15 maio 2014

Cronologia das Histórias em Quadrinhos (74)



1983 (EUA) - Em junho é lançado o terceiro longa metragem de Superman. Traz no elenco novamente Christopher Reeve na pele do herói. Também participam do filme Richard Pryor, Jackie Cooper, Annete O’Toole entre outros. Direção de Richard Lester. Pryor vive o genio da eletrônica que cria um mega computador para desligar os poderes do Superman.

1983 (FRANÇA)O desenhista iugoslavo Enki Bilal junto com o escritor francês Pierre Christin lançam o álbum A CAÇADA. 

A história parte de um fato real da URSS pré-Gorbachevas reuniões de membros dos altos escalões do bloco comunista em caçadas esportivaspara estabelecer uma rede de relações problemáticas de poder entre ols caçadores. Enas da história do leste europeu no século 20 ilustram a trajetória e marcam o crescimento da tensão quando os alvos dos tiros vão deixando de ser os animais. Esse álbum foi anunciado na época como a primeira história em quadrinhos da era Andropov.

1983 (EUA) - Após o falecimento do desenhista Alfred James Andriola, aos 70 anos, Kerry Drake foi continuado por Sururi Gumen, assistente. Mas já era uma obra com visíveis sinais de cansaço e predestinada ao cancelamento.

1983 (BRASIL) - Surge o Inter/Quadrinhos, o mais produzido e luxuoso gibi tropical até então. Waltson Portela foi presença obrigatória em todas as edições. A revista teve apenas cinco primorosas edições, sucumbindo no incêndio da editora Ondas.

1983 (BÉLGICA) - Em março, morre de parada cardíaca o criador de Tintin, Georges Rémi que
usava o pseudônimo de Hergé, criado pelo som das iniciais de seu nome (R.G.). Ele sofria de leucemnia e tinha 75 anos.  Não teve tempo de terminar “Tintin no País dos Falsários”, que virou um álbum editado em 86 com os últimos trabalhos do desenhista e com o título de “Tintin et L’alfh’Art”. Mostra o herói envolvido com uma perigosa quadrilha de falsificadores de quadros, escondida atrás de uma seita religiosa. De 1929 a 86, no entanto, Tintin varou o mundo. Esteve no Congo, nos EUA, no Egito, na China, na América do Sul, na Austrália...Chegou até a Lua, 15 anos antes dos americanos. Material inédito, nem pensar: Hergé proibiu terminantemente a continuação das histórias após sua morte. Durante 54 anos Tintin passeou através do mundo com a mesma silhueta de rapaz direito, rosto de lua cheia com seu topete rebelde, indiferente a todas as modas masculinas, fiel às calças de jogador de golfe e o blue jeans dos anos 30. Hergé influenciou, com seu traço linear e simples, toda uma geração de desenhistas europeus. Foi um dos pioneiros dos quadrinhos belgas.

1983 (EUA)A Filmation Studios produz 130 episódios de HE-MAN para a televisão e 65 de SHE-RA que se tornam sucesso mundial de audiência e, ao mesmo tempo um fenômeno mercadológico, com milhões de bonecos e monstros criados à imagem e semelhança dos personagens das séries, postos à venda em todo o mundo. O tímido príncipe Adam transforma-se no guerreiro ao gritarpelos poderes de Grayskull. Eu tenho a força!. Ele se transforma no invencível He Man. Nesse mesmo ano é lançado o desenho animado He Man and the Masters of the Universe.

1983 (ITÁLIA) - Aparece, na cidade de Bolonha, o grupo vanguardista Valvoline (um de seus fundadores foi Lorenzo Mattotti), que revolucionou as HQs italianas, tanto no aspecto estético quanto linguístico.

1983 (BRASIL)A experiência norte-americana serviu para Henfil lançar o livro DIÁRIO DE UM CUCARACHA, nome pejorativo (barata) que os americano dão aos latino-americanos que moram nos Estados Unidos. Henfil reuniu em forma de diário as cerca de 600 cartas que ele enviou aos amigos entre 1973 e 1975. A linguagem coloquial, cheia de sua poderosa lucidez, funcionou como uma bomba, idêntica ao estouro dos Fradinhos. Nesse mesmo ano surge o INTER-QUADRINHOS, um dos mis produzidos e luxuoso gibi tropical até então. Waltson Portela foi presença obrigatória em todas as edições.

1983 (ITÁLIA)O CLIC, de Milo Manara (o artista italiano é considerado o maior autor erótico das HQ, ao lado de nomes como Guido Crepax, Paolo Serpieri, Rotundo, Magnus e Vittorio Giardino. Além de suas obras-solo, entre elas, Giuseppe Bergman, publicada em 1978, Kama Sutra e Gullivera). Manara é conhecido pelas parcerias com artistas como o cineasta Frederico Fellini (Viagem a Tulum), Hugo Pratt (El Gaucho e Verão Índio), Neil Gaiman (uma história do álbum Sandman: Noites Sem Fim) e Alejandro Jodorowsky (a série Bórgia).
 
1983 (FRANÇA)Martin Veyron lança na revista L´Echodês Savannes a história L´AMOUR PROPRE, uma das primeiras HQs pornográficas sofisticadas (no Brasil saiu pela Coleção Ópera Erótica, da Martins Fontes, com o título Amor Próprio).


1983 (EUA)Robert Crumb cria na revista Weirdo a yuppie MO´OLD DAY.Trata-se de uma alquimista incapaz. Sobe, sobe e sempre termina caindo outra vez na escala social, diz Crumb.

1983 (ITÁLIA)Vitório Giardino começa a publicar na revista Glamour, LITTLE EGO, uma paródia-homenagem sexy a Little Nemo, o célebre menino sonhador criado por Winsor McCay em 1905. Enquanto a página dominical de Nemo se desdobrava nas tentativas do personagem em viajar pela terra dos sonhos, um cenário art nouveau, para a corte do rei Morfeu, as short stories de Ego são sonhos molhados de um revisionismo pós-freudiano. No final de cada sonho fragmentado, a pequena Ego desperta, agitada em sua cama, preocupando-se sobre a maneira como o analista irá encarar seu gozo noturno. O traço de Giardino, herdeiro da linha clara franco-belga, à personagem uma aparência inocente, em, contraste com as peripécias de seu inconsciente eriçado. Ego é pequena, magra, narcisista e preguiçosa. Mora sozinha num apartamento antigo, barroco como a maioria dos delírios de Nemo.


1983 (ESPANHA)TORPEDO, de Jordi Bernet e Enrique Sanchez Abuli, quadrinho de violência cínica que destaca-se na produção espanhola (com efeito, Barcelona e Bruxelas tornam-se os principais centros irradiadores de HQ na Europa, enquanto que França e Itália enfrentam uma crise de mercado nos anos 90).

1983 (EUA) - Jim Davis ganha o prêmio de melhor tira humorística oferecido pela National Cartoonists Society com a série Garfield.

-----------------------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: