Conhecido por suas charges, histórias em quadrinhos e livros infantis, Ziraldo agora é alvo de outra obra. Trata-se do livro: Ziraldo em Cartaz, uma vertente diferente do artista.
O livro foi realizado em parceria com o designer Ricardo Leite, e agrupa cerca de 300 pôsteres, entre trabalhos para eventos, shows, cinema, peças publicitárias, campanhas educativas e políticas.
O foco do livro é o design, e a publicação ressalta o valor da arte de Ziraldo como desenhista, desde a época em que os artistas gráficos não possuíam recursos modernos como o computador. Por meio desses cartazes podemos desfrutar a evolução gráfica no Brasil.
O livro, Ziraldo em Cartaz, é mais que um passeio pela história cultural recente do Brasil, a obra mostra como os cartazes do artista tiveram impacto na vida das pessoas.
Cartazes são grandes folhas de papel impressa como mensagens gráfico visuais. Existem capas de livros que poderiam ser cartazes ou cartazes que poderiam ser capas de livros, de discos, de revistas. O que, antes de tudo, caracteriza um cartaz é ser uma única grande folha impressa. Antes de ser uma solução estética, o cartaz é uma forma de raciocinar o desafio da comunicação. Ziraldo faz exatamente isso. Seu trabalho estabelece a ligação do público com o cartaz por meio da beleza de suas ilustrações e das emoções transmitidas por suas ideias. Mergulha no mundo cotidiano, monitorando as mudanças de valores e as tendências culturais, devolvendo-nos novos pontos de vista, fazendo-nos refletir com desenhos imprevisíveis e instigantes.
O Ziraldo cartazista é um mineiro apaixonado pela arte do affiche.
Pode-se dizer que ele transitou como poucos por todas as manifestações culturais do país. Desenhou e produziu materiais que representaram mais
do que artes e autores.
Durante a segunda metade do século XX, pudemos ver seu talento estampando tendências, pensamentos e comportamentos. Se uma das inspirações do artista foi a escola francesa dos grandes affichistes (cartazistas, em francês), por meio do exercício dessa atividade que Ziraldo aprimorou, a da projeto, seu traço inconfundível.
Pela primeira vez, uma seleção dos melhores cartazes do multifacetado Ziraldo foi reunida em um único livro.
Ziraldo em Cartaz apresenta esta seleção
inédita analisada e comentada por Ricardo Leite, designer, professor universitário, sócio fundador e diretor de criação da agência Crama Design Estratégica e ganhador do Prêmio Jabuti em 2004 com o livro Ver e compreender: o design como pensamento estratégico
de negócio.
O desenho de humor e a caricatura
substituíram a fotografia e passaram a carregar significados ampliados. Assim como nas artes plásticas, com as obras de Roy Lichtenstein, Ziraldo também se apropriou de elementos das histórias em quadrinhos, usando retículas ampliadas, efeitos tipográficos que remetiam às onomatopeias e, como palheta principal, cores primárias (azul, amarelo e vermelho).
A série de cartazes Os Zerois é um bom exemplo disso, afinal o própria tema já é história em quadrinhos. Em outros cartazes também faz referências claras a elementos de quadrinhos e cartuns. Os Zerois por exemplo, que vinham no Pasquim como Posters dos pobres, foram copiados no mundo inteiro. Depois foram publicados na revista Fatos e Fotos (em cores) e nas páginas do Jornal do Brasil. Os personagens são uma caricatura dos heróis dos quadrinhos norte americanos.
Vejam alguns de seus cartazes.
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