18 julho 2008

130 milhões de eleitores

O Brasil possui 130.469.549 de brasileiros aptos a votar nas eleições deste ano. Destes, 51,7% são mulheres e 8 milhões são analfabetos. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A prevalência do sexo feminino é uma tendência desde o pleito de 2000, quando pela primeira vez o número de eleitoras (50,48%) superou o de eleitores. Apenas nos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins essa realidade é diferentes. Proporcionalmente, o maior eleitorado feminino está no Rio (53,29%). Pernambuco, Ceará e São Paulo também possuem eleitorados femininos expressivos, com mais de 52% de participação das mulheres.

Apesar de o alistamento eleitoral ser facultativo para os analfabetos, 8.097.513 brasileiros nessa condição tiraram seu título e estão aptos a votar em outubro. A maior fatia do eleitorado, porém, é formada por cidadãos que possuem o primeiro grau incompleto: 34,07% (44.456.754 do total). Com segundo grau incompleto estão inscritos 18,10% do total (23.618.098) de eleitores. Outros 12,10% (15.799.474) concluíram o ensino médio. Apenas 3,49% (4.558.845) do universo de eleitores brasileiros concluiu o ensino superior.

Os 2.922.432 eleitores inscritos para votar nas próximas eleições têm 16 ou 17 anos, faixa etária em que o alistamento eleitoral é facultativo. Do outro lado, 2.609.959 eleitores (2% do total) possuem mais de 79 anos e continuam, assim, participando ativamente da vida pública do país. As eleições de 2008 serão realizadas em mais de 400.000 seções espalhadas pelos 5.563 municípios brasileiros. Serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.


Os prefeituráveis

A revista Metrópole nº13 traz como destaque (matéria de capa) o “Lado B dos prefeituráveis” de Salvador. São histórias que os candidatos à prefeitura de Salvador não gostam de contar. Cada um pior do que o outro. Faltou comentar o caso de Daniel Dantas com famílias de políticos baianos. Dá pano para mangas.


Cacciola

O ex-banqueiro Salvatore Cacciola chegou ao Brasil para cumprir pena de 13 anos por causar prejuízo de R$ 1,6 bilhão ao Banco Central. Ele foi extraditado de Mônaco. Foragido há oito anos, viajou sem algemas por decisão do juiz Humberto Barros, do Superior Tribunal de Justiça, onde será julgado hábeas corpus, que pode libertá-lo. Essa é a nossa justiça...e ainda querem educar o povo com falsa moralidade. Por esses e outros motivos que cresce a violência no país sem justiça.

Carlos Ayres Britto

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Ayres Britto, numa entrevista nas páginas amarelas da revista Veja (16 de julho) disse: “O juiz contemporâneo é aquele que abre as janelas do direito para o mundo. Isso não significa um juiz vassalo da imprensa. Significa um juiz disposto a ouvir atentamente o que a opinião pública tem a dizer. Não há mais lugar para o juiz que se tranca numa torre de marfim ou paira numa esfera olímpica, como um semideus”

Diz mais: “A regra segundo a qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado protege o indivíduo. Acho isso correto, claro. Mas também acredito que o indivíduo não pode usar essa regra em seu benefício quando pretende ocupar um cargo eletivo. No direito penal, em dúvida fica-se a favor do réu. No direito eleitoral, em dúvida fica-se a favor da sociedade. Quando um político exibe um número de processos que evidencia um namoro aberto com a delituosidade, esse político não pode representar a coletividade”.


Oscar dos Quadrinhos 1

Na próxima quarta-feira, dia 23 de julho, a partir das 19h00 no SESC Pompéia de São Paulo será realizado o tradicional evento HQMIX - que completa sua 20° edição – e que promove a votação dos melhores no “ mundo das HQ” entre mais de 2.000 profissionais das artes gráficas no Brasil. A estatueta Troféu HQMIX será entregue a 50 vencedores em várias categorias. A imagem do troféu deste ano é do personagem Samurai do quadrinhista Cláudio Seto. A festa terá apresentação de Serginho Groisman e Banda Jumbo Elektro/Cérebro Eletrônico. Haverá, também, participação do grupo Parlapatões. A cada ano é homenageado um personagem brasileiro na imagem esculpida pelo artista plástico Olintho Tahara. Neste ano a imagem é do personagem Samurai do quadrinhista Cláudio Seto, um dos primeiros a produzir quadrinhos no Brasil ao estilo “manga” japonês.

Também serão homenageados com o Troféu de Grande Mestres: Yppe Nakashima, Fernando Ykoma, Minami Keizi e os irmãos Paulo e Roberto Fukue. O troféu de Grande Mestre é concedido pela importância da produção do artista na história das artes gráficas no Brasil. É a primeira vez que o Troféu homenageia cinco de uma só vez, já que o costume é de um por ano. Inclusive Júlio Shimamoto e Cláudio Seto já ganharam esse prêmio em anos anteriores. A professora Sonia Luyten, presidente atual do Troféu é premiada internacionalmente por seu livro “O poder do Manga” que encontra-se esgotado. Mauricio de Sousa também estará no evento com seus novos personagens Tikara e Keika, criados para a comemoração do Centenário da Imigração japonesa no Brasil. Essa homenagem tem o apoio da Fundação Japão. No dia da entrega do troféu haverá a exibição de documentário sobre Cláudio Seto.


Oscar dos Quadrinhos 2

O Troféu HQMIX foi criado em 1988 dentro do programa TV MIX da TV Gazeta por JAL e Gualberto Costa com o apadrinhamento de Serginho Groisman.A votação é organizada pela Associação dos Cartunistas do Brasil e Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil. O SESC ainda mantêm a extensa programação do HQ Férias que promove uma mostra de animações brasileiras, exposição sobre a História dos Quadrinhos no Brasil e interatividade com quadrinhos na cafeteria especialmente montada no espaço da Convivência. Dia 23 tem a exibição de: "O Samurai de Curitiba", trailer "Los Três Amigos", trailer "Insanidade" e "Dossiê Rê Bordosa".

Nenhum comentário: