03 dezembro 2007

Evolução dos meios de comunicação

Há 42 anos ele suscitou controvérsia quando disse que os avanços das telecomunicações e a informatização iriam transformar o mundo numa Aldeia Global. Hoje a comunidade global de milhões de pessoas ligadas à Internet prova que Marshall McLuhan estava na pista certa. Agora a nova geração antenada está revendo suas teorias. Vamos fazer uma rápida viagem pelo mundo das comunicações com o lançamento do telefone (século 19), nascimento da televisão, do computador e o surgimento da multimídia.

Vamos começar com o telégrafo óptico em 1792. Os irmãos Chappe, na França, inventam um telégrafo rudimentar, capaz de enviar sinais visuais codificados à distância de 12 quilômetros. Em 1838 Samuel Morse, nos EUA, desenvolve o telégrafo elétrico e o código Morse. Em 1876 Alexander Graham Bell registra a patente do telefone e funda a Bell Telephone Company. Em 1877 Thomas Edison, nos EUA, inventa o primeiro aparelho capaz de registrar e reproduzir sons. Em 1895 o francês Louis Lumiére apresenta o primeiro filme de cinema no Grand Café, em Paris. E em 1896 o físico italiano Guglielmo Marconi transmite as primeiras mensagens por ondas hertzianas a uma distância de várias dezenas de metros. Surge o telégrafo sem fio e finda o século 19.

O Século 20 apresenta várias descobertas. De 1900 até 1950 vamos conhecer o rádio (1915), o cinema falado (1927 com O Cantor de Jazz), a proibição das primeiras imagens televisadas (1926), o surgimento do gravador (1935), da calculadora (1943), o bug (panes no computador – 1945), o computador rudimentar conhecido como Eniac (sigla de Integrador e Computador Numérico Eletrônico – 1946) e o surgimento do transistor (1947).

De 1950 até 1975 outras invenções. A empresa norte americana IBM vende seus computadores de série 650 a preço razoável (1953), a norte-americana Earl Masterson lança a impressora Uniprinter (1954), surge o transistor de silício (1954). Em 1955 a IBM desenvolve a primeira versão de um banco de dados informatizado, o Sabre. O jornal japonês Asahi Shimbum usa a transmissão a longa distância por fax pela primeira vez em 1956. Nesse mesmo ano surge o videocassete nos EUA. Em 1958 os norte-americanos conseguem um raio de luz capaz de transmitir grandes quantidades de informações e batizam o invento de Laser. Nessa época a Bell Company (EUA) cria o Dataphone, que permite a dois computadores se comunicar usando linhas telefônicas tradicionais. Surge também o chip. Em 1960 surge o minicomputador e também o primeiro jogo de batalha espacial simulada (jogos de computador). Em 1962 o Telstar transmite sinais de telecomunicações entre Estados Unidos e Europa. Em 1963 surge o videodisco e em 1965 coloca em órbita o primeiro satélite de uso comercial. E é em 1969 que o Ministério da Defesa dos EUA coloca em operação a rede precursora da Internet. Em 1970 a Intel cria o microprocessador. E em 1973 é concebido o disquete para uso em computador de menor porte. Em 1975 vem o lápis elétrico (programa para processamento de texto) e o Basic (programa para o primeiro microcomputador).

E só em 1977 que surge o primeiro microcomputador a conseguir sucesso de venda ao público, o Apple 2. Al Gore cunha o termo auto-estrada da informação em 1978. E em 1979 chega o primeiro serviço on line (compuserve). Em 1980 é a vez do Walkman, o padrão de fax, do Cable News Network (CNM, primeiro canal a cobrar notícias do mundo todo). A IBM encomenda o MS-DOS (sistema que controla as funções básicas de um computador) e depois lança o PC (Personal Computer). Em 1982 é a vez do compact disc (CD) e em 1983 o telefone celular. Só em 1984 que chega o CD-Rom e o primeiro videogame. Surge também a pequena e eficiente Macintosh e em 1985 Bill Gates se torna o mais jovem self-made bilionário. Mas em 1988 chega o terrível vírus que afeta terminais na Internet. E em 1989 o Time Inc e Warner Bros anuncia sua fusão e surge a World Wide Web, a teia de aranhas global para facilitar o acesso à internet.


É a partir de 1990 que os japoneses lançam no mercado o primeiro televisor de alta definição. A Apple lança equipamento com as funções de computador, receptor de TV e leitor de CR-Rom-Macintosh TV em 1993 e a Intel lança o processador mais veloz para micros PC, o Pentium. Em 1994 surge o sistema computadorizado capaz de entender e gravar na memória um texto ditado. Surge também a rede de serviço da Time Warner. Em 1995 a Microsoft lança a nova versão da Windows 95.

Agora temos o correio eletrônico (e-mails), os blogs e uma nova cultura de comunicação. Mas essa viagem pela nova superestrada da informação pode ser perigoso para sua liberdade. Os hackers pode invadir seu computador e codificar sua correspondência e tudo que está armazenado. Tem ainda as quadrilhas de pornografia infantil que operam na rede, ou os grupos terroristas que usam os meios de comunicação on livre para planejar suas piores façanhas contra a sociedade. É preciso estar atento a tudo isso. As tecnologias de comunicação estão abertas a todos (a princípio), resta usar com responsabilidade.

8 comentários:

Helena Martins de Lacerda disse...

muito bom!

Anônimo disse...

Muito boom meesmo, me ajudou bastante!
;D

Gutemberg disse...

Pessoal,

A evolução dos meios de comunicação tem muito mais do que escrevi rapidamente no blog. O assunto é extenso, mas tive que resumir.

Anônimo disse...

AjudOu muitOO!
MuitO mesmO
valeuuuu

Ana Pinheiro disse...

Nossa, Sensacional... Com certeza o assunto é mto extenso.

Visto pelo livro "O livro de ouro da comunicação" da Silvana Gontijo.

Mas Aqui você conseguiu resumir perfeitamente bem, meus parabéns!!

Gutemberg disse...

Ana Paula

Comunicação é a minha paixão. E isso eu faço diariamente. É um prazer.
Forte abraço
Gutemberg

Anônimo disse...

oi

Anônimo disse...

Olá, estou fazendo um trabalho na qual o tema é Comunicação na Europa. Estava pesquisando e vi seu blog e comecei a ler, gostei muito, porém peguei poucas poisas.Preciso de mais informações ! Me ajude se for possivel.
Grata !