16 abril 2020

Mistura que dá samba, rock, blues e jazz (04)


2010 (Brasil) – TAXI, de Gustavo Duarte. Um músico pega um táxi para ir a um show de Jazz, mas se lembra que deixou seu case em outro bar, então pega outro táxi, e é a partir daí que vemos que o que há por vir só tem um nome: Surreal. Uma história divertida e interessante, sem falas, mas com balões representativos, esta HQ funciona em qualquer língua, e é claro, o desafio de contar uma história só com a arte é grande, o que deixa tudo mais genial.




2010 (EUA) – CBGB. Publicada pela Boom! Studios, o projeto reuniu nomes envolvidos nos quadrinhos e músicos para contar a história do famoso clube que foi fundamental para o desenvolvimento de bandas clássicas do punk rock nos EUA. Entre os roteiristas esteve Ana Matronic, vocalista do Scissor Sisters, e o quadrinho fala sobre a carreira dos Ramones, Blondie, Misfits e Talking Heads. Esses nomes que ascenderam do underground para o estrelato, utilizando como combustível as pessoas, os sons e a energia que fizeram a casa famosa ao redor do mundo. Entre aqueles que contribuíram para a HQ, estão nomes como Kelly Sue DeConnick, Toby Cyprus, Kieron Gillen, Jaime Hernandez, Ana Matronic, Sheldon Vella, Kim Kirzan, entre outros. O CBGB, entre outras bandas, lançou os Ramones.




2010 (EUA) – LADY GAGA 2 - Traz a trajetória da polêmica popstar para o mundo dos quadrinhos. Mostra Gaga desde os tempos em que era apenas uma jovem sonhadora chamada Stefani Germanotta. Não é a primeira vez que Lady Gaga vira tinta e papel. Em 2009, ela lançou uma HQ para a loja do estilista Marc Jabons. Publicação da série Fame, da editora americana Bluewater que publica quadrinhos de várias celebridades. Outras edições que já saíram incluem Justin Bieber e o elenco de Glee.



2011 (BRASIL) -  HISTORIAS DO CLUBE DA ESQUINA. A obra traz para os quadrinhos a história do famoso movimento musical vindo de Minas Gerais, contada pelos próprios protagonistas do movimento musical em diversas décadas, com Milton Nascimento e toda uma geração de músicos e poetas como Márcio Borges, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Toninho Horta, Lô Borges, Beto Guedes e Wagner Tiso. Roteiro e desenhos de Lauro Ferreira e arte-final e cores de Omar Viñole.



2011 (BRASIL) – AS AVENTURAS DO ROCK RIVERS. O festival Rock in Rio inspirou As aventuras de Rock Rivers. Esse festival trouxe shows internacionais como Queen, Faith No More e Foo Fighters pela primeira vez ao Brasil. A quarta edição brasileira em 2011, lançou na Europa e em seu site oficial a HQ criada pelos espanhóis Carles Santamaría e Pere Pérez, com personagens como Roberto Medina, o todo-poderoso por trás do mítico festival.



2011 (EUA) – TWENT-SEVEN, escrito por Charles Soule e ilustrado por Renzo Podesta. Explora com intensidade o lado sobrenatural do rock, que remonta a sua própria origem em Robert Johnson, assim como o custo psicológico de viver constantemente no limite – o que é quase uma regra das grandes lendas do rock. A história é sobre um músico famoso que perde sua capacidade de tocar guitarra devido a uma desordem neurológica. Caindo da fama rapidamente, ele encontra um cientista que afirma que pode ajudar, e é aí que a história enlouquece. Em vez de ter sua habilidade de voltar atrás, acaba com um estranho dispositivo semelhante a uma caixa implantado em seu peito. Um botão, e ele recebe um presente por um tempo limitado. Os presentes vão desde ser capaz de tocar novamente, até esculpir, até alguns poderes muito estranhos e indutores. Mas tudo tem um preço, e nosso jovem protagonista logo descobre que uma vez que ele aperta o botão 27 vezes, ele morre.




2012 (BRASIL) – KM BLUES. Escrito por Daniel Esteves, desenhado por Wanderson de Souza e colorido por Wagner de Souza. A obra conta a história de Flávio, um homem recém-divorciado que viaja por São Paulo, numa fuga dentro de si mesmo, uma procura de respostas a perguntas que ele sequer sabe quais são. Acompanhado pelo músico Cartola, o personagem visita diversos lugares que fizeram parte da vida dele, reencontrando pessoas, sentimentos e um novo caminho.




2012 (EUA) – PUNK ROCK JESUS. Publicada pelo selo Vertigo, Punk Rock Jesus conta a história de uma emissora de TV que decide clonar Jesus Cristo para um reality show. Alegando ter acesso a material genético presente no Santo Sudário, a emissora inicia o projeto J2, que não só mostraria o nascimento da criança, mas todo o seu crescimento nos dias atuais. Quando chega à adolescência, Chris passa a entender a gravidade do que acontece à sua volta e após um trágico acontecimento decide abandonar o “programa” e se dedicar a Flak Jackets, sua banda de rock, onde pode descarregar todas as suas frustrações. A HQ é escrita e desenhada por Sean Murphy, que aborda fanatismo religioso, faz críticas ao poder da mídia sensacionalista e promove uma reflexão a respeito do significado de uma família em uma trama regada à punk rock.

Nenhum comentário: