20 dezembro 2021

Tudo é mais intenso na estação do sol

 

No verão (ele começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 20 de março) os dias são mais longos, e contribuem com a energia necessária ao processo da fotossíntese, estimulando o crescimento de plantas e animais. As pessoas vestem roupas mais descontraídas, e parecem adotar a mesma descontração para o seu comportamento. Sinônimo de festa e descanso para muitos, o verão significa oportunidade de trabalho e rendimento para outros. Os turistas chegam com o sol e a população aproveita parta ganhar um dinheiro extra, mesmo que temporário. A estação que aquece a economia e, consequentemente possibilita trabalho para milhares de pessoas, também faz as pessoas consumirem mais.

 


O verão traz consigo o êxtase, o calor, tudo parece mais intenso, mais livre, somos capazes de enormes sorrisos, vivemos momentos únicos, intensos, sabemos que é o prêmio mais que merecido depois das etapas anteriores. É também o contrastes da juventude com manhãs ensolaradas de brilho ofuscante e de sombras nítidas. Sol ardente no silêncio denso do meio dia. Nuvens amontoadas barrocamente, ameaçadoras. Um raio que estala, chuvarada na terra fofa. Assim é o verão, todo contraste. Sol abrasador e brisas de doçura, dias ofuscantes e noites profundas. Vida, entusiasmo e força. Manhãs claras e tarde de tempestade. Nuvens negras e arco-íris coloridos. Assim é o verão, assim é a juventude.

 

Assim como a primavera se desenvolve naturalmente para o verão, assim também a energia expansiva e criativa da madeira amadurece para a energia do fogo. Esta é a fase mais cheia de energia de todo o ciclo, quando acontece a fase mais quente da energia. Todas as formas de vida se esquentam nesta fase de crescimento da energia do fogo. O fogo está associado ao coração, que é a morada das emoções humanas e o órgão que pulsa e distribui o sangue e sua energia pelo corpo. Sua cor é o vermelho, a cor do calor e do sangue. Esta energia está associada ao amor e à compaixão, à generosidade e à alegria, à abertura e à abundância. Se bloquearmos esta energia, o resultado é a hipertensão, os problemas do coração e as desordens nervosas.

 


No final do verão chega um momento de interlúdio, de perfeito equilíbrio quando a energia do fogo diminui, se transformando em energia da terra, e se instala um estado de equilíbrio perfeito. Este momento é o clímax do ciclo, o intervalo entre as energias (yang) da primavera e do verão e as energias (yin) do outono e do inverno. O humor das cinco fases da energia está em harmonia neste momento, trazendo uma sensação de bem estar e completude. A energia do final do verão é a energia da terra, sua cor é o amarelo, a cor do sol e da terra. Na anatomia humana está associada ao estômago, ao baço e as pâncreas que estão situadas no centro do corpo e alimentam todo o sistema do corpo. Se a energia da terra for insuficiente, o organismo fica mal nutrido, afeta a digestão e todo o sistema se desequilibra e fica desvitalizado.

 

O verão é a estação das férias, das festas, do sol, do calor e da vitalidade. O calor e densidade são combinações perfeitas para que as plantas e flores cresçam nesta estação. Tempo da flor de lis, copo de leite, e gêrbena. Alimentação saudável deve ser praticada em todas as estações, mas o clima quente do verão exige cuidados extras, para evitar mal-estar e intoxicações alimentares. Nesta época do ano, a temperatura do ambiente auxilia na manutenção da temperatura interna, ao contrário do que acontece no inverno, quando o organismo gasta mais energia para fazer essa regulagem. No frio, as pessoas tendem a sentir mais fome, pois há uma maior necessidade de armazenar calor.

 


Ingerir comidas pesadas e calóricas no verão, como feijoada, leva à produção excessiva de calor no corpo. Isso pode causar um mal-estar generalizado. Segundo as nutricionistas, as pessoas podem sentir mais cansaço, indisposição para as atividades físicas e enjôo. Os alimentos gordurosos, como frituras, sobrecarregam mais o indivíduo e o organismo passa a ter uma digestão mais lenta, privilegiando o cansaço.

 

As ocorrências de intoxicações alimentares tendem a se acentuar no calor. A temperatura alta pode predispor à deterioração acelerada dos alimentos quando não acondicionados adequadamente, principalmente os que requerem refrigeração. Por isso, na praia, o ideal é que se evite o consumo de alimento der quiosque que não tenham infra-estrutura adequada e os vendidos por ambulantes. Verifique se a manipulação dos alimentos foi feita de forma cuidadosa. É comum a contaminação deles por coliformes fecais, pois nem todas as pessoas que trabalham com alimentação se preocupam em lavar as mãos adequadamente, após ir ao banheiro, por exemplo. (Texto publicado neste blog em 20 dezembro 2006)

 

Nenhum comentário: