15 janeiro 2008

Nildão lança "Penso, logotipo"

O cartunista e designer Nildão promove uma big festa dançante para o lançamento do seu décimo primeiro livro: "Penso, logotipo". O evento acontece dia 22 de janeiro, terça-feira, a partir das 21 horas no 2º piso do Bar Santa Maria, Pinta e Nina que fica no Largo de Santana, próximo a Dinha do acarajé, no Rio Vermelho. A animação fica por conta do DJ Roger N'Roll nos pic-ups e o ingresso no valor de R$ 15,00 dá direito a um exemplar.

Nesse novo trabalho Nildão mudou radicalmente e em vez de trabalhar com a palavra decidiu transitar pelo universo da imagem sem abandonar sua veia humorística. Dividido em capítulos, o novo trabalho busca uma releitura dos ícones da cultura pop mundial. No primeiro capítulo "Logotrip" o autor explora de maneira bem humorada as alterações nas marcas e nos logotipos mais famosos do planeta. Em "Não vá na propagonda" Nildão brinca com a criação de falsos anúncios e sugere empresas fictícias que propõem produtos inimagináveis. No capítulo "Nunca fui Santa" o tema central é a criação de novos santos para o imaginário religioso Ocidental. Em "bicho também é gente" o foco é a relação entre nós humanos com os animais inclusive propondo a criação de novos seres para a zoologia. Todo o material que compõem o livro foi selecionado e editado por Renatinho da Silveira, designer e professor da Facom.

Nildão como cartunista publicou em 1980 o livro "Me segura qu'eu vou dar um traço", em 88 lançou o livro "Bahia - Odara ou desce", em 89 colocou no mercado o livro de grafites "Quem não risca não petisca", em 98 lançou "Ivo viu o óbvio" além do flip-book "Capoeira Ligeira" realizado em parceria com o fotógrafo Aristides Alves. Em 2001, foi a vez do livro de cartuns "É duro ser estátua". Em 2003 lançou "Poesia - Remédio contra azia", sua primeira experiência no gênero, em 2005 lançou "Colíricas", em 2006 colocou nas ruas "O sol nasce para toldos" além coleção de postais "São será o Benedito e outros santos geneticamente modificados" criada em parceria com Renato da Silveira. Em 2007 publica "Borboletras" seu último trabalho composto de pequenos textos e nanodelicadezas.

Nildão já ganhou inúmeros prêmios em Salões de Humor além de ser premiado no meio publicitário com a vitoriosa campanha de cartuns feita para a Bahiatursa que o levou a participar como concorrente do Festival de Cannes. Teve poemas selecionados para o projeto Mídia Poesia 1 e 2, veiculado pela Rede Bahia e uma das frases do livro "Poesia-Remédio contra Azia" serviu de tema para o programa "Saia Justa", na época apresentado por Rita Lee, Marisa Orth, Mônica Waldvogel e Fernanda Young.

"Penso, logotipo" e os demais livros de Nildão podem ser encontrados na Pérola Negra (Canela), Mídialouca (Fonte do Boi - Rio Vermelho), no restaurante Ramma (Barra), na Livraria Tom do Saber (Rio Vermelho) e no Espaço (Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho). (Fonte: Assessoria do artista)


Nenhum comentário: