16 janeiro 2008

O que está por trás da guerra contra o Iraque (2)

O país de Saddam tem o petróleo mais barato do mundo e o de melhor qualidade, enquanto os Estados Unidos, sozinhos, gastam 20 milhões de barris por dia e respondem por 40% do consumo dos países industrializados. Hoje os EUA importa 60% do que gasta e tende a subir. O Oriente Médio que fornece dois terços do petróleo americano é citado em, documentos da Casa Branca como “vital aos interesses americanos”.


Assim, o petróleo é uma das causas da guerra de Bush contra o Iraque. Empreiteiras e diversos grupos que participam da reconstrução do Iraque vão ter a oportunidade de fazer bons negócios. A reconstrução do país deverá dividir as potências ocidentais. França e Rússia deverão perder contratos que mantinham com Saddam Hussein, já EUA e os países que apoiaram a guerra vão tentar garantir a melhor fatia dos negócios para suas próprias empresas.

Outro elemento importante nesta guerra: as questões ideológicas e de geopolítica que parecem mover o presidente George Bush. Ele acredita que está fazendo o que é melhor para seu país. Os Estados Unidos, colonizados por europeus que venceram tribos indígenas seminômades, é o líder do grupo dos sete países mais ricos, o G-7. Já o Iraque, com 26 milhões de habitantes, detém 11% das reservas de petróleo do Golfo Pérsico, a segunda maior depois da Arábia Saudita. Os EUA produzem tudo que consomem e exportam grãos para o mundo inteiro.

O resultado disso tudo é que Bush está mandando jovens americanos à guerra – matando iraquianos indefesos – para manter os lucros da Esso e garantir que a classe média continue rodando em utilitários esportivos. Controlando o petróleo e a água, os Estados Unidos controlam todo o Oriente Médio. O Iraque lutou oito anos contra o Irã, venceu e, agora, estava pronto para ser uma nova nação. Mesmo divididos,os iraquianos não gostam dos EUA. Depois que os americanos pegarem todo o petróleo, os iraquianos não terão nenhuma vantagem. Após fracassadas incursão militar no Irã, os EUA resolveram apoiar o Iraque de Saddam Hussein, que parte para a guerra contra o Irã, iniciada em 1980.

Os norte americanos ocuparam o Haiti durante 19 anos e fundaram um poder militar que desembocou na ditadura de Duvalier. O mesmo aconteceu com a República Dominicana, ocupada por nove anos e fundaram a ditadura de Trujillo. Mais tarde foi a vez da Nicarágua durante 21 anos e fundaram a ditadura da família Somoza. Incapaz de ouvir alguém além dos ecos de sua voz, Bush se apodera do “defensor da paz mundial” tentando esconder o que todos já sabem”os EUA são o país que mais armas fabrica e vende no mundo. Foi o único país que lançou bombas atômicas contra a população civil. Por tradição, sempre está em guerra contra alguém. A matéria-prima para fabricar armas químicas e biológicas foi vendida a Saddam Hussein pelos EUA paras asfixiar os curdos. O Iraque foi arrasado em 1992 pela guerra de Bush pai e deixado esfomeado pelo posterior bloqueio.

O povo americano está sendo chamado a pagar a conta com dotações orçamentárias e este pode ser um fator de enfraquecimento do apoio que hoje Bush desfruta para manter a guerra. Bush necessita formar a posição dos Estados Unidos como potência hegemônica no mundo. Saddam ganha com a guerra, porque os iraquianos, como qualquer povo agredido, precisam de um líder para centralizar a resistência. E assim ele garante mais tempo no poder. E o que dizer da fraude financeira e delírio otimista com novas tecnologias criada nos EUA no período 1995/2001

Nenhum comentário: