08 janeiro 2013

Batatinha, o diplomata do samba (2)

Ninguém sabe quem sou eu/também já não sei que o sofrimento/de mim até se cansou/na imitação da vida/ninguém vai me superar/pois sorrio de tristeza/se não aceito chorar/mesmo assim eu vou passando/vou sofrendo e vou sonhando/ate quando despertar” (Imitação, de Batatinha)

Em 1976, finalmente, fez o LP Toalha da Saudade, eleito pelos críticos como um dos melhores trabalhos daquele ano. No dia 03 de janeiro de 1997 a Bahia perdeu um de seus maiores sambista. Batatinha faleceu, aos 72 anos, no Hospital Aristides Maltez, vítima de câncer na próstata, em Salvador.

Em 1998 foi lançado o disco Diplomacia, produzido por Paquito e Jota Velloso. Os arranjos do álbum vão da tradição regional aos recursos de violoncelo, com assinaturas de Antônio Burgos,César Mendes, Edson 7 Cordas, Roberto Mendes e Tuzé de Abreu, sob a direção de estúdio a cargo de Nestor Madrid. Em 2006 foi lançado o documentário de Pedro Abid: Batatinha – Samba Oculto da Bahia. Em 2009 o cineasta Marcelo Rabelo lançou o documentário Batatinha – Poeta do Samba, sobre a obra e a vida deste artista que tem muito pouco reconhecimento na cidade onde viveu.

Sou profissional do sofrimento/professor do sentimento/do amor sou artesão/mestre do viver já fui chamado/conselheiro do reinado/cujo o rei é o coração” (Conselheiro, de Batatinha e Paulo César Pinheiro)

Ao longo de sua carreira, Batatinha teve muitos parceiros e conquistou muitos amigos com o seu jeito unânime de ser: sério, sensual, equilibrado, respeitador e calmo. Um dos melhores momentos de sua carreira foram os 11 shows que fez em várias capitais brasileiras para o Projeto Pixinguinha, em 1983, ao lado de Elza Soares. Depois de seu primeiro disco solo em 1976, nos anos seguintes quatro sambas seus ganharam interpretação em disco, com Nora Ney (Inventor do Trabalho), Alcione (Agolana, parceria com Ederaldo Gentil), Moraes Moreira (O Circo) e Ciro Aguiar (Não Pise no Meu Calo). Em 1994 a gravadora WR de Salvador lançou o LP, 50 Anos de Samba.
Todo mundo vai ao circo/menos eu, menos eu/como pagar ingresso/se eu não tenho nada/fico de fora escutando a gargalhada” (O Circo)

----------------------------------------------

LANÇAMENTO:


O quê: Coquetel de lançamento do livro O Quarto ao Lado

Quando: 09 de janeiro, quarta-feira, das 19 às 21 horas

Onde: Livraria Cultura Salvador Shopping - Salvador – Av. Tancredo Neves, 2915 – Caminho das Árvores. Fone: 71 3505- 9050

Contatos:
Telefone: (71) 8787 – 3329
Blog: www.oquartoaolado.com
Email: oquartoaolado@gmail.com
Fanpage: http://www.facebook.com/OQuartoAoLado


-------------------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929)

Nenhum comentário: