12 abril 2010

Dicionário dos Excluídos

BOCÓ - Abestalhado, bobo


BROCOIÓ - È o que muitas vezes chamamos de matuto, beradeiro e abestalhado e que na maioria das vezes são pessoas humildes que se sentem inferiorizadas diante às demais pessoas.

CAGUETEDedo duro


CASCA-GROSSA - Pessoa rústica ou corajosa, que não tem medo das agruras da vida; pessoa mal-educada; ou pessoa muito rígida e exigente.

CROCODILHO – Sujeito falso, enganador.


DESIGUAL DAS OUTRAS – Diferente e estranha ao grupo.


DESCACHUMBADO – Todo quebrado.


ESCATEMBADA – Suja, quebrada

E.T. - Extra terrestre ou alienígena; pessoa estranha ou que não se encaixa em nenhum círculo social normal.



FAROFEIRO - Fanfarrão, pessoa que mora longe e vai a praia levando alimentos à subsistência pelo período em que lá permanecer, geralmente um dia.



FUÁ - Terminologia freqüentemente utilizada para designar coisa ou pessoa de aparência estranha, esquisita e caracterizada por uma vasta cabeleira de gosto duvidoso". A palavra fuá tem origem do tupi fu-á que significa estranho, esquisito ou, no portugues cotidiano, escroto. Assim foram chamados os primeiros europeus cabeludos (cabelo-de-juba) que desembracaram em território brasileiro. Pessoa sem qualidade nenhuma



FULEIRA – Barato, ruim, de qualidade duvidosa


FURÃO – O que ta em todas, arranjando forma de penetrar nas rodas


MALA – Pessoa preguiçosa, que atrapalha as atividades de outros.

MEQUETREFE - Indivíduo intrometido, que se mete no que não é de sua conta; enxerido, inconveniente; de caráter

duvidoso; inútil, insignificante, desprezível, imprestável; borra-botas, joão-ninguém.

MOCORONGO - (Sentido vulgar) Idiota, tolo, burro, bobo, retardado.

MUSA – Nome científico da banana

M.S.T. - No Brasil é o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Na França a sigla é para doenças sexualmente transmissív

eis.


PERU – O que está onde não é chamado e se mete nas conversas alheias

PIRIGUETE - Mulher sexualmente vulgar e escandalosa, que normalmente adora perseguir homens de todos os tipos, principalmente os casados.


SACIZEIRO - Sacizeiro é uma gíria utilizada em Salvador para designar os fumadores de crack e remete ao saci, personagem folclórico que aparece sempre retratado com um cachimbo à boca.


ZÉ MANÉBobão, otário




------------------------------------------------------------------------------------

Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Piedade), Galeria do Livro (Boulevard 161 no Itaigara e no Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves) e na Pérola Negra (ao lado da Escola de Teatro da UFBA, Canela) E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho, 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929

Nenhum comentário: