03 março 2009

Moda no século XX (2)

ANOS 60

Os adolescentes exigiram uma revolução na moda. Blue jeans, roupas sem, gravata e jaqueta de couro foram o uniforme da geração beat. A moda refletia as aspirações da juventude. A minissaia de Mary Quant entrou em sintonia com a década. A modelo Twiggy representou a garota da época, magra e com o frescor da juventude. Cabelo comprido, terninhos moderninhos, roupas coloridas, a moda ditada pelos Beatles passou a ser usada no mundo inteiro.

ANOS 70
A moda se diversificou com as roupas rasgadas ou retro. Moda punk ou o retro look (moda do passado) procuravam chocar a sociedade. Havia a obsessão pela magreza. O ícone era o modelo Jerry Hall. Os contornos do bom e mau gosto estavam, delineados na década.

ANOS 80
O corpo é modelado pelas academias de ginástica, e os músculos ficam à mostra. É o auge do culto ao corpo, com a aeróbica e sua estética. Madonna simboliza a mulher ideal. Vestidos cola
ntes de couro, as minissaias azuis, coletes, os jogging eram usado em todas as ocasiões, assim como roupas esportivas de moletoom, lycra, jérsei, de náilon, tac-til e neoprene.


ANOS 90
A dance music fez nascer grande variedade de roupas fáceis de usar, que iam desde os mínimos tops e bustiês até vestimentas bem folgadas, que facilitassem os movimentos. Roupas sintéticas invadem a noite de Nova Iorque, Londres e Paris. Lady Diana, Kate Mosseat é a heroína cyber Lara Croft são imagens da década.
ANOS 2000
O respeito e a valorização de raças, tipos físicos e culturas passaram a ser valores importantes no mundo da moda. A mulher da época é atuante, inteligente e bem real.
A modelo sudanesa Alek Wek serve para os padrões de beleza deste século. Nas novas roupas, as microfibras que, dobradas ou deformadas, não encontram resistência, vão estimular os prazeres sensoriais e agradar ao toque. É o tecido leve, flexível e com mobilidade.



Nenhum comentário: