13 julho 2009

Mauricio de Sousa comemora 50 anos de carreira(1)

Para comemorar os 50 anos como quadrinista, Maurício de Sousa organizou uma série de eventos como o lançamento de uma exposição, um livro em que 50 quadrinistas brasileiros reinterpretam a Turma da Mônica, CD com músicas dos personagens, documentário e anuncia qual caminho seguirá daqui para frente. Foi no dia 18 de julho de 1959 que uma tira em quadrinhos publicada na Folha da Manhã trazia a estréia dos personagens Franjinha e Bidu criados pelo então repórter policial Maurício de Sousa (MS). De lá para cá ele não parou mais de desenhar e hoje cerca de 16 revistas com a assinatura de MS chega, às bancas brasileiras.

Os 50 anos serão comemorados ao longo de um ano, a partir de 18 de julho, com eventos diversos. Um dos mais originais será a publicação do livro "MSP 50", que significa "Mauricio de Sousa Por 50 Artistas Brasileiros", um trocadilho com a sigla da empresa, Mauricio de Sousa Produções. O livro contará com gente como os baianos Cedraz (Xaxado), Cau Gomez (cartunista de A Tarde) e Flavio Luiz (Aú, o Capoeirista); Fábio Lyra (Menina Infinito), Samuel Casal (Prontuário 666), Spacca (Jubiabá), Fábio Moon e Gabriel Bá (O alienista), Jean Okada (Exploradores do Desconhecido), Rafael Sica (Picabu), José Aguiar (Folheteen), Renato Guedes (Super-Homem), Vinicius Mitchell (Irmãos Grimm em quadrinhos), Ivan Reis (Lanterna Verde), Ziraldo (Menino Maluquinho), Laerte (Os piratas do Tietê), Lelis (Cidades do Ouro) e Fernando Gonsales (Níquel Náusea).
De fato, aos 73 anos e pai de dez filhos, Mauricio de Sousa busca informações no seu dia a dia. "Quando comecei, jovem ainda, a única experiência que realmente dominava era a minha relação com um cãozinho, daí o Bidu ter sido o primeiro personagem. Em seguida, ao observar o comportamento das minhas filhas, consegui me sentir seguro para criar a Mônica, a Magali. E hoje ainda observo os pequenos e suas relações com a tecnologia para ficar sempre atualizado."
Foi a partir de tal observação que Mauricio vislumbrou o passo seguinte à Turma da Mônica, ou seja, iniciar uma coleção com os personagens já adolescentes. Mais: notou a voracidade com que os jovens brasileiros devoravam quadrinhos em mangá e decidiu criar a Turma da Mônica Jovem que, agora em seu décimo número, tem uma tiragem média de 200 mil exemplares. É pela editora Panini que Mauricio desdobra seus projetos, que incluem livros e coleções. Antes, ele passou pela Editora Abril, onde começou a publicar em 1970, e Globo (1988). "Foram grandes parceiros mas, em um determinado momento, senti falta de mais fôlego nos investimentos."
Ele, de fato, é insaciável. Depois de uma frustrada negociação com a TV Globo nos anos 1990, Mauricio pretende retomar a produção de desenhos para telas pequena e grande. Na televisão, ele negocia com o canal Discovery um programa com bonecos, semelhante ao Vila Sésamo. No cinema, o esquema envolve parceria com produtoras de diversos países, cada uma cuidando de um personagem. "Assim, teremos vários filmes em um mesmo tempo." E os quadrinhos continuam na pauta: já há um projeto de histórias do Penadinho com o traço tridimensional. "Quero agora investir em educação", conta Mauricio, que já acertou com a China conteúdos sobre a história do Brasil. "Eles se interessaram, por exemplo, sobre o descobrimento do nosso País. Quero fazer isso também aqui."
Maurício em números:
1 bilhão de revistas publicadas
3 mil produtos licenciados
7 vezes campeão do prêmio Ibest, como melhor site infantil brasileiros
12 filmes já foram produzidos
50 idiomas traduzidos
120 é o número de países que publicam as revistas
200 mil foi a tiragem da primeira revista da Turma da Mônica
---------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um estado d´alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Roha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela)

Nenhum comentário: