10 fevereiro 2020

Maiores municípios em extensão territorial da Bahia


Com 16.514 km², o município de Formosa do Rio Preto é o maior em extensão territorial da Bahia. Situado no Oeste baiano, à margem do rio Preto, a cidade possui mais de 22  mil habitantes. É ainda na região Oeste que encontramos o segundo maior município do Estado. São Desidério conta com uma área de 14.876 km² e uma população de mais de 27 mil pessoas. “O coração da Brasil”, como afirmam seus habitantes, está localizada a 869 km de Salvador. Para a autoridade municipal, a segurança e a infra estrutura das estradas são os maiores problemas. O município possui 125 povoados com 2 grandes distritos. Além disso, conta com mais de 3.500 quilômetros de estradas vicinais e que precisa ser dado manutenção todos os anos.



Pouco conhecida pelos baianos, apesar de cercada de um lado pelo rio São Francisco e do outro por belíssimas serras, estando a uma distância de 689 km da capital, Sento Sé, fica na região norte da Bahia, às margens do lago de Sobradinho. Foi fundada em 1832, e tem como fronteira os municípios de Campo Formoso, Casa Nova, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Morro do Chapéu, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Umburanas e Xique-Xique. Tantas cidades como divisa dão a dimensão da extensão territorial de Sento Sé, que possui 12.629 km² e é o 3º maior município do Estado em território, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).



Com uma área de 12.348 km², a cidade de Barra, também na região Oeste da Bahia, chega a ser maior do que alguns países da Europa, como Luxemburgo, por exemplo, sendo quase cinco vezes maior. Barra é uma cidade que possui belo traçado urbanístico, com ruas, praças e avenidas amplas e arborizadas, sendo considerada uma das urbes mais bonitas de toda a margem do São Francisco.  Tem uma população de mais de 49 mil habitantes.




Com a quinta posição no ranking das cidades com maior território da Bahia, Barreiras, também na região Oeste, aparece com 11.979 km². A chamada “Capital do Oeste” é o principal centro urbano, político, tecnológico e econômico da região. Distante 857 km de Salvador e 622 km de Brasília, sua posição estratégica e sua organização administrativa a concederam o título capital regional. Com mais de 137 mil habitantes, Barreiras produz toneladas de grãos, café, algodão, frutas, além da pecuária que movimenta mais de um bilhão de reais. Nos últimos anos foi o município que alcançou a maior taxa de crescimento no Estado e possui um enorme potencial para continuar crescendo.



Atrás de Barreiras está a cidade de Pilão Arcado, com uma área de 11.761 km². Conta a tradição local que a denominação está ligada a uma lenda de pescadores que encontraram um pilão, com formato de uma curva em arco, em uma das margens do Rio São Francisco, e passaram a utilizá-lo para pilar o sal que salgava o peixe. O município conta com mais de 32 mil habitantes.




Correntina é o sétimo município baiano com grande área. Com uma população com mais de 31 mil habitantes tem uma área de 11.636 km2. Côcos vem a seguir com 10.121 km2 com mais de 18 mil habitantes. Jaborandi tem 10.066 km2 tem mais de 6 mil habitantes. O décimo município é Casa Nova com uma área de 9.697 km2 e uma população de mais de 64 mil habitantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente reportagem. Parabéns!!
Ajudou bastante na minha pesquisa pessoal.