07 fevereiro 2020

Menores municípios, em extensão territorial, da Bahia


A Bahia tem em sua extensão territorial 567.295 km² distribuídos ao longo dos 417 municípios. Alguns deles possuem menor extensão, mas isso não significa dizer que não possuam importância histórica, econômica e cultural. Entre os 10 menores estão: Madre de Deus, Lauro de Freitas, São José da Vitória, Dom Macedo Costa, Muritiba, São Félix, Governador Mangabeira, Muniz Ferreira, Itamarí e Conceição do Jacuípe. Mostraremos como as cinco primeiras são destaques no nosso estado.



Madre de Deus faz parte da Baía de Todos-os-Santos, tem população estimada em 21 mil habitantes e é considerada a menor em extensão territorial, com apenas 32 km2. Porém ela é uma das cidades mais desenvolvidas do país por abrigar o terminal marítimo da Petrobras, o Polo Petroquímico de Camaçari e do Centro Industrial de Aratu, os quais movimentam a economia local e nacional. O município merece destaque pelo turismo, por possuir ilhas, belas praias e a festa “Madre Verão” que atrai a população local e turistas todos os anos.




Localizado ao norte de Salvador, Lauro de Freitas é banhado pelas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, totalizando sete quilômetros de litoral. Entre as atrações turísticas estão a Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, o mais representativo monumento arquitetônico, e a igreja do padroeiro, que fica em um dos pontos mais altos do município. A cidade apresenta grande potencial para a hospitalidade, o turismo de lazer e de negócios.



São José da Vitória, uma das menores cidades da Bahia com população estimada em 5.715 habitantes, é abastecida pelo rio Una e tem como fonte de renda um pequeno comércio e a agricultura. O principal ponto turístico e cartão-postal da cidade é a represa. Esta cidade fica às margens da BR 101, é conhecida pela hospitalidade do seu povo e pela venda de produtos artesanais. Sua emancipação ocorreu em 10 de junho e 1989.



O município de Dom Macedo Costa tem uma curiosidade no que diz respeito ao seu surgimento, pois surgiu em uma região primitivamente habitada pelos índios maracás. A partir do povoamento através da colonização portuguesa, as terras foram divididas em fazendas e de uma dessas foi criado um povoado de São Roque do Bate Quente, que se ampliou, passando a adotar o novo nome. Dom Macedo. No São João a cidade recebe turistas de vários lugares, que aproveitam a romaria à igrejinha de Milagres de Santo Antônio para pedir sua bênção, e curtem os festejos juninos, as atrações musicais com o forró pé-de-serra e comidas típicas.




Com ano de fundação em 1919, a cidade de Muritiba tem como base econômica a agricultura, com a produção de mandioca, fumo, laranja e limão. Entre os principais pontos turísticos estão a Casa da Fazenda Dendê, de grande valor arquitetônico, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim a Igreja de São Pedro (padroeiro da cidade), a Cachoeira do Pinga e a ponte do Buraco do Inferno. A cidade também é famosa pela tradicional Festa do Senhor do Bonfim, que acontece todos os anos e tem duração de onze dias e termina com a Procissão do Senhor do Bonfim na última segunda-feira de festa.

Nenhum comentário: