09 setembro 2011

Música, Poesia & Informações

Qual É A Cor Do Amor? (Cazuza)


Primeiro é o beijo

Quente, procurado

A língua procurando a outra

E vendo se a boca combina

Se combina o beijo

Meio caminho andado


Depois é a pele

Se a textura vale

O pêlo com pêlo

Ou o pêlo com o seu pêlo

Ou os pêlos com meu pêlo

Ou o medo


Depois o cheiro

Um procura no outro

O cheiro de colônia ou

O cheiro de prazer

E os dois se embriagam

Ou vão até o banheiro


Depois a cor

O amor tem cor?

Cada amor tem uma cor

Cada beijo tem uma cor

Cor de caramelo doce

Cor de madrugada fria



Definição do Amor (Felix Lope de Vega - 1562-1635)

Desmaiar-se, atrever-se, estar furioso,

áspero, terno, liberal, esquivo,

alentado, mortal, defunto, vivo,

leal, traidor, covarde e valoroso;


não ver, fora do bem, centro e repouso,

mostrar-se alegre, triste, humilde, altivo,

enfadado, valente, fugitivo,

satisfeito, ofendido, receoso;


furtar o rosto ao claro desengano,

beber veneno qual licor suave,

esquecer o proveito, amar o dano;


acreditar que o céu no inferno cabe,

doar sua vida e alma a um desengano,

isto é amor; quem o provou bem sabe.

----------------------------------------------------------------------------

ExposiçãoÍcones POPda música brasileira (Caricaturas e ilustrações)

A partir de 15 de setembro, a Oficina HQ apresenta a exposição ícones POP da Música Brasileira, em forma de caricaturas e ilustrações, na Galeria Xisto Bahia (subsolo da biblioteca Central, Barris, Salvador-BA).

Além da exposição física, haverá uma versão online que a Oficina HQ disponibilizará no site www.oficinahq.com a partir do dia 19 de setembro. Será produzido ainda, um catálogo digital em parceria com a Grioti livros digitais com lançamento para dezembro. Os interessados também poderão adquirir cartazes com caricaturas ou ilustrações dos seus artistas preferidos!

Trabalhos gráficos de cartunistas de várias partes do Brasil estão reunidos para homenagear os músicos brasileiros como Caetano Veloso, Nando Reis, Zé Ramalho e muitos outros.

A exposição coletiva é formada pelos artistas gráficos: Abel Marcelino(BA), Adalfan Filho(CE), Alessandro Trindade(BA), Amauri(BA), Bira Dantas(SP), Chris, The Red(DF), Caó Cruz Alves(BA), Davi Sales(BA), Danilo Dias(BA), Elton Carlos(BA), Gabriel Torres(BA), Isadora Sabar(BA), Jamile Coelho(BA), Luciano Araujo(RJ),

Marchini(SP), Oliver Quinto(SP), Olegário Gouveia(BA), Uenderson(SP), Zecarlos(SP), Wal Alves(BA) e Wilton Bernardo(BA).

A Ação Cultural Oficina HQ, coordenada pelo artista plástico e empreendedor Wilton Bernardo, completa oito anos de realizações culturais voltadas para as artes gráficas em Salvador – a exposição Axé Comics-Mostra de humor com sotaque baiano(2010), exposição Ícones POP(2009), dezenas de oficinas de quadrinhos, mostra de filmes, mesas redondas além de disponibilizar um site com artes gráficas e informação gratuitamente. São atividades culturais diversas voltadas para todas as classes sociais, onde a partir de 2010, através de leis de incentivo, se privilegiam também, comunidades carentes de Salvador.

Todas as realizações foram possíveis, graças a parceiros e apoios importantes como: EBEC Escola de inglês, Aliança Francesa, Produtora Caco de Telha, SESC Aquidabã, Dona Matilde Matos e Claudine Toulier(2 grandes madrinhas da Oficina HQ), Fudação Cultural da Bahia, produtora Talyta Almeida(nos possibilitou levar oficinas de HQ para comunidades carentes), os professores Wilson Junior, Lucas Pimenta e Isadora Sabar e todos os ex-alunos da Oficina HQ. Gutemberg Cruz, Cedraz, Flávio Luiz, Luis Augusto, muito obrigado. Obrigado aos veículos de comunicação que colaboraram sempre para que a comunidade soubesse de nossas realizações e pudessem usufriur, afinal, para quem é feito tudo, senão para a própria comunidade?

Serviço:

1)O que: Exposição “Ícones POP da Música Brasileira – Caricaturas e ilustrações

Local: Galeria Xisto Bahia – Rua General Labatut, 47, Barris (subsolo da biblioteca Central), Salvador-BA

Abertura: 15 de setembro partir das 19h

Visitação: 16 de setembro a 15 de outubro

Seg. a sex., das 9 às 18h; fim de semana e feriado das 16 às 21h

Maiores informações: Wilton Bernardo (71) 8807-4331(Wilton Bernardo). E-mail: oficinahq@hotmail.com. Site: www.oficinahq.com

......................................................

Homenagem ao cartunista Glauco no 23° troféu HQMix

Votação nacional é considerada o “Oscar dos Quadrinhos no Brasil”

Organizado pela Associação dos Cartunistas do Brasil –ACB e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil – IMAG, o Troféu 23ºHQMIX, traz os melhores profissionais e lançamentos dos quadrinhos e humor gráfico, de 2010, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas, da área, em todo o Brasil.

A cada ano a estatueta do troféu é modificada homenageando um grande personagem dos quadrinhos e humor gráfico brasileiro. Nesse ano o artista plástico Olintho Tahara esculpiu o personagem GERALDÃO do cartunista Glauco que faleceu prematuramente em março do ano passado. A Folha de São Paulo, onde Glauco publicava suas tiras e charges, reimprimiu o encarte “Gibi do Glauco” para distribuir gratuitamente para quem for ao evento.

Nesse ano haverá ainda outras novidades: também será distribuído o jornal HQMIX com informações sobre os premiados e homenageados. E uma coleção de 20 cards de desenhistas brasileiros ao estilo dos cards de basquete americanos. A idéia é iniciar uma coleção que será acrescida de mais 20 nomes a cada edição anual do HQMIX. A distribuição será apenas no local para quem assistir ao evento por ter uma quantidade finita.

A revista BRASILEIROS transmitirá ao vivo em seu site www.revistabrasileiros.com.br/ toda a festa da premiação.

O documentário “Angelí 24 Horas”, da diretora carioca Beth Formaggini, será exibido às 19h30 no auditório do SESC Pompéia. Logo depois sobem ao palco os cerca de 44 agraciados com o “Geraldão” para os destaques de 2010.

Outra presença importante é da cartunista Ana Von Rebeur, presidente da FECO –Argentina. A FECO é a Federação Internacional de Cartunistas que luta pelos direitos e divulgação dos artistas do traço no mundo. Na ocasião será fundada a FECO – Brasil com a Dra. Sonia Bibe Luyten como presidente. Um acordo Brasil, argentina, Uruguai e Paraguai está a caminho por essa iniciativa. (Fonte: Ascom do evento)

-----------------------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) e na Midialouca (Rua das Laranjeiras,28, Pelourinho. Tel: 3321-1596). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929).

Nenhum comentário: