21 novembro 2006

Na natureza e na vida, tudo está intimamente relacionado. Observe

Tudo está intimamente relacionado. Basta observar que nas quatro estações o ciclo que regula ou prevê o clima, crescimento e declínio, mudanças do clima, sons e sabores, emoções na psicologia humanas. Assim, as cinco fases da energia (madeira, metal, água, terra e fogo) representam vários estágios de vazio e cheio pelas quais essas energias passam ao equilibrar um determinado sistema energético. O inverno é marcado pelo frio, de uma paisagem que mostra árvores com aspecto de mortas e poucos animais. A água é a fase da energia associada ao inverno, quando prevalece a força yang. O inverno é o tempo do descanso, da quietude, quando a energia é poupada, recolhida, condensada, conservada e armazenada. A água é um elemento muito concentrado, contendo um grande potencial, um grande poder esperando para ser liberado.

A próxima fase do ciclo das estações do ano é a primavera, surge o elemento madeira do potencial energético da água, assim como as plantas florescem na terra durante a primavera. Na primavera essas árvores parecem ressuscitar cobrindo-se de folhas e flores. Árvores e animais retornam para se alimentar da nova vegetação e procriar. Este é o novo estágio yang do ciclo das energias. A fase madeira é expansiva, alegre, explosivas, é uma geração criativa de energia, despertando o desejo sexual de procriar. Está associada ao vigor, à juventude, do crescimento e ao desenvolvimento. Na primavera, o elemento predominante é a madeira, o fator climático característico é o vento, a direção é leste, a cor é o verde e é quando tudo nasce. A fase da vida correspondente á a infância. O órgão interno mais sensível na primavera é o fígado, que rege os tendões. Sua víscera correspondente é a vesícula biliar. Fígado e vesícula biliar se manifestam nos olhos. O saber é o ácido, a emoção predominante do fígado é a raiva (ressentimento e frustração).

No verão ocorre o nascimento dos filhotes e as árvores frutíferas fornecem mais alimentos. No outono os filhotes já estão crescendo, a disponibilidade de alimento diminui, as folhas começam a cair deixando as árvores quase nuas anunciando a chegada de um novo inverno. Assim a grande roda da vida segue caminhando entre os ciclos das energias elementares, acordando e dando vida a todas as coisas, seguindo um processo ordenando de seqüência rítmica.

No verão os elementos predominantes são fogo, calor, a direção sul e a cor vermelha. O coração é o órgão interno mais solicitado, cuja víscera correspondente é o intestino delgado, que rege os vasos sanguíneos e se manifesta na língua. A emoção predominante do coração é a euforia, a alegria desmedida. E o sabor predominante na natureza é o amargo. Assim, no verão, devemos evitar os amargos (café, chocolate, pimenta, gengibre, cravo e canela). As gorduras e frituras agridem os vasos sanguíneos e devem ser evitados nesta época do ano. O verão é a adolescência de vida. Nossas energias e emoções emanam do nosso interior em direção ao exterior. Nosso calor sai pelos poros sob forma e suor, espinhas, cravos e irritações da pelo. É preciso estar em ambientes abertos, lugares frescos e pouca roupa. Tomar banho de mar, cachoeira ou rios são purificantes. É o período quando a energia sexual está mais ativa.

No outono a direção é o oeste e o elemento é o metal. O órgão em evidência é o pulmão, que além de sua ação respiratória, controla o nosso volume de água, ou seja, a umidade no nosso organismo. As emoções que debilitam o pulmão são a tristeza, melancolia e o luto. Os bons antídotos são cultivar a alegria, não abusar dos elementos picantes e evitar apanhar frio e chuva. Já o inverno corresponde o elemento água e o órgão rim. A direção é o norte e a cor é o preto. A emoção que desequilibra o rim é o medo. O sabor presente no ar é o salgado. Devemos reduzir o sal e o açúcar na alimentação. É hora de comer feijão, sojas e carnes. É hora também de se recolher a ambientes fechados e aquecidos e planejar, meditar, silêncio interior, auto-conhecimento. Assim é a vida, como uma onda, tem altos e baixos.

As cinco fases da energia ou cinco elementos mantêm o equilíbrio interno e a harmonia entre as energias Yan e Yang, através de ciclos de equilíbrio e checagem, chamados ciclo criativo e ciclo de controle. O ciclo criativo gera energia e nutre a energia (como a relação entre mãe e filho). Água gera a madeira nutrindo seu crescimento. Madeira gera fogo dando-lhe combustível para queimar. Fogo gera terra, fertilizando-a com suas cinzas. Terra produz metal pela extração e refinamento. Metal se torna líquido com água quando fundido, somando-lhe propriedades especiais, quando ele se mistura (como na água mineral).

Nenhum comentário: