22 julho 2016

ABC do Rock (03)



RHYTHM'N'BLUESFoi um dos mais importantes precursores do rock'n'roll e um elo fundamental entre o blue e o soul. Os primeiros artistas surgiram na época das big bandas e do swing jazz (anos 1930 e 1940), tocando musicas para dançar que eram mais sonoras. O primeiro estilo popular de rhythm'n'blues foi o jump blues, misturando instrumento de sopro, suingue de jazz, estruturas genéricas de acordes e os riffs do blues.


ROCK GÓTICOCorrente inglesa do pós punk onde a banda Joy Division trocou a fúria de outros grupos por um estilo introspectivo e angustiado. New Order, The Cure, Bauhaus.

ROCK PROGRESSIVOGênero onde o timbre e a textura sonora são mais importantes que a batida (beat). Apareceu na Inglaterra na segunda metade da década de 1960 como o grupo Moody Blues e Soft Machine. Entre as bandas que tiveram sucesso durante os anos 1970 estão Pink Floyd, Tangerine Dream e HawKwind.

ROCK PSICODÉLICOEmergiu em meados dos anos de 1960. Rock inspirado ou relacionado com a experiência induzida feita pelo uso de substâncias psicoativas. O rock psicodélico e o acid rock relacionaram-se tanto com a moda, posters e projetos de gravação e os efeitos visuais dos concertos. Jefferson Airplane, The Greateful Dead, Jimi Hendrix, Cream são alguns deles.


ROCKABILLYBlues com pulsação country. Inicialmente, uma fusão entre black music e country music do  sul dos EUA, antecipando-se e sobrepondo-se ao rock'n'roll que atingiu seu sucesso em meados dos anos de 1940. Gene Vincent, Eddie Cochrane e Elvis Presley (na fase da Sun).

SURF MUSICFenômeno musical de curta duração, mas influente. Foi uma cena musical regional associada a uma subcultura que se tornou rotulo de marketing. Sucesso entre 1961 e 1965, ficou restrito basicamente ao sul da Califórnia. Dick Dale, Beach Boys, Surfaris, Ventures.

THRASH METALInfluente subgênero do heavy metal, chamada algumas vezes de speed metal. Fenômeno basicamente norte americano, o thrash desenvolveu-se fora do hardcore e do punk. Baseado na guitarra, tocada de modo muito rápido e bastante alto. Metallica e Anthrax são bandas da era do speed metal.

TROPICALISMOMovimento musical e cultural que aconteceu na música brasileira a partir de 1967 e foi inspirada na tese antropofágica da Semana de Arte Moderna de 1922. Misturou tudo (passado, presente, futuro, música instrumental) e abriu a porteira, com uma grande sofisticação na letra. A canção virou uma instância de reflexão sobre a cultura. Foi um movimento irreverente e informal conciliando por antagonismo como universalismo e regionalismo. Passou rápido (1967 a 68), mas feriu fundo e seus efeitos se fazem sentir até hoje. Os tropicalistas romperam o círculo de bom gosto imposto pela bossa nova. Em 1950 foram reabilitados vários gêneros musicais que estavam à margem, como a música nordestina que o elitismo da MPB considerava quadrada e banal. Para uma geração que estava indecisa entre a sofisticação bossa novista e a inflação de ritmos estrangeiros, ela apresentou uma opção, permitindo que se reavaliassem um Canto da ema, Sebastiana e Cantiga do sapo, o nome de Jackson do Pandeiro volta ao primeiro plano.

Nenhum comentário: