05 fevereiro 2015

Desenhos animados dos estúdios Disney (05)



1973 - Robin Hood. Direção de Wolfgang Reitherman. Conta as façanhas de um herói do oprimido
povo inglês da idade média. A Inglaterra está sendo governada pelo ganancioso Príncipe João e seu maquiavélico e inseparável conselheiro Chio, que não pensam duas vezes antes de cobrar impostos abusivos, levando toda a população à loucura. Mas esta situação tem que ter um fim. Entram em ação o rebelde Robin Hood, seu fiel companheiro João Pequeno e seu bando de amigos para lutar com unhas e dentes com o ideal de devolver o trono ao Rei Ricardo. Enquanto isso, Robin Hood tem uma outra grande batalha pela frente: conquistar o coração da bela Marian. 83 min.

1977 - Bernardo e Bianca em Missão Secreta (The Rescuers). Baseado nos personagens de duas novelas populares de Margery Sharp. Último desenho produzido pelo grupo de animadores veteranos dos estúdios Disney, conhecidos como os Nove Velhos, e que inclui a participação dos novos talentos contratados para substituí-los. Entre os nove velhos estão John Lounsbery, Frank Thomas, Ollie Johnston e Milt Kahl, que se aposentaram depois do filme. Direção de Wolfgang Reitherman, John Lounsbery e Art Stevens. 

Uma mensagem de socorro, dirigida a um orfanato, é encontrada dentro de
uma garrafa: uma pequena órfã foi raptada e se encontra em perigo. A ratinha Bianca, da Sociedade de Salvação Internacional, assume o caso e escolhe Bernardo, um tímido aprendiza, como seu parceiro. De posse de algumas pistas sobre o desaparecimento de Penny, eles investigam a loja de suspeita de Madame Medusa, onde encontram um livro escolar pertencente à menina. Logo descobrirão que o motivo do sequestro é um diamante chamado “O Olho do Diabo”:, escondido num lugar em que somente uma menina do tamanho de Penny poderia chegar. Madame Medusa com sua alma criminosa e ascendência sobre dois crocodilos, rouba as cenas. Oscar de melhor canção, “Someone’s Waiting for You”. 77 min.

1981 - O Cão e a Raposa (The Fox and the Hound). Fábula de amor e amizade que conta a história de Toby, uma raposinha órfã e Dodó, um adorável cãozinho. São amigos inseparáveis, sem saber que cães e raposas são inimigos naturais. Sob os olhos atentos da mamãe coruja, Toby e Dodó brincam alegremente na floresta, sem imaginar que em breve sua amizade passará por um teste definitivo. 82 min. 
A produção foi atrasada em um ano devido á migração de vários jovens animadores para o estúdio de Don Bluth. O animador Glen Keane, que recebeu a tarefa de animar a tensa batalha entre Dodó e o cão, sentiu que os storyboards não estavam bastante dramáticos, então, re-desenhou toda a cena. Também planejou desenhar a luta em carvão, mas problemas de orçamento impediram-no de realizar a ideia. Último filme dos animadores veteranos Frank Thomas e Ollie Johnston.

1985 - Foram gastos dez anos de trabalho e 25 milhões de dólares para que os estúdios Disney produzissem os 80 minutos de seu desenho animado de longa metragem, O Caldeirão Mágico (The Black Cauldron). Essa fartura de anos e dólares não redundou num filme à altura de Fantasia ou Branca de Neve e os Sete Anões. 

Apenas num ponto os diretores Ted Berman e Richard Rich mantiveram a tradição do estúdio: a cor, que continua deslumbrante como sempre. O filme conta a história de um garoto chamado Taran, que quer ser um grande guerreiro, da princesinha Ilone e do menestrel Flores Flama. Os três lutam bravamente contra o Rei de Chifres, o vilão de olhos vermelhos que quer dominar o reino lendário de Prydain. O filme foi baseado nos livros de Lloyd Alexander, “As Crônicas de Prydain”.


1986 - As Peripécias de um Ratinho Detetive (Great Mouse Detective). Direção de John Musker, Ron Clements, Dave Michener e Burny Mattinson. Música de Henry Mancini. Conta as aventuras de Basil, um camundongo detetive, na investigação do desaparecimento do pai de umas garotinha. 

Como Sherlock Holmes, Basil age nas enevoadas ruas da velha Londres vitoriana e enfrenta seu maior inimigo, o diabólico Professor Ratagão. Na emocionante missão de resgate, o ratinho detetive com seu desajeitado
assistente Dr. Dawson e o simpático cão farejador Toby. Histórias e personagens são atraentes para o público infantil. 75 min.

De curiosidade, a elaboração da trama levou apenas um ano para ser concluída graças ao pioneiro uso de computadores. A trilha sonora é outro destaque a parte, pois foi composta por Henry Mancini, que fazia também a composição de alguns desenhos da “Pantera Cor-de-Rosa”. A cantora Melissa Manchester, intérprete da música “Let Me Be Good For You”, também inspirou as feições e os movimentos da sua personagem.


Nenhum comentário: