29 maio 2008

Renovação cíclica

A vida política européia está em ebulição. Os governos de direita estão à frente dos principais países europeus. Silvio Berlusconi reassume o governo da Itália. Conservadores britânicos obtiveram uma vitória arrasadora nas eleições municipais até mesmo na prefeitura de Londres. Na França o pequenino Nicolas Sarkozy festeja seu primeiro ano na presidência. Países menores como Dinamarca, Bélgica e Holanda deram à direita supremacia no Velho Continente (exceção da Espanha onde os socialistas venceram).

Os analistas afirmam que esse movimento traduz uma renovação cíclica que é natural. Se os anos 50 a 70 foram da esquerda. A direita voltou com um programa neoliberal nos anos 80. A esquerda ressurgiu nos anos 90 com o novo perfil ideológico – mistura de liberalismo econômico e bem-estar social – defendido pelos dirigentes do Reino Unido, Itália, Alemanha e França. Agora vamos observar o que essa direita vai fazer com a alta criminalidade e a relação com os imigrantes a curto prazo.


Botox

Com a entrada em funcionamento da TV de alta definição, artistas e políticos ansiosos por rejuvenescer a face fazem de tudo para ter o rosto esticadinho. E tome-lhe botox (tratamento com a substância, toxina butolínica para impedir a contratura muscular). Todos querem o corretivo de marcas faciais e o resultado é a estampa de homens e mulheres preocupados com a imagem. Escravos da beleza sem nenhuma expressão.



Zoadeira

Sons estridentes de bares e veículos dos freqüentadores desses estabelecimentos proporcionam horas sem dormir dos moradores do centro da cidade e bairros periféricos. Embora exista determinação de cobrança de multa para quem insistir em manter a intimidade do volume extremamente alto depois das 22h pela Superintendência de Controle do Uso do Solo do Município (Sucom) não há fiscalização. E como escreveu Juliana Cunha (Metrópole nº11): “a prática consiste em estacionar o carro o mais próximo possível da loja de conveniência, abrir o porta-malas e ligar o som do veículo (cuja potência é inversamente proporcional ao falo do proprietário). Depois, é só comprar cerveja (...) e esperar as mulheres se hipnotizarem por essa espécie de dança do acasalamento com cheirinho de óleo diesel”.


Penúria alimentar

O forte desequilíbrio atual entre produção e consumo vai mudar completamente as negociações internacionais. Esse desequilíbrio tem peso na elevação de consumo. A produção agrícola mundial cresce, mas a demanda firme encolhe estoques, gerando aumento de preços. Líderes mundiais em produção de milho, os EUA adotaram o produto como energia alternativa e o resultado: estoques baixos.

O economista Bruno Parmentier disse em seu livro “Alimentar a humanidade” que o século 21 será uma era de penúria alimentar. Para lê vai ser necessária uma revolução para reverter a atual crise mundial: na agricultura, no comércio, nos hábitos. E lembra que dos 6.655 bilhões de habitantes do planeta, 887 milhões são submetidos e 1,12 bilhão têm excesso de peso. Isso faz sentido?”. Além da mudança de hábitos alimentares, é preciso parar de desperdiçar.

A crise dos alimentos já afeta o bolso do cidadão, mas a expansão do consumo pode render benefícios comerciais no Brasil. Já tomamos o lugar dos americanos como fornecedor do milho para países como Portugal, Espanha e Brasil. É necessário que o Brasil rompa algumas barreiras impostas por muitos países importadores. O momento é este porque eles precisam de alimentos.



Fugitivos

“Num país de fugitivos, aqueles que andam na direção contrária parecem estar fugindo” (T.S.Elliot)

É fácil entender os que andam na direção em que todos andam. Seus pensamentos e atos têm suas origens no tempo e são expressões da teia das relações sociais em que estão enraizados. Eles pensam e falam numa lógica rigorosa e um desenvolvimento previsível. Assim, basta que as primeiras palavras sejam ditas para que se possa adivinhar quais serão as últimas.

Os que andam na direção contrária, entretanto, são aqueles que dizem o que não se pode adivinhar e que não era previsto. Seus pensamentos e suas palavras são sempre um susto, uma surpresa. Estes são os poetas, místicos, visionários, profetas, loucos. A fala dos que andam na direção contrária atravessa décadas.


Nenhum comentário: