09 fevereiro 2019

The Sandman Universe


Obra-prima de Neil Gaiman, Sandman é um marco dos quadrinhos, uma das mais aclamadas HQs de todos os tempos. É também a história que mostrou, como nenhuma outra, o potencial artístico do formato com o seu terror gótico. Sandman traz a história de Sonho, um dos 7 perpétuos. Trata-se de uma épica série que foi de 1989 até 1996. Para comemorar os 30 anos do lançamento desse clássico, Gaiman aprovou The Sandman Universe, nova linha de quadrinhos que não apenas vai dar continuidade ao universo desenvolvido por Gaiman, mas também deve expandir os personagens que já existiam antes disso. Assim, quatro novas publicações serão lançadas pelo selo Vertigo, da DC Comics, em parceria com escritores distintos, supervisionados pelo próprio autor.

 


O projeto começa com uma edição especial e única, chamada apenas de The Sandman Universe, que vai contar o que está acontecendo no reino dos sonhos e atualizar os leitores antigos e novos com os fatos mais recentes, como o desaparecimento de Sonho, o que deixou o caos reinar. Lúcifer, Timothy Hunter e novos moradores do mundo dos sonhos também terão importantes papeis neste desenvolvimento.

 


A primeira edição escrita por Nalo Hopkinson, Kat Howard, Si Spurrier e Dan Watters, com supervisão de Gaiman. A arte da brasileira Bilquis Everly, com capa de Jae Lee. Nos meses seguintes, os quatro escritores serão responsáveis pelas séries que serão originadas do “one-shot”.

 


House of Whispers mostrará uma nova entidade do vudu que acaba indo parar no mundo dos sonhos a partir da casa que dá nome à publicação; Books of Magic será uma sequência dos quadrinhos dos anos 90, do próprio Neil Gaiman, focados no menino bruxo Tim Hunter; The Dreaming seguirá personagens coadjuvantes de Sandman, como Lucien e Matthew, enquanto exploram o mundo dos sonhos sem a presença de seu senhor; enquanto Lucifer mostrará o personagem do título destituído de seu poder, preso em uma cidade pacata de onde ninguém pode sair.

 


“Vou revelar-te o que é o medo num punhado de pó”. Foi essa frase de T.S. Eliot que serviu para embalar o lançamento dessa série e também dar asas à imaginação de Neil Gaiman, um britânico destinado a criar uma das sagas mais revolucionárias e inovadoras dos quadrinhos contemporâneos.

 


Poucas HQs na história do mundo ocidental transcenderam o gênero e romperam barreiras como Sandman conseguiu. Mesclando mitologias modernas e fantasia sombria, além de acrescentar elementos modernos, históricos e míticos, Sandman foi considerada uma das séries mais artisticamente ambiciosas dos quadrinhos. Quando foi concluída, em 1996, já tinha mudado a nona arte para sempre e se tornado um fenômeno de cultura pop, bem como um marco das HQs, tornando difusa a fronteira imaginária entre os quadrinhos de massa e o que consideramos como arte.




Nenhum comentário: