03 julho 2008

Bandoleiro de encher os olhos: O Cabeleira

Inspirado no romance escrito por Franklin Távora em 1876, baseado nos cordéis sobre a vida do assassino pernambucano José Gomes, O Cabeleira inaugura a série da editora carioca Desiderata. Originalmente a escrita foi feita como roteiro para cinema pela dupla Leandro Assis e Hiroshi Maeda e a arte ficou por conta do veterano Allan Alex. Publicitário e engenheiro, Leandro e Hiroshi têm em comum o interesse pelo cinema. O desenho de Alex é uma espécie de longa-metragem moldado em quadrinhos com belos enquadramentos e cortes cinematográficos.

Considerado o primeiro romance regionalista do Brasil, escrito por Franklin Távora, a obra narra a trágica história de José Gomes, conhecido como Cabeleira, um bandoleiro que aterrorizou Pernambuco no século 18. Cabeleira não era um líder como Lampião, mas uma espécie de marionete de seu pai, Joaquim Gomes, o verdadeiro chefe do bando. Filho de mameluco, ele matava e roubava de todos, não perdoava nem a igreja, forte e temida na época. O fora-da-lei que assustou o sertão pernambucano no século 18 foi um precursor do cangaço e teve seus feitos imortalizados em cordel. Em 1876 Franklin Távora contou a história do bandido no romance O Cabeleira que em 1963 foi filmado, tendo Hélio Souto, Milton Ribeiro e Marlene França no elenco. E agora é adaptado exclusivamente para os quadrinhos.

O projeto da editora Desiderata é excepcional. Dedicado exclusivamente à narrativa de histórias sob a forma de graphic novels de autores nacionais. E os três rapazes (Allan, Leandro e Hiroshi) mostram a complexidade do ser humano nessa obra. O violento personagem tem sua história contada desde a infância até um trágico conflito com as forças da lei pernambucana. O trabalho do desenhista Alex é extraordinário. Em seu currículo consta “O Segredo da Jurema”, “Sangue Bom”, “Zumbi dos Palmares”, “Brasileiros”, revistas de terror e até parceiros como Solano Lopes. Ele tem longa estrada e sabe visualizar bem a narrativa. Enquadramentos, cortes, elipses, planos, panorâmicas fluem em sua prancha. Dá gosto abrir uma obra produzida por Alex e viajar em seus quadrinhos. Merece todo o destaque na mídia para que se possa comprovar que no Brasil temos ótimos roteiristas e excelentes desenhistas. Há uma boa safra de criadores que precisam ser descobertos. A Desiderata está de parabéns. Vale conferir todas as publicações dessa editora. E O Cabeleira é o máximo de qualidade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estava fazendo umas pesquisas e caí em seu blog. Muito legal o seu reconhecimento pelo trabalho de desenhitas e roteiristas brasileiros.

Abraços,
Hiroshi Maeda

Gutemberg disse...

Hiroshi

É preciso abrir mais espaços para nossos roteiristas e desenhistas. E como tem gente boa na área que precisa de espaço.
Então, mais espaços para os criadores brasileiros.

Val disse...

e ai velho Gutemberg.. aqui é o Valmar, creio que vc nao lembra, amigo de Flavio Luiz. Ja trocamos ideias antes.. como esta essa força? Escrevendo pra algum jornal???

abraços!!!

Gutemberg disse...

Valmar

Não estou lembrando de você, desculpe..o Flávio conheço muito pois trabalhei com ele no jornal Bahia Hoje.
Faço este blog diariamente, além de trabalhar na UPB, aqui na Paralela. Escrevo para o jornal Agora, de Itabuna.
Um grande abraço
Gutemberg