04 abril 2014

Homenagens - 60 anos (08)




Interrompemos nossa Cronologia das Histórias em Quadrinhos por alguns dias para publicar essas homenagens dos amigos

60 anos do jornalista Gutemberg Cruz

“Era o ano de 2005, chegou a UPB – União dos Municípios da Bahia como Diretor Tesoureiro, o amigo e Presidente José Ronaldo de Carvalho, Prefeito de Feira de Santana – BA, fez uma reunião no pequeno auditório de então e se dirigiu aos funcionários me entitulando Diretor-presidente, tendo em vista suas inúmeras ocupações numa cidade tão grande comparada à Governador Mangabeira – BA que administrava no período.

“Após a reunião devidamente apresentado a todos, encontrei aquele ser humano esguio, com traços de gringo, expressão de santo e fala supersincera dizendo logo, “não acredito em melhorias nesta entidade”.

“Os anos se seguiram e ele se transformou num dos nossos colaboradores mais valorosos, tanto no seu bom relacionamento com toda imprensa da Bahia, quanto na produção jornalística do novo site e do jornalzinho impresso mensal.

“Cobria muito o Congresso Nacional, publicava e comentava as matérias de interesse dos municípios, travamos diversas guerras de opinião com relação a Reforma Tributária, Royalties, aumento do 1% entre outras lutas, todas elas sempre dependendo da informação e difusão da Coordenação de Imprensa.

“Na minha vida sempre procuro tratar de forma igual todos aqueles que colaboram com as entidades onde estive como gestor ou colaborador, mas não há dúvida que alguns se tornam marcantes para o resto da vida e entre estes está o inesquecível jornalista Gutemberg Cruz, dono de uma pena digna dos bons escribas e dotado de um humor inigualável.

“Ao final melhoramos a entidade como um todo, cumprimos nossa missão e ainda iniciamos um auditório maior e quase R$ 01 milhão de reais em caixa para conclusão da obra pelo nosso sucessor Orlando Santiago, Prefeito de Santo Estevão - BA, além de renegociar a maioria dos débitos trabalhistas existentes à época.

“Parabéns amigo, que Deus continue te abençoando" (Antonio Pimentel, ex-prefeito de Governador Mangabeira, consultor administrativo financeiro).

Companheiro de batalha


“Sabe aquela pessoa que trabalhou uma vez com você nunca mais esquece? Uma pessoa que nunca deixou de incentivar e apoiar os colegas? Uma pessoa que sempre teve a dinâmica no seu temperamento de chamar atenção? uma pessoa de caráter, coisa rara em nosso meio? Enfim, um dia, há muitos anos, conheci essa pessoa, companheiro de batalha, Gutemberg Cruz e espero que tenha tudo que merece e precisa nessa vida. Se eu falar mais piora. rsrsrss. Força, meu caro, e avante”. (Marcos Rodrigues, jornalista)

Editor de Cultura

“Para mim Gutemberg Cruz foi o MELHOR EDITOR DE CULTURA DA IMPRENSA BAIANA - democrata e criativo - espero poder ir um dia ao restaurante citado - ele me estimulou a fazer um livro com meu trabalho - começo este ano a pesquisa. (Lucia Correia Lima, fotógrafa)

Raro, especial

“Todos os dias em minhas orações peço a Deus que coloque pessoas boas no meu caminho. Certo dia apareceu Gutemberg, criatura incomum que fala verdades pelos cotovelos. Com Guto passei a refletir o quanto nos



furtamos da verdade, de dizer o que pensamos de fato, e que devemos duvidar às vezes. Mas desse ser humano incrível o que me marca mesmo é sua generosidade. Quando eu, do alto de minha individualidade, ‘mato-me’ para concluir uma tarefa, ele reclama: ‘porque não deixa eu te ajudar?’.

“No ambiente competitivo de nossa profissão, Guto é um ser raro, especial. Quem é ou já foi seu colega sabe disso. Não dá aqui para citar as tantas qualidades e os defeitos a gente fala de perto. Já o amorrrrr, ah o amorrrr... é grande ! Que possamos estar sempre juntos, Mestre. Te desejo, saúde, livros pra ler, gibis para comentar e muitos anos de vida feliz e mais sossegado, rs. Bj no coração. Parabéns, Guto” (Wilde Barreto, jornalista)

Áurea

“Sua história se mistura com a do jornalismo e do alemão Johannes Gutemberg. Ao inventar a prensa mecânica de papel tornou a publicação de livros e de jornais ampla, rápida e barata. Se a bíblia de Gutemberg foi o primeiro livro produzido, lançado e vendido com a tecnologia da prensa mecânica de papel é mais uma evidência de que você tem muito a ver com ele: livros devem ser feitos em papeis simples e baratos, são para serem lidos, emprestados, amassados até tirar deles todo o potencial que trás em seus conteúdos. Tudo isso para dizer que, mais do que aquele que se preocupa em sempre ter o livro que precisamos para emprestar, você é um devorador deles para embasar suas discussões e nos propor ajudas. Mais do que isso, você é uma referência quando se fala em notícias e em quadrinhos, sua zona de conforto e de encontro consigo mesmo através da fantasia...

“Essa chama de criança que você consegue manter acessa, apesar das 60 velinhas de hoje, é magnífica. Antes que esse texto mude o foco novamente, vamos a ele. Enquanto os reis têm coroas, você tem áurea. Na sua simplicidade, você me cativou desde quando nos conhecemos, e olha que já fazem quase vinte anos. Não me lembro de ter tido desavenças com você, pelo contrário: sempre protetor, mestre, exemplo de profissional e de pessoa. Se as circunstâncias, às vezes, nos atravessa, nossa amizade se mantém e esse mérito é seu: cativar as pessoas e fazer com que elas sejam apaixonadas por você, como eu sou. Muitas felicidades sempre!!!!” (Claudia Barbosa, professora da Faculdade Ruy Barbosa, colega da UPB).

----------------------------------------------------
Quem desejar adquirir o livro Bahia um Estado D´Alma, sobre a cultura do nosso estado, a obra encontra-se à venda nas livrarias LDM (Brotas), Galeria do Livro (Espaço Cultural Itau Cinema Glauber Rocha na Praça Castro Alves), na Pérola Negra (Barris em frente a Biblioteca Pública), na Midialouca (Rua das Laranjeiras, 28, Pelourinho. Tel: 3321-1596) e Canabrava (Rua João de Deus, 22, Pelourinho). E quem desejar ler o livro Feras do Humor Baiano, a obra encontra-se à venda no RV Cultura e Arte (Rua Barro Vermelho 32, Rio Vermelho. Tel: 3347-4929.

Nenhum comentário: