

Bacia de Drenagem de Plataforma: Praia Grande, Alto da Terezinha, Itacaranha e Plataforma.

Bacia de Drenagem de Stella Maris: Itapuã e Stella Maris.


Bacia de Drenagem de São Tomé de Paripe: Fazenda Coutos, Paripe e São Tomé.

Bacia de Drenagem da Ilha de Maré: Itamoabo, Botelho, Santana, Neves, Praia Grande, Bananeiras, Armenda, Maracanã, Porto dos Cavalos, Caquende, Oratório e Martelo.

As informações sobre os bairros da cidade que serão publicadas a partir de amanhã foram obtidas através de pesquisa in loco pelos bairros da cidade, além dos jornais locais A Tarde, Tribuna da Bahia e Correio. Serão 20 artigos mapeando quase todos os bairros da cidade.

-----------------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

2 comentários:

Vera Schumann disse...

Olá, Gutemberg, aqui vera Schumann, também passageira da redação do jornal A Tarde..Adorei seu livro caminho das Águas de Salvador e gostaria de saber como e onde obter seu livro, pois é me subsidia e muito nas minhas palestras de Educação Ambiental, no que me especializei e faço consultoria.
Abração,
Vera Schumann

Geraldo Nascimento disse...

Ao

Jornalista Gutemberg

Caro profissional e estudiosos. Você teria como indicar para mim em que ano o Bairro de ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO foi aberto à passagem de veículos, e, posteriormente, quando passou a ligar a Av. Cardeal da Silva à Av. Vasco da Gama em Salvador Bahia. A rua direta do Bairro Engenho Velho da Federação é a APOLINÁRIO SANTANA.

Fico grato, pois, dentro da História desse bairro, tem o momento em que ele mesmo em estada de barro logo no início de sua pavimentação, está em História, mas, eu não estou conseguindo essa informação de jeito algum.

Att;

Geraldo Nascimento

E-MAIL: gon.dalgon@yahoo.com.br