14 maio 2009

Leve, ágil, cortante e irreverente traço de Lage (4)

“Lage não precisou deixar a Bahia para se tornar um dos mais importantes chargistas brasileiros, muitas vezes premiado nacionalmente. Mas, se tivesse ido para o Rio ou São Paulo, certamente que haveria de transformar-se num criador mais reconhecido e glorificado em todo o país. Muitas vezes eu falei isso para ele. Mas, modesto, e sempre meio silencioso, ele sorria e ignorava a sugestão. Do mesmo jeito que fazia quando alguém se atrevia a sugerir-lhe um tema para uma charge. Nunca dizia não, mas jamais admitia utilizar a sua pena para ilustrar idéias de outros. Era original e muitas vezes demolidor nas suas charges inteligentes sobre os assuntos nacionais, daquelas que faziam doer quando a gente ria. O papagaio desbocado Putz, personagem de tira que publicou durante anos nesse jornal, assim como as suas principais charges, inclusive as premiadas, merecem ser editadas em livro. Que alguém comece a cuidar disso, para que o traço de Lage não se perca nas brumas do tempo e ganhe a eternidade” (Lage, um traço para a eternidade. Sergio Gomes, jornalista. Tribuna da Bahia, 01/12/2006).

“Lage, como era mais conhecido e assinava seus trabalhos, levou uma vida tão simples, tão despreendida de ambições pessoais, certamente por convicção inata de sua baianidade, que se tornou ao longo dos anos um legítimo representante do provincianismo baianês (...) O certo é que Lage deixa uma enorme lacuna no traço do humor político baiano (...). Lage foi genial. Seu traço simples das figuras humanas que retratou, o cidadão classe média quase sempre com a cara do baiano que vai a padaria no final da tarde, narigão, olhos de gude; os policiais brucutus; e as suas tirinhas sobre sexualidade (o casal na cama, o papagaio putz) deixavam seus fãs admirados. A primeira coisa que o leitor da Tribuna da Bahia fazia quando pegava o jornal era olhar e ler a charge de Lage (A charge política sem Lage. Tasso Franco, jornalista e escritor. Tribuna da Bahia, 04/12/2006).
MOÇÃO DE PESAR
O jornalismo baiano perdeu um de seus mais competentes profissionais e o cartunismo brasileiro ficou sem um dos seus expoentes máximos. Partiu o gênio do traço, o chargista que esbanjava alegria, senso crítico e humor sutil e inteligente”. Foi assim, com um misto de tristeza e exaltação das qualidades de Hélio Roberto Lage que a então deputada estadual Jusmari Oliveira se despediu do chargista e cartunista, através de uma moção de pesar. No documento, protocolado na Secretaria Geral da Mesa da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, Jusmari fez um resumo da vitoriosa trajetória do cartunista. “Abdicou do diploma de arquitetura, entregando-se de corpo e alma à profissão que exerceu como poucos durante 40 anos, até que a doença traiçoeira interrompeu sua brilhante carreira”, lamentou a deputada. Jusmari Oliveira lembrou que Lage iniciou seu trabalho em jornal na Tribuna da Bahia na época da fundação do veículo. “Durante a repressão militar, foi convocado para depor em razão de críticas feitas ao regime através de charges que retratavam o pensamento do povo oprimido”, relatou o parlamentar, acrescentando que, apesar da censura, continuou criticando a ditadura com seus desenhos carregados de humor sutil e mordaz. “A Bahia jamais esquecerá o filho que preferiu o anonimato a ter que abandoná-la em busca de fama e do estrelismo fugaz. Com simplicidade e brilhantismo, destacou-se como um dos melhores e mais inteligentes cartunistas do Brasil”, elogiou a autora da moção.
Lage, Nildão e Setúbal no traço de Setúbal
No dia 05 de dezembro de 2006, na 89ª Sessão Ordinária da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, o deputado Álvaro Gomes apresentou a seguinte moção de pesar: “O deputado que esta subscreve solicita que a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa da Bahia aprove, na forma regimental, moção de pesar pelo falecimento do chargista baiano Hélio Roberto Lage, ocorrido no dia 29 de novembro de 2006, nesta capital. Lamentamos profundamente a perda de uma dos mais brilhantes profissionais de imprensa, considerado o gênio do traço, Hélio Roberto Lage, ou simplesmente Lage, como assinava os seus trabalhos. Nascido na cidade de Catu, em 16 de setembro de 1946, arquiteto de formação, o chargista fez opção pelo desenho crítico e assim destacou-se na imprensa nacional contra o jugo do regime militar, por sua luta pela liberdade de expressão e pela afirmação da democracia. Satírico, Lage, tanto na charge quanto nos quadrinhos,trazia à tona temas da mais alta relevância, questionava costumes, preconceitos, fatos do cotidiano de grande repercussão e o desempenho dos políticos, com a compreensão dos sábios. Humor refinado e mordaz, foi merecedor de diversos prêmios, inclusive internacionais. Lage fez escola junto aos novos cartunistas e cultivava um profundo sentimento de grupo, posicionando-se enquanto umas das mais expressivas lideranças do cartoon brasileiro. Participou de diversas bienais nas quais se destacava como um dos expoentes máximos da crítica política. Recatado, discreto nas suas aparições públicas, possuía um grande poder de observação. Com a mesma simplicidade e espírito de solidariedade, suas características mais marcantes como pessoa reconhecidamente tímida e avessa ao estrelismo, destacou-se também como artista plástico, tendo realizado exposição de quadros com temas clássicos, que, como sempre, tinha a pitada de humor inteligente. É para ele, este dedicado profissional de imprensa, que devemos as nossas homenagens póstumas, a ele, cidadão Lage, que, em defesa das liberdades democráticas,teve tentativa de voz de prisão dentro da redação do jornal Tribuna da Bahia e depôs por diversas vezes acusado pela ditadura militar de atentar contra o regime, e com quem a Bahia conviveu por 40 anos recebendo as informações tão necessárias ao entendimento e posicionamento acerca da nossa realidade. Portanto, Sr. Presidente, apresento esta moção de pesar, com certeza aqui também subscrita por muitos e muitos colegas, que seguramente intencionam e estão dispostos afazer o mesmo. Muito obrigado”.

Um comentário:

PSPB disse...

Boa noite, favor mandar seu email pra podemos enviar reportagens do nosso partido.(partido dos servidores publicos do brasil)