01 março 2007

Natureza em cólera

Furacões, secas, inundações, alto nível das marés. São os sinais de cólera da natureza maltratada e devastada. O aquecimento provocado pelo homem. Com suas indústrias poluidoras, com o desmatamento está intensificando os ciclones tropicais e provocando trombas d´água demolidoras. Especialistas de 40 países (Painel Intergovernamental sobre Mudança de Clima) reuniram-se em Paris e produziram um relatório de avaliação da saúde da atmosfera. Relatório feito pelos cientistas da ONU comprova que aquecimento global é causado por atividades humanas.

A redução da cobertura de gelo em várias partes do mundo e o derretimento do pólo norte previsto até 2010 vai gerar um apocalipse, com milhões de refugiados da seca ou de terras inundadas. Prevê-se um aumento considerável de temperaturas o que acarretará a subida do nível do mar em proporções de catástrofe irreversível. Devastador para a população de mulheres de cidades costeiras. No Brasil, com o avanço do mar, Rio de Janeiro e Recife seriam duramente atingidas ou praticamente submersas. O clima fica mais seco no semi-árido do Nordeste. Mais secas significam mais incêndios. O calor excessivo resseca as plantas e faz com que elas fiquem mais inflamáveis. Mais incêndios significam mais devastação. A Amazônia, junto com parte do Centro-Oeste, é a região do Brasil onde a temperatura mais deve aumentar com o avanço do aquecimento global.

O aumento maior ali tem dois motivos. Primeiro, a distância do mar. Em climas tropicais, quanto mais longe do oceano, mais quente é a área. Com a Amazônia mais quente, o solo, que sempre foi muito úmido, vai perder água. Esse é o segundo motivo para o aumento tão grande de temperatura na região: com pouca água na terra, diminui a evaporação. Como a evaporação ajuda a esfriar a superfície, sem ela, os termômetros sobem ainda mais.

O documento do Painel Intergovernamental alerta para o fato que o aquecimento dos oceanos também tem conseqüências para a segurança da humanidade, com a elevação da força dos ventos e da altura das ondas. A produtividade marinha também vem sendo prejudicada com a elevação da temperatura nos oceanos. A África sofre com secas. A fome causada pela seca atinge 11 milhões de pessoas. Se nada for feito para combater as mudanças climáticas que estão em curso, o cenário será ainda pior. Para os cientistas o ano de 2007 será crucial para determinar a resposta que o mundo dará ao aquecimento global e seus efeitos.

DIFERENÇA

Os pequenos atos do dia-a-dia podem fazer toda a diferença para o meio que vivemos. Podemos reduzir o consumo (ou seja evitar desperdício), fazer o mesmo com menos, poupar água, papel, energia, matérias primas, combustíveis. Podemos reutilizar (arranjar novos usos para materiais) madeiras usadas, água de chuva, papel. Podemos reciclar (separar resíduos que podem voltar a ser utilizados sob outra forma) vidro, papel, plástico e metal, minimizando o uso de recursos naturais. Assim, reduzindo, reutilizando e reciclando podemos reiventar formas de viver, de consumir, produzir, transportar, armazenar e até de prestar serviços. Pense no futuro mudando alguns hábitos de agora para juntos fazermos uma sociedade melhor. A natureza agradece.

Responsabilidade social é um modelo de gestão. A empresa adota a responsabilidade social como uma de suas estratégias de administrar. Responsabilidade social é, enfim, unir o negócio a área social. Envolve acionistas, fornecedores, consumidores, todo o público quer está diretamente ou indiretamente ligado com o negócio daquela organização. Dentro de responsabilidade social existem várias campos de atuação.

Nenhum comentário: