05 junho 2022

ABC DA CULINÁRIA BAIANA (06)

 

OGUEDÉ

 

É a banana denominada da terra frita no azeite de cheiro.

 

OLUBÓ

 

É feito a partir de um tipo de farinha que não é assada em casa de farinha, e é apenas seca através de um processo artesanal, e depois é misturada com água. Possivelmente é a base do nosso tão consagrado e estimado pirão, uma comida do dia a dia, e que acompanha cozidos, peixadas, carnes, e com muitas outras invenções. “Descascada a raiz de mandioca, em fatias muito delgadas são estas postas a secar ao sol. Na ocasião precisa são essas fatias levadas ao pilão e aí trituradas e passadas em peneira ou urupema. A água a ferver, derramada sobre o pó, produz o olubó, que é um pirão”. (A Arte Culinária da Bahia. WMF Martins Fontes, 2011. Org. Raul Lody)

 

RABADA

 

A rabada é um guisado feito a partir do rabo do boi. Ao cozido, geralmente são adicionados legumes e verduras, tais como pimentão, tomate e cebola, além dos temperos. Esse prato é comumente servido com uma fonte de carboidratos, como o arroz, a polenta ou batatas. Ao redor do mundo, outras culinárias possuem pratos parecidos. Em Portugal, por exemplo, pode ser encontrada a “sopa de rabo de boi”. Já na Inglaterra, é possível encontrar a “oxtail soup”.

 

TAPIOCA

 


O prato tapioca, também conhecido como beiju em algumas partes do estado baiano, é preparado a partir da matéria-prima tapioca, ou goma, que é a fécula da mandioca. O seu preparo é simples: basta dispor a goma em uma frigideira, sem untar, ligar o fogo e esperar que os granulados da goma se unam, formando um disco branco. A esse disco podem ser adicionados recheios dos mais variados: manteiga, carne-seca, queijo coalho, frango, presunto, enfim, o que a criatividade do cozinheiro permitir. Também há a versão doce da tapioca. A massa é preparada da mesma maneira que a salgada, e a diferença está no recheio, que também pode variar bastante. Alguns recheios populares são banana, doce de leite, coco e leite condensado, mas não se limitando a esses sabores.

 

VATAPÁ


 

É uma comida típica baiana que faz parte de vários pratos locais, como o acarajé e xinxim de galinha. A iguaria é um creme de consistência firme, preparado com amendoim, castanha, camarão, gengibre, alho, leite de coco, azeite de dendê e temperos. O vatapá é tradicionalmente servido em datas comemorativas, como o Dia de São Cosme e Damião e o Dia de Santa Bárbara, ou Iansã para os adeptos do candomblé. O prato é acompanhado de arroz branco e caruru, um cozido de quiabo típico da Bahia.

 

 

XINXIM DE GALINHA

 


O xinxim de galinha é mais um prato típico da Bahia e, como tantos outros, tem suas origens relacionadas à cultura africana. O prato é feito com frango, amendoim, castanha de caju, gengibre, azeite de dendê, camarão e leite de coco, além dos temperos, como coentro e pimenta. É um prato ensopado, de aparência amarelada por conta do azeite. Tradicionalmente, é servido com arroz branco e farofa de dendê.

 

Fonte:

 

Lody, Raul. A Arte Culinária da Bahia. WMF Martins Fontes, 2011.

 

Lody Raul. Bahia bem temperada. Editora Senac São Paulo 2013

 

Querino, Manuel, 1851-1923). Arte culinária na Bahia: (breves apontamentos). Bahia : Papelaria Brasileira, 1928.

 

Nenhum comentário: