08 setembro 2011

Turma do Xaxado ataca de lendas e mistérios

A cultura mantém-se viva através da expressão popular de nossas tradições e crenças. A diversidade de manifestações culturais presentes na Bahia, hoje, é evidência da capacidade de nosso povo de preservar nossas tradições e consequência do esforço coletivo contínuo para não permitir que nossa História seja esquecida, transmitindo o conhecimento por gerações através da tradição oral. As marcas da miscigenação entre as culturas europeia, africana e indígena e da colonização portuguesa são constituintes dessa cultura singular e plural, que encanta os visitantes e orgulha os baianos. Festejar a vida faz parte de nossa história.


Da mistura de portugueses, índios e africanos surgiu essa miscigenação baiana. As manifestações folclóricas funcionam como berço da arte e cultura baiana, pois permitem a criação e recriação das suas formas de representação. Em contrapartida, a cultura produzida a cada dia alimenta, enriquece e renova as antigas tradições, tornando-as cada vez mais atrativas.


E foi assim que o nosso desenhista Antonio Cedraz resolveu pesquisar as lendas de nossa cultura pa

ra produzir um álbum em quadrinhos. O primeiro volume foi sucesso total. O segundo volume de Turma do Xaxado: Lendas e Mistérios foi lançado no mês passado em um local importantíssimo para os jovens: a Biblioteca Monteiro Lobato, em Nazaré. Um lugar sagrado de leitura, criado pela saudosa bibliotecária Denise Tavares, uma das pioneiras na Bahia a defender as histórias em quadri

nhos como instrumento para a educação.

Pois bem, Cedraz estava rodeado de crianças junto com seus pais para saber um pouco mais de suas criações. E com a simplicidade dos deuses, Cedraz foi contando sua trajetória de luta por esse sertão à fora para publicar suas historietas. E haja luta, paciência, criatividade e disposição. Tudo isso ele tem junto com sua equipe. E por acreditar nesse trabalho, de muito suor e lágrima, ele está finalmente conseguindo o sucesso desejado. Merecido.


Lendas e Mistérios leva ao leitor as tramas da Comadre Florzinha, Lobisomem, Homem do Saco (Papa Figo), Boitatá, Cabeça de Cuia, Iara e o Anão dos Trilhos. Com um colorido vivo e historias curiosas e engraçadas, o álbum é uma ótima diversão e aprendizado. Vale conferir.

Na ocasião foi lançado também o livro Crie a História. Nesse livro o leitor vai encontrar histórias com os “balões” em branco para que cada um escreva a sua história do jeito que quiser do jeito que a imaginação mandar. Terminado o enredo, o leitor poderá pintar as cenas quadro a quadro. È Cedraz interagindo com o leitor numa rede de conexões importante para a continuidade de seu trabalho.

Antonio Cedraz nasceu no município de Miguel Calmon e cresceu em Jacobina, onde se formou professor e começou a fazer desenhos e histórias em quadrinhos. É Mestre dos Quadrinhos Nacionais, título concedido pela Associação de Caricaturista e Desenhistas de São Paulo e é o criador da Turma do Xaxado, com a qual ganhou, 6 vezes, o mais importante prêmio de Histórias em Quadrinhos do Brasil: o HQ MIX, considerado o Oscar dos quadrinhos brasileiros. Cedraz tem mais de 25 livros e revistas editadas por sua editora e adotados por diversos colégios.


Quem quiser saber mais sobre a obra de Antonio Cedraz, entre no site:

http://www.xaxado.com.br/

-----------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929).

Nenhum comentário: