20 julho 2016

ABC do Rock (01)



Glossário de estilos, tendências e termos ligados ao rock


ART ROCKEstilo ou gênero amplo, ligado ao rock progressivo. Associou-se às tentativas de combinação da música clássica, do jazz e do rock, embora, ao mesmo tempo, importasse ideias de outras formas musicais. Mo início dos anos de 1970, apareceu com grupos como The Nice, Yes, e ainda Emerson, Lake & Palmes. Na década seguinte, com Brian Eno (inicialmente no Roxy Music), Pink Floyd e Gênese. O gênero destacou-se inicialmente no Reino Unidoonde tinha uma forte ligação com as escolas de artee na Europa (Kraftwerk, Can). A canção A Whiter Shade of Pale (1967), de Procol Harum, cujo órgão baseou-se na Suíte n.3 em Maior, de Bach, é muito citada como clássico da art rock.

BLACK MUSICMúsica afro americana com uma linha melódica, modulação ritmica forte e canções que apresentam linhas improvisadas, gritos e lamentações com coros repetidos.

BLUEGRASSEstilo de música country, do Kentuck (EUA) que surgiu em meados dos anos 1940, embora com antecedentes na música dos camponeses do Sul e no estilo dos menestrels, grupos de cantores negros que representavam canções de origem negra. O estilo tornou-se reconhecido e muito popular por meio da obra de Bill Monroe e seu original Bluegrass Boys (que deu seu nome à música), entre 1945 e 1948.

BLUESGênero musical maior, o blues exerceu grande influência na música popular. Inicialmente parte fundamental da música negra tradicional, que surgiu no início do século XX, abrange diversos sub gêneros (country blues, blues clássicos, rhythm'n'blues...), que pode ser localizados histórica e geograficamente.

COUNTRY Gênero norte americano dos mais populares internacionalmente. Era conhecido como musica folk, música dos velhos tempos, música caipira e country & western. Como gênero, o country & western remota ao mundo rural do Sul dos EUA dos anos de 1920. Evoluiu como gênero típico norte americano em duas linhas gerais: o country tradicional e o country pop, mas comercial. Nessas duas linhas existem diversos sub gêneros e estilos derivadoscountry progressivo, country rock, rockabilly, new country etc.

COVER É a versão de uma música feita por outro artista. Banda cover é aquela que toca canções de outros grupos.

CROSSOVERMistura de hardcore com thrash. Ratos do Porão é um exemplo.

FUNK METALCasamento impossível que deu certofunk com heavy metal. Exemplo: Red Hot Chilli Peppers e Faith No More.

GLAM ROCKTambém chamado de glitter rock, o glam rock foi um estilo/gênero musical relacionado com uma subcultura do início dos anos de 1970, especialmente no Reino Unido. Foi uma reação contra a seriedade do rock progressivo e da contracultura do final dos anos de 1960, e também uma extensão desse movimento. Caracterizou-se por um forte apelo visual (cabelos coloridos, trajes escandalosos, maquiagem pesada e ato de cuspir fogo). No glam rock, a musica estava atrelada ao desempenho único. David Bowie (primeira fase), Gary Glitter na Inglaterra. Kiss e New York Dolls nos EUA. Os elementos de androginia e bissexualidade em parte da imagem e do apelo do glam rock.

GOSPELGênero muito influente na musica soul e no rhythm'n'blues. Nos EUA, no início do século XIX, os escravos negros adaptaram o spiritual como parte do renascimento do protestantismo. Posteriormente, na década de 1920, nas comunidades negras urbanas, o gospel surgiu a partir da excitação religiosa. Inicialmente, essa música caracterizou-se por um vocal tipo chamada e resposta e um intenso sentimento espiritual, enquanto os vocais lamentosos e suplicantes tornaram-se parte do repertório. Sam Cooke, Ray Charles, Mahalia Jackson se destacaram.

GOTH ROCK -  Gênero musical associado a um estilo subcultural, o goth rock foi influenciado pela musicas proto punk da banda norte americanas The Velvet Underground e pelas experimentações sonoras do rock  de Joy Division, Bauhaus, Siouxie and the Banshees, Southern Death Cult e o Sisters of Mercy.

GRUNGEDesenvolveu-se inicialmente na região de Seattle, EUA, no final dos anos de 1990, associada ao influente selo independente Sub Pop. Em meados dos anos de 1990, a musica grunge entrou em cena para tornar-se parte da música alternativa mundial, inicialmente bem sucedida. O termo gruge, originalmente sujeira, descreve tanto o visual (cabelo desgrenhado, roupas velhas e folgadas) de bandas e fãs quanto o som distorcido das guitarras). Pearl Jam, Nirvana, Bush.

GUITAR DANCEEstimo musical das bandas inglesas que misturam indie rock com dance. Exemplos: Soup Dragons e Happy Mondays.

Nenhum comentário: