17 abril 2020

Mistura que dá samba, rock, blues e jazz (05)


2013 (EUA) - GABBA GABA HEY: THE GRAPHIC STORY OF THE RAMONES. Publicada por Jim McCarthy e Brian Williamson, a história segue a jornada dos Ramones e como eles revolucionaram a música com seu ritmo rápido, simples e direto. McCarthy, que também é jornalista de música, vai desde os primeiros dias da banda no Queens, passa pelo seu sucesso internacional e seu final trágico.




2013 (BRASIL) – TERAPIA, de Mário Cau. História originalmente lançada como webcomic em 2013 pelo portal de webcomics Petisco. Ganhou o troféu HQ Mix na categoria Melhor Web Quadrinho e através de um financiamento coletivo, pelo Catarse, foi publicada em versão física. Mario Cau, Rob Gordon e Marina  Kurcis retratam a raiva, a angústia, a tristeza ou a alegria de um garoto. O álbum conta a história de um garoto normal aos olhos da sociedade. Estuda, trabalha, namora… Mas, não consegue se sentir feliz. Se sente deslocado e frequenta sessões de Terapia, onde desabafa e expõe suas inseguranças. Para “fugir” do seu cotidiano e de seus sentimentos, ele encontra o conforto nas letras de canções de blues.




2013 (EUA) - O QUINTO BEATLE. Publicada pela Dark Horse nos EUA e pela Aleph no Brasil, a história segue a jornada de Brian Epstein, o agente que descobriu o grupo em Liverpool. Judeu e homossexual, ele viveu em uma época de preconceitos à flor da pele, em que o antissemitismo ainda assombrava o mundo e a homossexualidade era considerada crime no Reino Unido. Brian é um dos grandes responsáveis pela Beatlemania, pensando em pequenos detalhes que ajudaram a construir a identidade do grupo. O trabalho do escritor Vivek J. Tiwary e dlos ilustradores Alex Robinson e Kyle Baker ganhou diversos prêmios ao redor do mundo como Eisner, Harvey, Lambda, e Reuben, além de se tornar um bestseller do The New York Times.



2014 (EUA) - THE WICKED + THE DIVINE. Escrita por Kieron Gillen (Marvel Comics), e ilustrados por Jamie McKelvie, essa série da Image Comics narra a historia de Laurie, uma adolescente que interage com um grupo de celebridades da música que se descobrem a reencarnação de deuses. Os deuses são de diversos panteões: entre eles temos a Lady Lúcifer, a personificação do Diabo na cultura judaico-cristã, e a deusa egípcia Sakhmet. Lady Lúcifer por sua vez tem traços muito conhecidos para os amantes da boa música, pois lembra muito o visual do camaleão do rock, David Bowie. Sakhmeth é baseada na cantora pop Rihanna, e há outros, como a deusa xintoísta Amaterasu que é inspirada na cantora Florence Welch da banda Florence and The Machine.




2014 (BRASIL) – QUAISQUALIGUNDUM. Graphic novel que homenageia a obra de Adoniran Barbosa e a cidade de São Paulo. Traços, cores e palavras traduzem a música de Adoniran Barbosa no álbum Quaisqualigundum. Com roteiro de Roger Cruz e desenhos em guache e aquarela de Davi Calil, o trabalho é composto por quatro histórias com personagens das músicas de Adoniran Barbosa. Os autores se baseiam em clássicos como Saudosa Maloca, Apaga o Fogo, Mané, Um Samba no Bexiga e Samba do Arnesto. Eles não fazem uma mera adaptação das suas letras, edificam construções de personagens que extrapolam os limites temporais ou temáticos das canções. Assim o leitor é apresentado ao cantor e compositor paulista com narrativas cheias de tragicomédia, boemia, urgência social e linguagem popular.



2014 (EUA) – SING NO EVIL. JP Ahonen e KP Alare criam um gibi intoxicante sobre uma banda em busca desse som esquivo que os levará ao próximo nível. Trata-se também da luta para ser um artista criativo e lutar com trabalho, escola, relacionamentos, etc. Há muito humor tecida, e um amor pelo metal.



2014 (BRASIL) – MINHA VIDA COM CRIOLO de Erick Carjes. Baseado em fatos reais e com um exagero que deixa tudo melhor, Minha vida com Criolo é sobre como foi ser vizinho do rapper brasileiro Criolo, um relato bem humorado.




2014 (BRASIL) – JACKSON DO PANDEIRO EM QUADRINHOS. De Fernando Moura (roteiro) e Megaron Xavier (arte). Editora: Patmos. O paraibano Jackson do Pandeiro, nascido José Gomes Filho, em Alagoa Grande, impressionou a todos com o seu gingado ao interpretar músicas de sua autoria e de terceiros, recebendo da crítica e do público o título de o Rei do Ritmo. A HQ narra sua trajetória de vida de Alagoa Grande, onde era chamado de Zé Jack, até o Rio de Janeiro onde desfilou em emissoras nacionais de rádio e de TV, além de participar de filmes.



2014 (BRASIL) – MALCOLM, do quadrinista gaúcho Luciano Thomé. Malcolm McLaren escreveu seu nome na história do punk rock graças ao seu trabalho como empresário dos Sex Pistols. Além de apresentar os membros da banda, McLaren é relembrado por arquitetar a famosa apresentação do grupo no Rio Tâmisa, onde apresentaram canções como Anarchy In The UK do lado de fora da Casa do Parlamento Britânico durante as celebrações do jubileu de prata da Rainha Elizabeth II. Em 1995, Malcolm McLaren visitou o Brasil e concedeu uma entrevista de quase uma hora para Fabio Massari, que transformou o material em Malcolm, uma HQ ilustrada por Luciano Thomé que reproduz a conversa na íntegra com um vistoso trabalho visual que ilustra as polêmicas histórias do empresário.




2014 (BRASIL) – FEITIÇO DA VILA: a poesia de Noel Rosa em quadrinhos reúne dez roteiristas e ilustradores brasileiros que utilizam a música do Poeta da Vila como inspiração para doze histórias em quadrinhos inéditas. Dez artistas participaram do projeto, com diferentes duplas criativas para cada HQ (um roteirista e um desenhista): Mario Cau, Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi, Laudo Ferreira, Estevão Ribeiro, Sergio Chaves, Ana Recalde, Flavio Soares, Lucio Luiz e Doug Lira. O álbum marca a estreia da série “Som e Traço”, que visa utilizar canções como inspiração para histórias em quadrinhos inéditas. Lançamento da Marsupial Editora.



2014 (BRASIL) – PESCADOR DE ILUSÕES. Adaptação para os quadrinhos da letra de Marcelo Yuka. De forma poética, Wesley Rodrigues reconta a história de um personagem correndo atrás de uma ilusão que somente ele vê. Narra um dia na vida de duas crianças, dois irmãos, que vivem as agruras do mundo e que claramente precisam lutar para sobreviver em uma sociedade um tanto quanto caótica. Enquanto o mais velho precisa sair de casa para vender suas guloseimas, levar o mais novo já que esse não terá aula e a mãe não tem com quem deixar. Uma realidade quase que diária para grande parte da população de nosso país.



2016 (EUA) -  PAPER GIRLS. Série de ficção-científica criada pelo já citado Brian K. Vaughan, com arte de Cliff Chiang. Quatro entregadoras de jornal, no Dia das Bruxas de 1988, se veem envolvidas numa misteriosa batalha com viagens no tempo, criaturas bizarras, dinossauros e drama suburbano. Muito similar às criações de Stephen King, Stranger Things e Steven Spielberg, Paper Girls possui um elenco de protagonistas cativantes e trama que prende o leitor do início ao fim. Nas blusas dos personagens existem referências a duas bandas: Appetite For Destruction do Guns N’ Roses e do grupo de hip-hop Public Enemy.




2016 (EUA) – RAMONES. ARCHIE MEETS RAMONES. Para celebrar os 76 anos de Archie e os 40 anos dos Ramones a Archie Comics promoveu um encontro entre os adolescentes conhecidos de Riverdale e a banda punk americana Ramones. A edição Archie meets Ramones (Archie conhece Ramones), tem roteiro de Alex Segura e Matthew Rosenberg e ilustrações de Gisele Lagace. A edição marca os 75 anos da editora, que coincide com os 40 anos da banda. Esta não é a primeira vez que o Ramones é representado em quadrinhos. A banda já foi representada em uma série batizada de "Killogy" ilustrada por Alan Robert.



2016 (BRASIL) - MAGNÉTICOS 90. Conhecido por seu trabalho como letrista, guitarrista e vocalista do Autoramas, Gabriel Thomaz tem o hábito de conhecer bandas novas e divulga-las. Para isso, o músico passou a colecionar fitas-demo e gravações independentes que serviram de inspiração para Magnéticos 90, uma HQ que relembra o período da cena independente durante a década de 1990. Desenhada por Daniel Juca, a publicação faz um registro que vai desde a formação das bandas importantes para o rock nacional como Planet Hemp e Los Hermanos até a criação da MTV Brasil.

Nenhum comentário: