13 dezembro 2013

Vitória de Zappa no humor gráfico





Em 1994 visitei a cidade de Vitória para lançar meu livro “O Traço dos Mestres”. Na oportunidade fiz uma palestra sobre humor e quadrinhos no Brasil. Na época observei que os jornais de Vitória tinham pouco espaço para os desenhistas locais, então provoquei toda a turma da palestra para visitarmos a imprensa e cobrar esse espaço. O resultado foi muito vitorioso.

Um desses artistas era o Gilberto Zappa que já produzia uma série de tiras e caricaturas. O traço, expressivo, consegue amarrar a atenção do leitor sem se distanciar do texto denso e poético. Cínico e de humor negro cortante, o trabalho de Zappa traz o incômodo dos malditos, dos que estão sempre à margem, subterrâneo, espreitando a vida na superfície.

Denso, cruel, infernal. Ele mesmo escreve, desenha, arte-finaliza e coloca as letras em seus álbuns. Seu trabalho é como terapia. E, ao longo dos anos, o seu estilo gráfico vai evoluindo. Seus desenhos, que podem parecer rudimentares ou mesmo desajeitados à primeira vista, são de uma espontaneidade e vivacidade raras.

Gervásio, o Mecânico, personagem principal completou 20 anos de publicações em tiras de jornais (A Tribuna e A Gazeta, em Vitória, entre outros impressos no país). Trata-se de um mulherengo acomodado que tem como esposa, a censora e destemperada Jandira. Mas não vamos julgar esse casal tão brasileiro em seu cotidiano familiar, vamos conhecer, através das tiras diárias. Gervásio foi também o protagonista em quatro livros lançados em todo o Brasil e na Espanha em 2002: O Melhor de Gervásio, Gervásio e Jandira,  O Bom Humor de Gervásio e  E Isso São Horas?.  Tem também participações em diversas outras obras e catálogos (nacionais e internacionais.
 
Quem pensa que Zappa parou em Gervásio se enganou. Assim como o nome Zappa (vindo de zap, veloz, rápido, certeiro), ele não se acomodou, tratou de espalhar seus desenhos pelo mundo. Seus trabalhos foram publicados em veículos como o The Atlanta Journal (EUA), Opasquim21, Quevedos (Espanha), A Notícia (Brasil/SC) e muitos outros.

Desenha mensalmente para a editora Abril (Revista Você s.a) desde 2001 e autor da página Oficina de Desenho com Zappa, publicada no suplemento infantil A Gazetinha. Atualmente o cartunista Zappa é um dos mais requisitados pelas agências brasileiras como caricaturista de convenções.

O capixaba Zappa é sem dúvida um dos mais talentosos profissionais do chamado humor gráfico do Brasil. Especializou-se em ensino de artes visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Seus trabalhos incluem atividades como pintura, cinema, animação, histórias em quadrinhos, ilustrações para produtos como canecas, relógios, etc.

Proprietário da Zappa Criações, empresa pela qual faz projetos para ilustrações e identidade visual. Zappa é também um dos artistas brasileiros mais premiados em festivais de humor. Todos esses fatos são razões mais do que suficientes para nos orgulharmos dele. Para celebrar as duas décadas de sucesso, ele está lançando o livro “Gervásio & Jandira – 20 Anos de Humor”. Vale a pena conferir.



---------------------------------------------------------




Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: