02 fevereiro 2015

Desenhos animados dos estúdios Disney (02)



1941 - Dumbo. Primeiro longa estrelado por animais e quarto trabalho de animação em longa   Um pequeno paquiderme, nascido com orelhas exageradamente grandes, um dia descobre que o céu é seu habitat. Com um tema assim, os estudios Disney lançou o longa de animação Dumbo, sob a direção de Ben Sharpsteen. Entre as produções mais sofisticadas de Disney, Dumbo é de imensa simplicidade. O desenho foi realizado em regime de economia de efeitos.
metragem da Disney.

Disney precisava de um produto confiável para cobrir as despesas de seus projetos anteriores - Pinóquio e Fantasia não tinham sido grandes sucessos de público à época de seus lançamentos. Sem se envolver tanto quanto antes na execução do desenho, ele acabou conseguindo seu intento. Dumbo cumpriu com brilho a missão, apesar de o mercado europeu estar comprometido por uma greve. A Sra. Jumbo é uma estrela circense que depois de muito desejar um filho ganha o pequeno e adorável Dumbo. Mas o miúdo nasce com enormes orelhonas e vira motivo de chacota elefantina no circo.

Dona Jumbo é tomada de fúria com os maltratados ao filhinho e acaba aprisionada como um animal enlouquecido. Dumbo fica só e desamparado, tendo como único amigo o ratinho Timothy. Mas eis que surge uns corvos espertalhões. As aves de agouro ensina Dumbo a voar e ele demonstra suas novas habilidades em pleno picadeiro numa cena apoteótica. Oscar de melhor música, de Frank Churchill e Oliver Wallace. 64 min.

1942 - Bambi. O desenho incorporou novos procedimentos técnicos, desenvolvidos pelo estúdio   A floresta foi desenhada com uma riqueza de detalhes que ainda hoje impressiona. As quatro estações do ano são representadas de forma suave e natural, e o termômetro de passagem de uma para outra é a sensibilidade dos bichos da floresta. O desenho apresentou uma flora exuberante na nova técnica de animação em múltiplos planos, dando uma impressionante dose de realismo.
Disney, revolucionando a arte da animação.

Roteiro baseado numa história de Felix Salten. Bambi e meigo, bom, ingênuo, amoroso, tímido e desajeitado, mas também capaz de grande coragem ante situações extremas. Se o ciclo da vida é doloroso para o veadinho, bastando lembrar a morte da mãe, Bambi não renega a natureza, sua virilidade despontando e triunfando no final: depois de conquistar a fêmea e gerar dois filhos, ele torna-se o sucessor do pai, o novo grande príncipe da floresta. O tímido gambá Flor e o divertido coelho Tambor quase roubam todas as cenas. Direção de David Hand. 67 min.

1943 - Alô, Amigos (Saludos Amigos) é um filme semididático e com uma produção muito
cuidadosa. Animação de Bill Roberts, Jack Kinney, Hamilton Luske e Wilfred Jackson com os personagens Donald, Zé Carioca, Pateta. Pegue a carona de Donald pelo mais alto lado do mundo - o Titicaca, suba na aviãozinho Pedro e conheça os Andes do Chile até a cidade argentina de Mendonza. 

O gaúcho Pateta é um tipo de cowboy dos pampas argentinos com seus hábitos de caça, churrascos e dança. O último episódio mostra a beleza do Rio e o gingado faceiro do samba. 

Participação de Aurora Miranda, Dora Luz e Carmem Molina. Quase um pre-clipe animado. 

Ele tem sua importância singular na história da animação, pois é aqui que se pode presenciar o nascimento do Zé Carioca (Joe Carioca), inspirado nas famosas piadas de papagaio.
 
A fita foi um pedido direto do Dep. de Estado do presidente Roosevelt, que financiou o tour de toda equipe na América Latina. 

Dois motivos estavam bem pesados na balança: a Segunda Guerra Mundial, que obrigou o presidente americano a criar a política de Boa Vizinhança em relação à América Latina, para compor com ela e recrutar latinos contra os estados fascistas europeus; e Hollywood, por sua vez, que precisava repor as rendas perdidas na Europa, por causa da guerra, aumentando suas vendas na América Latina. 
 
O sucesso de Disney foi completo, tanto que recebeu a Ordem do Cruzeiro do Sul do então ministro do Exterior do Governo Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha.

1944  - Você já foi a Bahia? (The Three Caballeros

 é o segundo filme de animação de Disney  dentro do esforço de guerra em que os seus estúdios estavam envolvidos desde dezembro de 1941 ( mês em que os EUA entraram na Segunda Guerra Mundial). Direção de Norman Ferguson. 71min.
 
“Você já foi à Bahia” simplesmente repete a fórmula de “Alô
Amigos” (Saludos Amigos, 1943), costurando vários curtas sob um tema geral.

Para Disney, tratava-se de um formato mais viável para apresentar sua produção sul americano, seu principal alvo no exterior em tempos de guerra na Europa. 70 min.

Nenhum comentário: